Educação (PROExC)
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Item De vilão a mocinho: desmitificando o preconceito sobre o consumo de ovos(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Freitas, Almir Chalegre deO Brasil é o sétimo maior produtor de ovos do mundo, conforme dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A produção de ovos no país designa quase que exclusivamente ao mercado interno. O ovo é considerado o alimento natural, equilibrado e de baixo custo, contendo alto teor de proteína de excelente qualidade, gorduras, vitaminas e minerais. Além de ser uma importante reserva de nutrientes, também contém substâncias promotoras de saúde e preventivas de doença, o que torna um alimento funcional. O ovo, dentre outros produtos, tem um grande potencial de consumo. Seu fácil acesso à população em termos de preço, além do seu alto valor nutricional, faz deste produto um alimento prontamente disponível, tanto na culinária quanto na indústria de transformação. A maior valorização das vantagens nutritivas e funcionais do ovo pelos consumidores depende da qualidade destes produtos que são oferecidos ao mercado, sendo aspecto de influência na aceitação, nos hábitos e decisões do consumidor final. O baixo consumo de ovos justifica-se, em grande parte, pela falta de conhecimento da população em relação às propriedades nutricionais do produto, por considerar o ovo um substituto da carne e, também, julgá-lo como prejudicial à saúde (por possuírem teor de colesterol considerável).