TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2888
Navegar
11 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Estratégias de ensino de escrita de língua portuguesa como segunda língua para o aluno surdo : um mapeamento sistemático de literatura(2023-11-22) Nascimento, Marta Augusta da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/1763255072051439Este artigo apresenta os resultados de um Mapeamento Sistemático de Literatura, que identificou documentos científicos escritos em língua portuguesa relacionados com o tema: estratégias para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo. Deste modo, definimos critérios de busca e pesquisa, assim como os de inclusão e exclusão, de acordo com a temática. Então, realizamos um mapeamento de documentos científicos em dois repositórios digitais de significativa relevância: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Como resultado, obtivemos um quantitativo pequeno de documentos, totalizando 07 apontamentos, que trazem a temática, e que nos subsidiaram neste processo de construção documental de mapeamento. A pouca quantidade de documentos publicados, relevantes à temática nos últimos anos (2018-2023, nos permitiram observar as lacunas nesta área, que poderão ser exploradas, a fim de trazer uma maior interação e inclusão do aprendiz surdo, tanto na vida estudantil, quanto social, bem como auxiliar a construção de uma prática docente integral e coerente com as habilidades e aptidões de todos os discentes.Item Preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa : um olhar sociolinguístico(2019-12-21) Cunha, Goreth Gomes da; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/2572886882981004É pela língua que o sujeito se constrói na sociedade ou é excluída dela por meio do preconceito linguístico é um fenômeno que gera a exclusão social de quem não domina a norma padrão. A presente pesquisa teve por objetivo refletir sobre as variações e o preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa, discutindo o papel do professor nesse processo. A pesquisa foi bibliográfica e exploratória, baseada nos pressupostos teóricos da Sociolinguística variacionista Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2005) e de documentos oficiais da educação. A escola é o espaço de reflexão e formação crítica dos estudantes e deve discutir em sala a importância de valorizar as variações linguísticas da sociedade. É importante que o aluno entenda que todas as variedades linguísticas são legítimas e próprias da cultura humana. Cabe aos professores adotar uma postura críticoreflexiva com relação ao ensino da língua portuguesa, conscientizando seus alunos sobre o fenômeno social e cultural das variações linguísticas. Por fim, a BNCC aborda as variações linguísticas superficialmente.Item A abordagem das variações linguísticas no livro didático do 6º ano de língua portuguesa tecendo linguagens(2022-07-18) Nascimento, Vanessa Maria Leonisa da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6889986563201805Item Variação linguística e Graphic Novel : uma proposta de atividade didática de Língua Portuguesa para o 9º ano do ensino fundamental(2023-11-30) Coelho, Renata da Paixão; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/4577677244825796Item Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua materna(2023-01-10) Andrade, Karlla Pessoa de; Ferreira Júnior, José Temístocles; http://lattes.cnpq.br/6415276115481076; http://lattes.cnpq.br/1825913450330826Item Tornando a aula de português divertida : um relato de experiência sobre gamificação e aprimoramento da comunicação oral no ensino fundamental(2023-11-27) Rodrigues, Sirleide da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/6457160466261998Item Gêneros textuais no contexto sócio-escolar : a prática docente de língua portuguesa de uma forma dinâmica e interativa(2023-07-14) Melo, Geraldo da Silva; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143Item Planejamento didático-pedagógico no ensino de língua portuguesa na perspectiva discente(2023-11-28) Macedo, Edivânia Rodrigues de; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/6390829084977921Item O ensino de língua portuguesa através do Instagram(2023-11-29) Sousa, Daniel Teles de; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614Item Videopoemas em práticas de letramentos digitais no ensino de língua portuguesa(2021-08-14) Barbosa, Micaely do Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6108752071404340