TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/468
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A inclusão de crianças em uma creche de um município da Zona da Mata de Pernambuco, na perspectiva da educação inclusiva(2025-02-28) Carmo, Vitória Alves do; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão de; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2908227219134600A educação infantil no Brasil tem uma trajetória marcada por desafios históricos e conceituais. Inicialmente, essa etapa tinha um caráter assistencialista e demorou a ser reconhecida como parte do processo educacional formal. No que diz respeito às crianças com deficiências elas eram frequentemente excluídas do sistema educacional devido a estigmas e preconceitos. Porém, com o avanço das políticas públicas e mudanças nas concepções de infância, a inclusão passou a ser vista como um direito, e a educação infantil se tornou um campo importante para promover a igualdade de oportunidades Este estudo focou na inclusão de crianças em uma creche da Zona da Mata de Pernambuco, uma região caracterizada por grande diversidade cultural e social. O problema da pesquisa foi compreender como a inclusão numa creche, é compreendida, a partir da perspectiva dos servidores e dos docentes, a justificativa para a pesquisa está na importância da educação infantil para o desenvolvimento humano e na necessidade de garantir acesso à educação para todas as crianças. O objetivo geral foi compreender a concepção de inclusão na educação infantil a partir da perspectiva dos educadores de uma creche na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Já os objetivos específicos incluem explorar as concepções dos educadores sobre criança e inclusão, e identificar os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Os resultados apontaram que a infância é um período de experiências diversificadas que contribui para o desenvolvimento integral dos indivíduos; que a inclusão na educação é um conceito complexo que envolve a valorização da diversidade e a promoção da igualdade e sua implementação nos ambientes educacionais; que a formação dos educadores é fundamental, sendo necessário uma formação continuada e aprofundada para a promoção da inclusão, como também a criação de ambiente inclusivos, que são considerados essenciais para a promoção da inclusão.Item O espaço escolar bilíngue: as interações com crianças autistas no ciclo de alfabetização(2022-10-06) Santana, Nayani Oliveira de; Santiago, Mônica Maria Lins; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194; http://lattes.cnpq.br/5044979749558419The work has a municipality as its general objective, characterizing different processes of interaction in literacy between teachers and autistic students, in a particular school of the private education network located in Camaragibe/PE. In order to reach the proposed objectives, the qualitative and exploratory research, contour with observations in the classroom (English and Portuguese classes), in three different classes that are part of the literacy cycle, where there is autistic student. And, also, seven semi-structured interviews, between teachers and coordinators. For the theoretical framework, authors who address the theme developed in the research were used. In literacy as the authors, Soares(2009) and Morais and Leite(2005). In bilingualism, Andrade (2019) and the CNE/CEB opinion nº 2/2020, July 9, 2020, which has not yet been approved, and intends to bring direction to bilingual education in Brazil. In autism, the Guidelines for Attention to the Rehabilitation of Persons with Autism Spectrum Disorders (2014) and LDB 9394/96. By analyzing the interaction of literacy teachers with autistic students, the study seeks to contribute to reflections on the learning processes in literacy in the context of a bilingual school. More specifically, it seeks to understand the strategies used by teachers to promote the interactions of autistic students with the class and in the classroom, through observations and interviews carried out with the teachers.Item O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola do município de Moreno - PE(2022-10-05) Soares, Ariany Maria Silva; Pinto, Virgínia Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/8606294842004126; http://lattes.cnpq.br/1664088852458353La presente investigación nombrada: O olhar docente sobre a educação voltada para estudantes surdos em uma escola no município de Moreno, tuvo como objetivo principal comprender a través del discurso docente las prácticas pedagógicas de profesores de una escuela que lesionan en las clases regulares de la primera etapa del enseñando fundamental, en la ciudad de Moreno. Buscando realiza la encuesta de datos, utilizando como herramienta de pesquisa las entrevistas semiestructuradas, que basan la actual pesquisa. Comprendemos la investigación a la luz del análisis de datos. Para esto, nos apoyamos en los estudios de Minayo , como también en otros estudios que nos apoyaron con elementos esenciales para una mejor análisis y comprensión del universo pesquisado. Como también en los documentos que basan los marcos legales de la educación, como la Lei de Diretrizes e Bases Educacionales 9394/96. Frente a los resultados presentados podemos comprender algunos desafíos que se manifiestan en la práctica docente, como el desconocimiento de la lengua brasileña de signos, las estrategias de inclusión practicada en las clases por los profesores, así como conocer los sentimientos, que han surgido en las relaciones entre los profesionales que trabajan en las clases regulares con estudiantes sordos. Por medio del análisis de los resultados obtenidos logramos comprender la importancia de un conjunto de procesos, sobre todo, la formación de base y la formación continua para profesores que lesionan con estudiantes sordos, como también comprender la importancia de cada persona que compone las clases escolares.Item Afetividade e inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: o que dizem as professoras?(2022-10-07) Oliveira, Milena Cabral; Moreira, Fabiana Wanderley de Souza; http://lattes.cnpq.br/4058275646937545; http://lattes.cnpq.br/2540213765535237The main objective of this study was to investigate the understanding of Early Childhood Education teachers about the role of Affectivity in the School Inclusion process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). This is a qualitative research. The criteria for the selection of participants were: being a teacher of Early Childhood Education and having experience with students with ASD. Data were collected by semi-structured interviews being systematized by Discourse Analysis. We are based on authors such as Lev Vygotsky (1992) who deal with Affectivity and its relationship with Education. Understanding that students with disabilities have historically faced numerous challenges to be included in the school context, we seek to reflect on the process of inclusion in Early Childhood Education, we conclude that it is extremely important for these students to enter in early childhood so that at this stage they are open to the new and adaptations must be made to ensure quality teaching. In view of the results found, it was possible to understand that where affection, trust and security are not developed, it is not possible to establish bonds with students and, consequently, this individual will not actually feel included. In this sense, the role of teachers would be to reflect on their practice and conceive affectivity as an essential element for the process of school inclusion of children with ASD, valuing its dimension not only cognitive, but mainly affective.