Educação (PROExC)

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    Criando equipes de robótica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Araujo, Alberto Einstein Pereira de
    A robótica vem se consolidando cada vez mais como uma grande área que envolve muitos temas de pesquisa. Recentes avanços da microeletrônica associados à computação e a diversas outras áreas como a neurociência vêm deixando claro que estamos na porta de uma nova revolução tecnológica associada a automação de processos cotidianos. Neste contexto, observa-se já há algum tempo que muitas escolas vêm se utilizando de metodologias que envolvem robótica em suas aulas. O uso de kits robóticos têm se demonstrado ferramentas muito úteis no ensino e motivação para a ciência em estudantes do ensino médio e fundamental. Nesse projeto pretendemos estimular e acompanhar a criação de equipes de robótica em escolas da rede pública do município de Garanhuns. Esse trabalho fica em sintonia com recente programa do governo do estado de Pernambuco de inserir kits robóticos nas escolas. Pretende-se assim contribuir com esse programa maior, envolvendo a universidade como apoio para o seu sucesso. Durante o projeto o estudante bolsista irá orientar de perto equipes de robótica em três escolas da rede pública local. Cada equipe deverá ser montada dentro das normas da maior competição de robótica do país a First Lego League (FLL).
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    Aplicativos educacionais para dispositivos móveis
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Estatística e Informática, 2011) Melo, Jeane Cecília Bezerra de
    Soluções computacionais surgem nas diversas áreas do conhecimento, e cada vez mais figuram no cotidiano de nossa sociedade. Além de dispositivos computacionais tradicionais, observamos a disseminação dos dispositivos móveis, como tablets, ampliando as possibilidades de utilização de produtos computacionais. Para alcançar um segmento não especialista da sociedade faz-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que permitam a introdução de tais conceitos no ensino de nível médio, e introdução do pensamento ccomputacional. Este contexto suscita a discussão recursos didáticos, técnicas e ferramentas usadas na apresentação dos conteúdos, buscando a melhoria na qualidade do processo. Recentemente, o governo buscou equipar as escolas com dispositivos móveis (tablets) e mesmo kits de robótica. A previsão é que um total de 283 escolas públicas sejam contempladas em 2012 com tais kits, vinculadas ao projeto denominado Ensino Médio Inovador. Diante deste panorama, o atual projeto visa propor o desenvolvimento de ferramentas educacionais para dispositivos móveis, incluindo aplicativos para os kits robótica, e disseminar tal conhecimento entre as escolas participantes do ensino médio inovador. Metodologias de ensino que auxiliem a ampliar a utilização de tais recursos serão difundidas entre as escolas atingidas pelo Ensino Médio Inovador, buscando treinar professores e estudantes participantes.