TCC - Licenciatura em Química (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Educação ambiental: a importância da coleta seletiva no âmbito da escola pública(2025-08-01) Conceição, Fernanda Maria da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4685779094201138Este trabalho promove a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental, integrando saberes e práticas sustentáveis no cotidiano. É sabido que a educação ambiental forma cidadãos conscientes, capazes de agir em prol da preservação do meio ambiente. A pesquisa trata a respeito da realização de um projeto de intervenção que teve como objetivo principal analisar como a sensibilização de um sistema de coleta seletiva contribui com a educação ambiental no âmbito da escola pública. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Itapissuma - PE. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia baseada numa abordagem qualitativa, que incluiu a execução de uma palestra, seguida da realização de uma oficina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário elaborado na plataforma Google Forms, em que obtivemos a resposta dos 16 (dezesseis) estudantes participantes. Os resultados evidenciam que, mesmo com alguns desafios na continuidade da prática, em muitos casos devido à resistência à mudança de hábitos, os estudantes compreenderam a importância da separação correta dos resíduos sólidos e demonstraram engajamento para aplicar o conhecimento adquirido em casa e na vizinhança. A pesquisa revelou ainda que a educação ambiental, quando vivenciada na prática, contribui significativamente para a formação cidadã dos estudantes. Diante disso, conclui-se que, projetos como esse fortalecem o papel da escola na construção de uma consciência ambiental crítica, ética e ativa, e que ações simples, como a coleta seletiva, podem gerar impactos positivos duradouros, dentro e fora da escola. Reforça-se, ainda, a necessidade de maior apoio institucional e integração entre escola, comunidade e órgãos públicos para fortalecer práticas sustentáveis no ambiente educacional.Item O ensino de química e a interdisciplinaridade com educação ambiental: desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar(2024-03-07) Almeida, Wendel Martins de; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/1742899108188224A pesquisa trata acerca do ensino de Química no ambiente escolar, visando à busca de uma proposta pedagógica que seja dinâmica e contextualizada por meio da Educação Ambiental, tendo em vista a interdisciplinaridade e fomento para uma formação cidadã através do desenvolvimento de uma horta orgânica. O objetivo principal pauta-se em analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de química quando há a integralização da disciplina de Química por meio da Educação Ambiental com a criação de uma horta orgânica no ambiente escolar. Os participantes da pesquisa foram uma turma de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia centrada numa abordagem qualitativa do tipo explicativa. O instrumento de coleta de dados foi um formulário elaborado pela plataforma Google Forms, com o qual coletamos a resposta de 16 (dezesseis) estudantes. No tratamento e análise dos dados, realizamos também um diálogo com os autores da fundamentação teórica. Como resultados, podemos observar que a proposta de desenvolvimento da horta despertou nos estudantes motivação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Química. Para, além disso, a pesquisa revelou de igual modo uma reflexão profunda sobre algumas temáticas como educação significativa, abordagem didática, interdisciplinaridade, ensino de Química e formação cidadã. Diante disso, conclui-se que os futuros professores de Química e aqueles que já estão em atividade necessitam urgentemente voltar-se mais para recursos que desenvolvam e acrescentem à sua formação não apenas inicial, mas também continuada, a fim de facilitar, auxiliar e popularizar a Química, alinhando os preceitos científicos aos saberes pedagógicos.Item Aproximações da educação química CTS/CTSA e educação ambiental: um estudo sobre os impactos da chuva ácida no ambiente(2022-10-13) Paz, Danielle Santos da; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/6502843465348417O fenômeno da chuva ácida é considerado, entre diversos pesquisadores, como um problema ambiental grave que atinge muitos países do mundo, trazendo consequências para a saúde e para os patrimônios públicos, e pode ser considerado um reflexo da dinâmica da sociedade, por isso, se faz necessário tomar medidas que visem identificar e reduzir suas causas e consequências através da educação ambiental. O presente trabalho busca relacionar o tema chuva ácida com o estudo dos conteúdos de Química como as funções inorgânicas: ácidos e óxidos. Sabe-se das dificuldades que os professores possuem em promover a reflexão sobre as questões ambientais em sala de aula, assim como fazer uma relação entre os temas ambientais e conteúdos de Química. Assim, buscamos a contextualização dos conteúdos de Química e meio ambiente, trazendo o resgate de memórias, de fatos e situações. Dessa forma, através da abordagem CTS/CTSA, convidamos os estudantes a se posicionarem como cidadãos capazes de construir sua própria opinião para uma compreensão da dimensão social da Ciência, Tecnologia e do meio ambiente. Por tanto, o objetivo desse trabalho é desenvolver o conhecimento científico por meio de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre o tema chuva ácida, utilizando uma abordagem CTS/CTSA que articula o ensino de Química e educação ambiental, e promover aos estudantes da educação básica, consciência ambiental e social. Metodologicamente, desenvolvemos uma sequência de ensino e aprendizagem para abordagem CTS baseada no ciclo de responsabilidade de Leonard Waks, que elege cinco critérios para ensinar questões de ética e valores que surgem na educação que o CTS está presente. A sequência didática foi desenvolvida para aplicação com 13 estudantes com faixa etária entre 16-17 anos em uma turma de 3º ano de Ensino Médio, foi constituída por quatro momentos didáticos seguindo os critérios do ciclo de responsabilidade de Waks, sendo o tempo estipulado para cada momento o de 1 hora-aula correspondente a 50 minutos. Para análise de dados foram consideradas as respostas dos estudantes mediantes as atividades propostas. A partir dos resultados da análise podemos dizer que, durante os momentos propostos na sequência didática, os estudantes desenvolveram responsabilidade socioambiental que ficou evidente quando, ao decorrer das atividades e conseguiram relacionar o tema com os conteúdos de Química. Com isso, eles foram capazes de denotar um maior conhecimento do fenômeno estudado que contribuiu para a compreensão de seus papéis como cidadãos que reconhecem seus direitos e deveres, responsáveis por suas decisões e pelos seus impactos na sociedade.Item Impacto ambiental: uma proposta metodológica para o ensino de ciências numa perspectiva argumentativa com o uso de resolução de problema e do jogo didático Salve o rio(2022-06-03) Amorim, Caroline Vitória Alves; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/0816099485845957O presente trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições do jogo didático ‘Salve o rio’ como estratégia no processo de ensino-aprendizagem em ciências no ensino fundamental II, uma vez que vários estudos elucidam as dificuldades de apropriação de conteúdos da disciplina por parte dos estudantes, mostrando a necessidade do desenvolvimento de metodologias didáticas alternativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização do jogo Salve o Rio como estratégia metodológica, com o intuito de despertar o interesse e motivar os estudantes para o conteúdo de educação ambiental. O estudo foi desenvolvido e aplicado com alunos do 9º ano de uma escola Municipal da cidade do Recife-PE, cujas turmas haviam estudado anteriormente o conteúdo de Educação Ambiental, totalizando 24 alunos. Observou-se a interação entre os alunos, relação professor/aluno e a forma de argumentação das equipes no momento da aplicação do jogo, foi visto que aumentou o caráter cooperativo entre os participantes e clima de entusiasmo e envolvimento na execução do jogo. Quanto ao processo educativo, o jogo didático Salve o Rio se caracterizou como ferramenta auxiliar de ensino de ciências.
