TCC - Licenciatura em Química (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/472
Navegar
Item Uso de modelos na abordagem de geometria de sólidos cristalinos: experiência vivenciada na monitoria de Química Inorgânica L1(2021-07-12) Aciole, Rayane Cristine Gomes; Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes; http://lattes.cnpq.br/5272867419216787; http://lattes.cnpq.br/2384434357313163O presente trabalho teve como objetivo o estudo de estruturas de sólidos cristalinos utilizando modelos moleculares de baixo custo a partir de uma abordagem didática durante o exercício da monitoria acadêmica, visando melhorar a compreensão dos estudantes acerca dos conteúdos trabalhados na disciplina Química Inorgânica L1 do curso de Licenciatura em Química. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários relacionados a ligações químicas e estruturas dos sólidos, antes e após a realização da abordagem didática com os 19 estudantes do 4º período da UFRPE. Os resultados obtidos previamente indicaram que a compreensão dos estudantes sobre ligações químicas era parcialmente satisfatória, sendo que no tocante aos sólidos, 90% das respostas dos estudantes foram categorizadas como não satisfatórias. A partir da atividade de modelação das estruturas cristalinas usando bolas de isopor, das aulas expositivas dialogadas e da participação oral, os discentes conseguiram visualizar os modelos construídos como ferramenta de aprendizagem para os conceitos relacionados aos sólidos cristalinos, fornecendo respostas majoritariamente satisfatórias para esses conceitos no questionário final. Ao fim do processo, todos os estudantes avaliaram a metodologia como positiva. Assim, o presente estudo apontou que a utilização de modelos concretos parece ser uma estratégia eficaz para o ensino do conteúdo de estrutura de sólidos e indicou a necessidade de se reforçar o ensino e aprendizagem do conceito de Ligações Químicas para a melhor compreensão deste conteúdo.
