TCC - Licenciatura em Química (Sede)
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Item A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?(2023-05-03) Nascimento, Gleybson Rodrigues do; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/1751589909512790O presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado.Item A interdisciplinaridade nos trabalhos de educação química e ensino de ciências apresentados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017(2019-02-18) Silva Filho, José Roberto de Sousa; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/9060519064280273Esse trabalho apresenta uma análise a respeito das produções do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2007 a 2017, voltadas para a interdisciplinaridade nas áreas de Ensino de Química e Ensino de Ciências acerca das proposições ou descrições de atividades realizadas a fim de caracterizar as construções no âmbito metodológico e pedagógico. Com objetivo principal de caracterizar os métodos abordados segundo os trabalhos de Olga Pombo (2003) e Yves Lenoir (1998), assim, descrevendo a tipologia das propostas interdisciplinares. Por mais que os documentos oficiais brasileiros apontem para a necessidade de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para suprir as deficiências causadas pela fragmentação do saber, a fim de formar melhor os discentes à luz da civilização contemporânea, que necessita de soluções mais abrangentes para responder aos problemas modernos, observamos que poucos artigos possuem características apontadas como importantes pelos pesquisadores que tratam de interdisciplinaridade. Muitos dos artigos publicados visam auxiliar na escolha de temas, metodologias e na importância dessa abordagem, mas é baixo o número de contribuições de sequências didáticas, projetos, e atividades o que mostra que a maioria dos trabalhos se tange à produção intelectual desses procedimentos, pouco se enfatiza na ação, além de um grande número de trabalhos que discutem e auxiliam professores a incluir a interdisciplinaridade nos cursos de licenciatura. Os resultados apontam que há uma evolução em relação aos trabalhos produzidos na área interdisciplinar, e que os questionamentos a cerca da qualidade dessas produções auxiliam nas propostas futuras.Item A superação do flogístico: uma aventura de RPG(2013-04-30) Silva, Alexsandro Alberto da; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; Amaral, Ricardo Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/7704136680001681; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/2011377431714562O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de um jogo didático, o Role Playing Game (RPG), no ensino da História da Química, numa perspectiva kuhniana e filosófica da ciência no século XVIII, na tentativa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e que paralelamente promova a interação aluno-aluno e professor-aluno em salas de aula de Química. Os jogos didáticos são usados como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Ressaltamos que o objetivo desse recurso não se restringe à memorização do assunto pelo aluno, mas sim busca conduzi-lo ao raciocínio, à reflexão e consequentemente à (re) construção do seu conhecimento. A aventura de RPG vivenciada é na modalidade live action, intitulada “A Superação da Teoria do Flogístico: o calórico disfarçado” e é baseado em duas correntes filosóficas que norteiam a construção da ciência do século XVIII, o empirismo e o racionalismo, e epistemológico desse século, com o raciocínio a priori (dedução) ou racional e a posteriori (indução) ou experimental, e do século XX, em uma perspectiva kuhniana da ciência, concebendo esse momento como um marco na História da Química do século XVIII e, por isso, ocorreu uma revolução química com seu grande representante Antonie Laivoisier, descobridor do oxigênio, segundo essa perspectiva epistemológica, fato que ainda nos dias de hoje se debate quem foi seu descobridor, se Scheele, Priestley ou Lavoisier, devido à crise provocada no paradigma vigente, à teoria do flogístico. Para a aplicação do jogo foi escolhida uma turma do sexto período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco que, divididos em dois grupos, um defensor do flogístico e outro do calórico, usaram o jogo e responderam a questionários de sondagem. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento por parte dos alunos do momento histórico significativo que permeou a descoberta do oxigênio para a ciência química, explorando as concepções dos alunos nesse contexto; e alguns alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem esperados.Item Concepções alternativas de estudantes do EJA: transformação química versus transformação física(2019-12-16) Ferreira, André dos Santos Freitas; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/6832004513675390Concepções alternativas são ideias que os alunos apresentam sobre determinados fenômenos que não coincidem com os saberes científicos. Uma das causas das concepções alternativas surgirem ou permanecerem, vem da utilização de modelos de ensino que não confrontam ou não levam em conta as concepções prévias dos estudantes. Tais perspectivas de ensino podem ser vistas neste trabalho, onde optamos em descrever os modelos de ensino classificados por Cachapuz, Praia e Jorge (2002), por entendermos que a disposição dos seus modelos serem mais completos. Os modelos de ensino que antecedem o nosso ensino por mudança conceitual são: o ensino tradicional e ensino por descoberta. No modelo tradicional o professor transmiti os conteúdos e os alunos recebem de forma passiva, memorística e mecânica. No modelo por descoberta os professores buscam estratégias práticas para os estudantes descobrirem os conceitos científicos por conta própria. Nossa pesquisa está baseada no modelo por mudança conceitual, no qual elaboramos estratégias para identificar e analisar as concepções alternativas (CA) dos estudantes sobre transformações químicas versus físicas. O alvo da pesquisa foram os alunos de uma escola estadual do Recife, do curso de ensino de jovens e adultos (EJA). Fizemos uso da atividade experimental com materiais simples e de fácil acesso, facilitando a aprendizagem dos alunos. Na aula teórico- prática, foram trabalhados os conceitos de transformações químicas versus físicas. Os discentes tiveram a oportunidade de reconstruírem suas concepções sobre transformação química e transformação física em conformidade com os conceitos científicos. Nos resultados obtidos pode-se notar avanços após comparar as antigas concepções dos estudantes e suas novas adquiridas após a vivencia de atividade experimental e aulas dialogadas.Item Proposta de sequência de ensino-aprendizagem utilizando história da ciência no ensino médio: a radioatividade e a presença feminina no campo das ciências naturais(2022-10-20) Silva, Divanny Costa da; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/4610850502108327Este trabalho buscou desenvolver uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade a partir do trabalho de Marie Curie, e promover aos estudantes uma visão menos androcêntrica acerca da ciência. Para construção e desenvolvimento desta sequência nos orientamos pelas concepções teorizadas por Mehéut e Psillos, onde buscou promover o entrelaçamento das dimensões epistêmica e pedagógica por meio da História da Ciência (HC) como estratégia metodológica capaz de favorecer no processo de ensino-aprendizagem. A partir disto foi elaborado cinco atividades associadas a evolução histórica, que propõe dissertar sobre a história da radioatividade a partir do importante trabalho de Marie Curie, compreendendo o fenômeno, os efeitos, riscos e benefícios da radioatividade na sociedade. Conclui-se que a proposta de sequência pode possivelmente, contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem se contrapondo a uma visão de ciência a-histórica, linear, descontextualizada, que segue corroborando para o apagamento feminino, assim diminuindo os impactos causados pelo patriarcado. Além disso, propicia o desenvolvimento do saber científico pautado na contextualização de ciência socialmente construída.
