TCC - Licenciatura em Química (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/472
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Análise das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nas questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio edição 2021(2022-05-31) Oliveira, Brenda Silva; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8709791672347257O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação nacional criada em 1998 com objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao término da educação básica. Em 2009, ocorre uma reformulação e passa a ser utilizado como instrumento de ingresso à educação superior com finalidade de democratizar as oportunidades de acesso ao Ensino Superior. O exame tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica e fomentar a restruturação do currículo escolar. Nesta pesquisa, o Enem é concebido também como indicador da presença da abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino médio. Portanto, o objetivo desse trabalho é o de analisar as relações CTS estabelecidas nas questões relativas aos conteúdos químicos do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Enem na edição 2021. Metodologicamente, optamos pela edição mais recente do Enem, a de 2021, e realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa dos dados, que considerou dados quantitativos. Para as análises foram considerados pressupostos da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados das análises podem dizer que: a maior parte das questões contemplaram diferentes temáticas, com predominância da temática poluição ambiental; a maioria das questões explorou aspectos científicos e tecnológicos; e relações do tipo Ciência-Tecnologia, Ciência-Sociedade, Tecnologia-Sociedade e Ciência-Tecnologia-Sociedade foram identificadas, com predominância das primeiras. Nesse sentido, considerando que na abordagem CTS as três dimensões são articuladas, conclui-se que esse tipo de abordagem parece ser ainda incipiente no ensino de Química no Ensino Médio brasileiro.
