TCC - Licenciatura em Química (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/472
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Biossensor como proposta alternativa para o ensino de eletroquimica(2018) Guerra, Angela Cecília Soares; Souza, Sandra Rodrigues de; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710Relatamos uma investigação direcionada aos discursos ocorridos com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no bairro de Santo Amaro/Recife-PE, apresentando como objetivo analisar o tema biossensor como proposta didática complementar ao ensino de eletroquímica. Para tanto, foi elaborada uma sequência de atividades envolvendo diagnose, aula expositiva, e dialogada, experimentação, contextualização e problematização. Resultados mostraram que é possível trabalhar com o tema biossensor no ensino médio para estimular os alunos e alunas a usarem o conhecimento científico. Os alunos(as) que apresentaram dificuldades em compreender os conceitos químicos de oxidação/redução e pilha após as estratégias didáticas utilizadas é um resultado que é aceitável, pois os conteúdos que envolvem os princípios da eletroquímica têm sido frequentemente apontado por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Devido ao bom desempenho dos alunos que se dispuseram a participar desta pesquisa, podemos considerar que a proposta mostrou ser uma estratégia útil para a produção de respostas e explicações sobre o conhecimento dos princípios da eletroquímica. Mesmo para os alunos que não alcançaram a compreensão deste conteúdo, os resultados sinalizaram que ações como esta podem constituir uma ferramenta que auxilia aos alunos e alunas na tomada da consciência sobre o modo como compreendem as dificuldades que envolvem os conceitos da eletroquímica ao não saber solucionar as questões propostas.
