TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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    Arte-terapia e Educação no desenvolvimento do equilíbrio emocional e da criatividade no ensino médio
    (2023-12-18) Souza, Lucineide Francisca de; Rolim, Amália Maria de Queiroz;  http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/3314042207941732
    A pesquisa teve como objetivo analisar princípios e práticas da Arte-Terapia enquanto ferramentas de desenvolvimento pessoal e crescimento emocional para estudantes do Ensino Médio. Buscou-se estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio de atividades artísticas, explorando os fundamentos da Arte-Terapia como um veículo de expressão e comunicação para lidar com as emoções. Empregando uma abordagem de pesquisa mista, foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos para compreender os diferentes aspectos das oficinas oferecidas. Os resultados da análise das oficinas ministradas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio confirmam que a arte e seus recursos técnicos despertam habilidades criativas e simbólicas no processo criativo. Além disso, eles indicam um expressivo interesse dos estudantes em áreas que vão além dos limites do currículo tradicional, evidenciando a complexidade emocional enfrentada durante o processo criativo. Estes achados reforçam a urgência de integrar atividades artísticas e criativas de maneira consistente e estruturada no ambiente escolar, não só para enriquecer o processo de aprendizagem, mas também para desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Em resumo, a Arte-Terapia oferece um caminho criativo para a autoexpressão, o autoconhecimento e a transformação pessoal, utilizando as potencialidades da criação artística como um recurso terapêutico poderoso para os estudantes do Ensino médio.
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    Estudo bibliográfico sobre as contribuições no ensino das Artes Visuais para crianças autistas
    (2023-12-21) Albuquerque, Kétima de Freitas; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    O presente estudo tem como objetivo apresentar de que maneira as aulas de artes podem contribuir para o aluno com Transtorno de Espectro Autista a interagir com o meio social, como é importante no desenvolvimento da criança. O ensino de artes, logo no início da formação é importante, pois é a fase em que a criança, já consegue assimilar e ter um domínio do que está praticando, conseguindo compreender o que está sendo visto, por isso, é necessárias estratégias de ensino. A educação inclusiva é um direito que pressupõe a valorização das diferenças, onde, já foram criadas várias leis, para contribuir com a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula, no ensino regular, leis que estão se reformulando e que precisam de fiscalizações para serem cumpridas, a maioria das escolas são repletas de barreiras, além da maioria delas não possuir estrutura, também, tem a falta de profissionais capacitados para saber desenvolver atividades para aluno com alguma necessidade específica, podendo incluí-lo nas atividades escolares.
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    Relato de experiência de estágio em uma aula da disciplina de Artes Visuais sobre a relação do desenho com o aluno surdo
    (2023-12-13) Catunda, Débora de Assis Mousinho; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    Esse relato de experiência tem como propósito principal discutir os impactos da utilização dos desenhos nas aulas de Artes como suporte didático para o aluno surdo do ensino fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Jaboatão dos Guararapes / PE. Com o intuito de aprimorar a compreensão didática desse estudante, acredita-se nesta pesquisa que a busca por recursos e as diversas maneiras de lidar com pessoas surdas no ambiente escolar podem ser repensadas no que se refere aos métodos e as estratégias historicamente utilizadas nesse processo. Como os desenhos podem auxiliar o aluno surdo nas aulas de Artes? Como o aluno surdo responde aos incentivos trazidos pela utilização dos desenhos durante as aulas? Essa estratégia se mostra eficaz durante o processo de aprendizagem do aluno surdo? As intervenções visuais nas aulas de Artes para suprir as necessidades da criança surda devem ser compreendidas, não como uma solução definitiva e final para a questão, mas como uma ferramenta importante na construção de um novo modelo para o ensino desses alunos.
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    Art Acess - construção de espaço virtual colaborativo na promoção da inclusão, acessibilidade à arte e educação, em espaços formais e informais
    (2021-08-20) Arruda, Silvanda Galvão de; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/7588255043907799
    Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um recurso metodológico (site) acessível a alunos, professores e interessados na relação da Educação Inclusiva e da Arte. O marco teórico contempla uma análise que perpassa por conceitualização sobre pessoa com deficiência, educação inclusiva e sua relação com a educação especial, além da Inclusão nas artes e a sociedade inclusiva que desejamos, sem preconceitos e lutando contra o capacitismo. O percurso metodológico escolhido foi o de Relato de Experiência, descrevendo as etapas da vivência de construir um site, que venha colaborar principalmente com os atores do sistema educacional e interessados pela temática. Sua construção tem origem no Google Site e se propõe ser um espaço aberto, onde todos os visitantes sintam-se estimulados a colaborar com propostas e sugestões de matérias pertinentes, a serem exploradas e debatidas, como: modelos metodológicos, instrumentos e ferramentas que possibilitem a sociedade a terem acesso a Arte e Educação mesmo diante de suas limitações.