TCC - Licenciatura em Química (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/472
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Utilização do iodo-131 na iodoterapia: uma proposta de ensino de Química sobre as aplicações da radioatividade numa perspectiva CTS(2022-10-13) Cavalcante, Mayara Maria de Lima; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/4312115966085661Este trabalho teve como finalidade elaborar uma proposta de ensino sobre o conteúdo de radioatividade, focando em suas aplicações na medicina, particularmente a utilização do Iodo-131 na iodoterapia, fazendo uso de uma abordagem CTS. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos do 3° ano do Ensino Médio que possuía entre 16 e 19 anos, de uma escola localizada no município de Ribeirão-PE. Para a metodologia, foi aplicado uma sequência didática, envolvendo quatro momentos, onde ocorreu debates, estudo de caso e questionários. As perguntas foram pensadas e organizadas de maneira que trouxesse respostas sobre o nível de conhecimento prévio dos alunos, onde esse conhecimento foi adquirido e a evolução do conhecimento do aluno após um estudo de caso. Por meio dessa pesquisa em sala de aula, o resultado mostrou que boa parte dos estudantes tinha um conhecimento insatisfatório sobre os conceitos científicos e um conhecimento moderado sobre as aplicações da radioatividade, este último adquirido fora no âmbito escolar, através da internet, filmes e séries. Com a aplicação da sequência didática os alunos tiveram o primeiro contato mais aprofundado com o conteúdo, passando a conhecer os diversos conceitos, aplicações e relações com a ciência, tecnologia e com a sociedade, mostrando-se mais motivado e interessado na temática.
