TCC - Licenciatura em Química (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item O uso de analogias a partir de experimentos químicos demonstrativos em uma abordagem não científica para a compreensão das sagradas escrituras no contexto de uma escola bíblica dominical(2025-03-18T03:00:00Z) Oliveira, Rafael Leite de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019Religião e Ciência coexistem. É no contexto desta coexistência que esta pesquisa tem o objetivo de analisar se o uso de analogias a partir de experimentos químicos demonstrativos, em uma abordagem não científica, contribui para a compreensão de Sagradas Escrituras por crianças/adolescentes no contexto de uma Escola Bíblica Dominical. A pesquisa contou com a participação de doze pessoas, entre crianças e adolescentes e foi desenvolvida em uma escola bíblica dominical situada na Região Metropolitana do Recife. A abordagem aos dados produzidos foi qualitativa e o instrumento de produção de dado foi o questionário. Foram desenvolvidas quatro etapas metodológicas, a saber: seleção das passagens bíblicas e dos experimentos químicos; elaboração dos questionários; demonstrações dos experimentos químicos na abordagem das passagens bíblicas; organização e análise dos dados. Foram selecionadas três Sagradas Escrituras, a saber: Mateus 5:13-16; 1 Coríntios 12:4-11; e Gênesis 1:26-27 e 3:1-24. A partir das análises realizadas, podemos dizer, de modo geral, que o uso das analogias, a partir dos experimentos demonstrativos desenvolvidos, contribuíram para as compreensões das três Sagradas Escrituras pelos participantes.Item Conservação de alimentos: um estudo de cinética química para estudantes da EJA - Médio por meio de experimentos(2025-03-20T03:00:00Z) Pereira, Ana Paula Cavalcanti; Silva, Suely Alves; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/2129021401357904A química está presente em nosso cotidiano de diversas formas, muitas vezes passando despercebida, e a conservação dos alimentos é um exemplo prático que pode ser utilizado para ensinar conceitos químicos de maneira acessível e relacionada à realidade dos estudantes. No ensino de Jovens e Adultos (EJA - Ensino Médio), essa conexão nem sempre é fácil, mas a experimentação pode tornar o aprendizado mais significativo. Dessa forma, esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo ensinar conceitos de cinética química por meio da experimentação, utilizando a conservação dos alimentos como contexto para aproximar os estudantes do conhecimento científico e estimular sua participação ativa no aprendizado. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários para identificar as concepções prévias dos estudantes e, ao final, um novo questionário foi aplicado para analisar se a experimentação favoreceu o aprendizado e o envolvimento dos estudantes. Além disso, foram realizados experimentos com materiais acessíveis. A abordagem experimental permitiu que os estudantes percebessem, na prática, como a química está presente no dia a dia e influencia a conservação dos alimentos. Os dados coletados foram analisados com base na fundamentação teórica, que destaca os benefícios da experimentação no ensino de química, principalmente quando vinculada a temas do cotidiano. Os resultados indicaram que a abordagem adotada contribuiu para uma melhor compreensão dos conceitos e incentivou maior participação nas atividades práticas. A pesquisa reforça a importância da experimentação como estratégia didática, capaz de tornar o ensino de química mais próximo da realidade dos estudantes, proporcionando um aprendizado prático e interativo.Item A experimentação no ensino de Química: análise de uma proposta de sequência didática para o ensino do conteúdo de metais pesados(2024-09-27T03:00:00Z) Lima, Isabela Januario de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919A Química e o conhecimento que ela proporciona são de extrema importância para a humanidade desde os primórdios. Sua aprendizagem deve possibilitar aos estudantes a compreensão sobre as mais variadas transformações químicas que ocorrem ao nosso redor. O ensino de Química pode ser desafiador para muitos professores que possuem dificuldades em atrair a atenção dos estudantes para esta ciência, por ela ter características muito abstratas e de difícil compreensão. Nesse sentido, são necessárias práticas pedagógicas que possam cativar os estudantes para esta Ciência, uma das formas de alcançar esse objetivo é por meio da experimentação. O uso de atividades experimentais no ensino de Química mostra-se como uma boa estratégia para facilitar e envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem de modo que os mesmos possam articular os conceitos teóricos com práticas experimentais. