TCC - Licenciatura em Química (Sede)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/472

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise de uma intervenção didática na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para a educação de jovens e adultos
    (2021-03-04) Falcão, Estevan de Almeida; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/5322772246997348
    Neste trabalho monográfico tivemos o objetivo de analisar uma intervenção didática, elaborada na perspectiva da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), e desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, contamos com a participação de estudantes do terceiro no da EJA do Ensino Médio na disciplina de Química, e seguimos sete etapas metodológicas, a saber: observação das aulas; desenvolvimento da entrevista não estruturada; elaboração do questionário; aplicação do questionário; planejamento da intervenção didática; aplicação da intervenção didática; análise dos dados. Analisamos a intervenção didática em seus respectivos momentos, considerando aspectos relacionados às características do processo de ensino, às atividades/estratégias utilizadas, aos recursos/materiais curriculares e às relações CTS que foram estabelecidas. De forma a destacarmos os resultados desta pesquisa como possíveis contribuintes para pesquisas da área de ensino de Química, em particular, para as pesquisas relativas à implementação da Abordagem CTS no ensino de Química. Entretanto, podemos dizer que nem todos os momentos da intervenção didática apresentaram características esperadas para as práticas pedagógicas com abordagem CTS.