TCC - Licenciatura em Química (Sede)
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Item Percepção dos discentes na disciplina de química sobre o jogo Twister Químico(2018-02-28) Lima, Jéssika Karina Correia de; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8906852001453757Este trabalho tem como finalidade mostrar a aplicação e a inclusão do jogo didático twister químico que foi inspirado num jogo comercial twister e que serviu como um instrumento de atividade lúdica utilizado no ensino da química. O jogo foi validado numa turma do 6º período de licenciatura plena em química da Universidade Federal Rural de Pernambuco na disciplina de didática. Antes da aplicação ocorreu uma aula de revisão referente ao assunto que o jogo abordava, em seguida a aplicação onde todos os alunos participaram e logo após ocorreu uma coleta de dados através de um questionário onde os critérios da validação foram definidos como: Tempo de aplicação, regras, adequação e compreensão do conteúdo e motivação do jogo. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois os licenciando avaliaram de uma forma positiva que o jogo poderia ser aplicado como instrumento para uma estratégia didática lúdica no ensino da química.Item Avaliaçâo de aprendizagem: concepções e aplicações(2018) Nascimento, Mirleidy Esterfani Oliveira do; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919O objetivo desta pesquisa foi analisar perspectivas de alguns autores sobre o processo de avaliação de aprendizado. Essa temática foi construída no intuito de se levantar os conceitos, abordagens e concepções de avaliação definidos por alguns autores a partir de relatos de experiências e pesquisas voltadas a abordagens de avaliações educacionais. Onde os mesmos conceituam e justificam o conceito de avaliação de acordo com vários fatores que intercedem e influenciam nesse processo. Outro fator que nos faz levantar esse tema é um relato de experiência onde houve a possibilidade de vivenciar o processo de construção de avaliação como professor regente de disciplina, podendo ter a visão de como o processo é visto a partir da posição ofertada e a oportunidade de acompanhar o processo onde os alunos buscam recuperar a pontuação obtida, tendo em vista a alcançar uma “promoção” ou egresso no ano letivo seguinte. O presente trabalho trata-se de abordagem qualitativa, onde se fez uso da investigação bibliográfica em carácter de analise teórica. Concluímos nesse trabalho que os autores pesquisados tem uma visão diferenciada sobre a avaliação no processo de aprendizagem educativa. E com isso foi possível ter um visão ampliada referente às metodologias utilizadas na construção do processo avaliativo.Item Ludicidade e ensino de química: as contribuições do Programa de Educação tutorial(2018) Pereira, Marília Elizabeth Pinto Gomes; Silva, Jadson Augusto de Almeida da; http://lattes.cnpq.br/8289890758877693; http://lattes.cnpq.br/8798775448927366Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar quais são as contribuições do Programa de Educação Tutorial para o ensino de química numa perspectiva lúdica. E, como objetivos específicos: refletir sobre as ações do Programa de Educação Tutorial para o ensino de Química na Educação Básica; refletir sobre as ações do Programa de Educação Tutorial para a formação dos estudantes do curso de Química e elencar as principais produções acadêmicas sobre o ensino de química na educação básica numa perspectiva lúdica. A pesquisa foi realizada através de análise documental e revisão bibliográfica. As conclusões são que as principais contribuições do Programa de Educação Tutorial para o Ensino de Química numa perspectiva lúdica são as seguintes: contribuir para a formação inicial dos estudantes da Licenciatura em Química de forma a tornar o acesso aos conteúdos mais atrativo e contribuir para disseminar o conteúdo de química na educação básica através de atividades de extensão.