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar uma sequência didática utilizando a experimentação como estratégia metodológica para o ensino e aprendizagem do conteúdo de metais pesados. São apresentados os benefícios que a atividade experimental trouxe para a aprendizagem do conteúdo de metais pesados, assim como o desenvolvimento de habilidades científicas. Os dados obtidos foram analisados de forma articulada com os autores da fundamentação teórica sob uma perspectiva qualitativa. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, um aplicado antes da atividade experimental e outro após a atividade e uma situação-problema para finalizar as atividades realizadas na sequência. A pesquisa trouxe muitos resultados positivos, com uma maior participação dos estudantes e um melhor entendimento dos mesmo sobre os metais pesados e suas características, o envolvimento e curiosidade sobre este conteúdo específico e sobre outras questões que envolvem a Química na parte experimental desta ciência. Concluímos que a experimentação é uma estratégia que propicia uma melhora no processo de ensino-aprendizagem e contribui para um maior envolvimento dos estudantes nas aulas estimulando a curiosidade sobre esta ciência.Item Uma proposta de experimento investigativo com materiais de baixo custo para ensino e aprendizagem de eletroquímica(2023-09-05T03:00:00Z) Vasconcelos, Rodrigo da Silva; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551Este trabalho propõe uma sequência de ensino-aprendizagem para aulas no ensino médio abordando conteúdos, conceitos e habilidades relacionados à eletroquímica visando complementar as aulas de ensino tradicional com a implementação de procedimentos experimentais com materiais de baixo custo. Deve-se salientar que por ser um conteúdo amplo, complexo e de grande importância, deve-se ter maior atenção na forma de lecioná-lo. Durante o presente trabalho, buscou-se avaliar se uma sequência didática dividida em cinco etapas com o uso da experimentação demonstrativa e investigativa pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos e habilidades, através da proposição de procedimentos experimentais em construções de células eletroquímicas e da análise qualitativa dos conteúdos e conceitos emergidos ao final da sequência didática. Conclui-se que a proposta de sequência pode contribuir positivamente com o desenvolvimento de saberes pois, percebe-se, no término da pesquisa, algumas substituições e complementações de concepções inicias relacionadas à eletroquímica.Item A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada(2023-04-17T03:00:00Z) Silva, Suelani Marques da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919A falta de contextualização do ponto de vista histórico, cultural, econômico e tecnológico, como também a falta de experimentação em sala de aula, muitas vezes por falta de estrutura e laboratório nas escolas, tem sido alguns dos diversos problemas enfrentados no ensino da química. Assim, a utilização de contextos que interagem com a realidade do aluno pode contribuir significativamente para o aprendizado de conceitos científicos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização de experimentos com enfoque demonstrativo no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica de forma contextualizada. O desenvolvimento desta pesquisa se deu na turma do terceiro ano de uma escola de referência localizada em Paulista/Pernambuco, contando com a participação de 35 alunos. A sequência didática utilizada se dividiu em 5 momentos, distribuídos em 5 aulas e foram aplicados três questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados. Quando comparadas as respostas dos questionários percebeu-se um índice considerável de acertos nas questões relacionadas a contextos tecnológicos, sociais e ambientais, como também com relação ao conteúdo e eletroquímica, porém, a maioria não construiu argumentos desenvolvidos acerca do conteúdo científico. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada. Os resultados obtidos destacam a importância de se trabalhar o conteúdo eletroquímico a partir do enfoque demonstrativo de forma contextualizada mostrou-se uma alternativa relevante por auxiliar a compreensão do conteúdo pelo aluno sob contextos que influenciam a realidade dos alunos, como concepções tecnologias, sociais e culturais que traz significado à aprendizagem de conceitos científicos.Item Experimentação utilizando como contexto alimentos e alimentação: uma abordagem para o ensino de Química(2023-05-12T03:00:00Z) Oliveira, Gabriela Alves de; Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850; http://lattes.cnpq.br/2277869864110720As aulas da disciplina de Química são tidas por muitos alunos como