Bacharelado em Administração (UAST)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Ferramentas digitais e governança pública em triunfo/PE: como portais institucionais podem estreitar as relações com a sociedade(2021-07-22T03:00:00Z) Souza, Lyandra dos Santos; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782Este trabalho tem como objetivo analisar de forma sistemática a utilização e divulgação das ferramentas digitais - recursos que utilizam tecnologias desenvolvidas para facilitar o acesso a informação e a comunicação (Costa, 2011)- assim pontuando os meios adotados oficialmente pela administração pública local para fornecer informações e interagir com os cidadãos no município de Triunfo – PE. O estudo foi realizado de forma qualitativa com análises exploratória e documental no site da prefeitura, portal da transparência e redes sociais. As analises apresentadas foram realizadas a partir de publicações nos últimos dois anos com um foco mais especifico na divulgação das ferramentas existentes para fornecer transparência e o intuito das publicações, pontuando falhas e acertos a respeito das mesmas. A pesquisa obteve bases teóricas em artigos, dissertações e teses para incorporar a fundamentação teórica, além da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Acesso a Informação e a Lei de Transparência Fiscal, embasando metodologias científicas aqui utilizadas. Através da metodologia adotada e dos resultados obtidos, foi possível visualizar que a sincronia de pensamentos populacional alinhados com as ações públicas fornece o bem comum do todo sem priorizar um grupo ou o individual. A participação social e o desenvolvimento de serviços de qualidade são métodos utilizados para aumentar a confiança da população com os gestores, desta forma foi possível apresentar melhora do desempenho da gestão pública e aumenta a satisfação dos cidadãos com a coisa pública.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório: descrição de atividades realizadas no setor de alimentação escolar da prefeitura municipal de Lajedo - PE(2022) Silva, Maria Raíza Venancio da; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782Item Síndrome de Burnout, pandemia e o ambiente institucional universitário: estudo de caso em uma IES pública brasileira(2022-05-27) Melo, Mayara Gonçalves de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/0413455121367363As transformações causadas pela pandemia da covid 19 afetaram principalmente o ambiente social, a saúde, o campo econômico e educacional. No contexto das instituições universitárias públicas brasileiras, a gestão adotou mudanças necessárias para garantir a manutenção da oferta de ensino. O formato remoto para a realização das aulas foi a principal delas e foi em torno dessa modificação que as demais ocorreram. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou identificar os impactos gerados pela pandemia voltados à dinâmica das atividades docentes no contexto de universidades públicas brasileiras e averiguar se tais impactos colaboraram para o desenvolvimento e/ou intensificação da síndrome de Burnout nos docentes. Para tanto, foi aplicado o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), que associadas a perguntas sobre o perfil socioeconômico dos participantes, compunha o questionário adotado para realização da pesquisa. O questionário foi enviado para 185 docentes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE e foi obtido retorno de 20 respostas. Na avaliação de dados foi possível, identificar os impactos gerados pela pandemia, analisar as subescalas da Síndrome de Burnout e dimensionar a existência da mesma na instituição. Evidenciou-se que a gestão no ensino superior vivenciou períodos difícieis, e por tal razão as instituições necessitavam de gestores mais flexivéis, diferenciados e compreensivos. Como meio de prevenção da sobrecarga no trabalho, cabe adotar práticas de gestão de riscos, medidas de inovação da gestão pública, acompanhamento psicológico aos docentes e se necessário aplicar mudanças para evitar a propagação da síndrome na instituição.Item Terceiro setor em ação: mitigação de impactos socioeconômicos provocados pela pandemia da COVID-19(2020-11-03) Cavalcanti, Waleska Mirelle de Souza; Brandão, Suiane Valença; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/4154225936777873O presente trabalho se fez relevante diante do cenário atual de pandemia da COVID-19 e dos desdobramentos que seus impactos têm gerado para as Organizações do Terceiro Setor (OTS), Estado e a sociedade. Nessa perspectiva, o estudo expõe como tais organizações têm funcionado, bem como quais as ações e ferramentas estão sendo desenvolvidas para minimizar dificuldades organizacionais e sociais provocadas pela pandemia. Esta pesquisa teve como principal objetivo revelar as implicações sociais e organizacionais diante dos impactos da pandemia COVID-19 ocorridas nas Organizações do Terceiro Setor: Centro Agroecológico Sabiá, localizado em Triunfo-PE e Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) localizado, em Serra Talhada-PE. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva quanto aos fins, e estudo de caso quanto aos meios, com aplicação de questionários aos representantes das organizações analisadas, pautada por uma abrodagem qualitativa. A seleção do lócus de pesquisa se deu a partir da consideração da viabilidade de execução e acessibilidade a pessoas e informações para a execução do estudo. Constatou-se que as OTS estão lidando com as consequências da suspensão de suas atividades, desmobilização de pessoal e cortes orçamentários resultantes da pandemia da COVID-19, contudo, estão desenvolvendo ferramentas de controle para retomarem suas atividades, procurando conter os impactos da pandemia
