TCC - Licenciatura em Física (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2900
Navegar
Item Uma proposta de aplicação de sequência didática em circuitos elétricos com materiais de baixo custo e no simulador virtual PHET(2024-08-07) Silva, Weslainy Roberta Chaves da; Silva, Wellington Moreira da; http://lattes.cnpq.br/7676688107190556O presente trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de circuitos elétricos, por meio de atividades experimentais realizadas com materiais de baixo custo e com a utilização do simulador educacional PHET. Com a atual revolução tecnológica, é necessário reestruturar os métodos de ensino e inserir os equipamentos tecnológicos na sala de aula, bem como utilizar atividades experimentais, uma vez que a forma tradicional de apresentação e memorização de conteúdos não se faz eficaz nos dias atuais. O uso de metodologias ativas, da aprendizagem como práticas experimentais (físicas ou virtuais), emerge como uma estratégia importante, uma vez que buscam o aluno como atuante efetivo no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo de forma autônoma capacidades diversas como pesquisar, analisar e selecionar as informações, resolver problemas e situações análogas à realidade e assim gerar o conhecimento requerido.