chatas ou de difícil compreensão, gerando desinteresse e desânimo para o estudo dessa ciência. Uma forma de reverter essa situação é a inserção da contextualização e da experimentação no ensino de Química, como forma de aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos discentes, bem como despertar maior interesse a partir das atividades experimentais. Tendo como este foco, os alimentos e a alimentação, surge como principal temática para uma atividade de experimentação, uma vez que são tratadas em todos os níveis de ensino e fazem parte da vida de todos. Dessa forma, esse estudo foi realizado em uma escola municipal do Recife – PE, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e teve como objetivo geral: elaborar e executar uma atividade de experimentação no ensino de química, buscando promover a sensibilização dos estudantes de uma escola do município de Recife sobre a qualidade dos alimentos e das práticas alimentares saudáveis, a fim de contextualizar os conhecimentos químicos com o cotidiano. A pesquisa, classificada como qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, foi realizada com 22 estudantes participantes do Clube de Ciências do Laboratório de Ciência e Tecnologia da escola, em três encontros, sendo cada um deles com duração de 60 minutos. No primeiro momento metodológico, foram coletadas as concepções prévias dos estudantes sobre os conceitos dos alimentos, alimentação saudável e a qualidade dos alimentos; Na segunda etapa, foi realizada uma aula expositiva dialógica buscando apresentar aos alunos a química presente nesse tema; E na terceira e última etapa foi discutida a importância da qualidade dos alimentos e executada uma atividade experimental sobre as análises físico-químicas utilizadas para atestar a qualidade do leite consumidos pelos discentes. A coleta dos dados foi feita a partir de questionários aplicados durante a intervenção pedagógica, bem como observações da turma durante as aulas. Percebeu-se com as respostas dos questionários, que ao início da atividade a maioria dos estudantes não possuíam conhecimentos a respeito da composição dos alimentos, mas que de forma geral possuíam uma alimentação balanceada devido ao número de refeições realizadas na escola de regime integral. Durante a execução da atividade, em especial na parte da experimentação, a turma demonstrou bastante interesse em estudar o assunto e por ser algo que fazia parte do cotidiano deles, houve grande participação e aceitação da turma, concluindo assim que a contextualização e a experimentação são de fato grandes aliadas para o ensino de química. No fim, constatou-se que houve avanços nas repostas dadas pelos alunos e espera-se que com essa atividade os discentes participantes tenham despertados para as questões relacionadas à alimentação saudável, a qualidade dos alimentos e como a química está presente nas mais diversas situações ao nosso redor, não se limitando apenas ao que é estudado em sala de aula.Item Experimentação investigativa em eletroquímica: análise das contribuições para a formação de licenciandos em Química(2022-09-28T03:00:00Z) Santos, Jeibson Joaquim dos; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/3779449247384247O presente trabalho teve por objetivo analisar e identificar as contribuições de atividades experimentais investigativas que podem conferir à Licenciatura em Química em suas práticas docentes futuras. A pesquisa foi aplicada em quatro turmas de Físico-Química L3 ao longo de dois semestres, possuindo um caráter qualitativo interativo, onde os licenciandos inicialmente entraram em contato com textos acadêmicos abordando os temas de experimentação investigativa e ensino por investigação, para posteriormente debater sobre o assunto e em momentos futuros vivenciarem atividades experimentais investigativas, onde tiveram a oportunidade de trabalhar duas situações problemas desenvolvidas pelo pesquisador e após produziram relatos sobre suas atividades experimentais investigativas. Onde a partir dessas interações foram coletadas duas propostas de conceito para situação problema, construídas de forma coletiva; Observações sobre as dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais durante a realização das atividades experimentais investigativas; 20 relatos, que foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD) e uma avaliação para as duas situações problemas apresentados. Onde os resultados se demonstraram satisfatórios, de modo que apontaram inquietação e uma gradativa apropriação dos licenciandos para as características do ensino por investigação, onde eles demonstraram avanços na transposição de suas posturas passivas para posturas ativas na realização das atividades experimentais investigativas.
