TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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    Pedagogias decoloniais e ensino de arte no Projeto Prazer, Arte Contemporânea
    (2021-09-27T03:00:00Z) Aquino, Mariama Lopes de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/5576596830792862
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar processos e impactos do método não-formal e pedagogias decoloniais no ensino de artes. Apontar outras possibilidades de metodologias a partir do pensamento decolonial que considera legítimos outros caminhos além dos validados pela ciência e academia. A decolonialidade utiliza conhecimentos da sociedade e cultura dos povos quilombolas, originários e latino-americano, é um método intercultural que apresenta saberes plurais que vão de medicina natural a literatura, saberes populares a arte contemporânea. Ao longo dos capítulos também será apresentado meu relato de experiência com ensino informal através do projeto Prazer, Arte Contemporânea que foi realizado com jovens e crianças de três comunidades da região metropolitana do Recife. O projeto tem apoio do Funcultura e JCPM, foi realizado em ONGs escola Centro Escola Mangue e no projeto MEMaker. O Prazer, Arte contemporânea é uma troca de saberes que visa fomentar e instigar o conhecimento e gosto pela arte de maneira dinâmica e acessível, onde os estudantes que, em sua maioria, nunca tiveram contato com as artes visuais sintam-se parte da mesma. A metodologia utilizada constou de pesquisa bibliográfica e relatos a partir da experiência da elaboração e execução do curso.
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    Reciclar, recriar e criar
    (2021-08-26T03:00:00Z) Silva, Leilane Jordão Pessoa da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/6106009687389793
    Esta pesquisa tem como objetivo colocar em evidência as discussões que perpassam o pensamento e a prática educacional do ensino de Artes, voltada para criação de obras de arte com materiais recicláveis, trazendo assim também a conscientização acerca da sustentabilidade ambiental. O referencial teórico contempla discussões sobre o consumo exagerado de bens materiais que é o responsável por boa parte dos impactos ambientais, e, a alta geração de lixo, trazendo também a reflexão de como a Arte pode contribuir para melhorar tal situação. Para as discussões teóricas citadas, o aporte teórico será à luz de Barbosa, (1991; 1998), Cavinatto, (1997), Marodin e Morais (2004), Valle (1995) e Zuben (1998), dentre outros autores. Ao mesmo tempo, cita alguns artistas que utilizam a materialidade do lixo em suas obras de arte como, por exemplo, Vick Muniz, Jota Azevedo, Veronika Rickterová. O procedimento metodológico adotado consiste em uma entrevista semiestruturada com os professores de Arte da instituição escolar onde foi realizada a pesquisa, a fim de obter dados sobre as metodologias utilizadas. Sendo assim, os resultados obtidos e as discussões propostas, contribuam para uma conscientização e mudanças de hábitos em relação ao meio ambiente, despertando a criatividade e o olhar aguçado do discente para e com as Artes Visuais.
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    Percepções docentes acerca de projetos e atividade de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica
    (2021-08-27T03:00:00Z) Santos, Fábio Dênis dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0450985498841766
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca de projetos e atividades de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica, a partir da discussão de aspectos relacionados a projetos e atividades de Produção Audiovisual e do desenvolvimento de um instrumento de avaliação de percepções docentes no contexto das aulas de artes na educação básica. O referencial teórico contemplou discussões acerca da realização de atividades e projetos audiovisuais nas aulas de artes, sendo destacadas a importância dos profissionais capacitados, os benefícios de projetos audiovisuais e produção e as competências docentes para execução de atividades e projetos escolares. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na elaboração de questionário e aplicação com 30 docentes de Artes da Educação Básica do estado de Pernambuco. Os dados obtidos indicam a necessidade de formação continuada na área de produção audiovisual. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a elaboração e projetos audiovisuais nas aulas de arte da educação básica.
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    A história e cultura afro-brasileira no componente curricular artes do ensino médio da Rede Pública Estadual da Bahia
    (2021-08-13T03:00:00Z) Ramos, André Luiz Barbosa; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045; http://lattes.cnpq.br/8514398056741164
    Esta pesquisa reflete sobre a história e cultura afro-brasileira no componente curricular Artes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Bahia instituída pela lei 10.639 (2003). Tem como objetivo discutir as possibilidades pedagógicas de inclusão da história e cultura afro-brasileira no componente curricular Artes do Ensino Médio Regular da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia, a partir da verificação de como está organizado o currículo desse componente nessa etapa da educação básica, bem como a identificar a efetivação das orientações da lei 10.639 (2003) contidas nos documentos oficiais que regulamentam o Ensino Médio Regular na presente Rede. Além de propor atividades pedagógicas e artísticas de forma interdisciplinar envolvendo a temática história e cultura afro-brasileira nas aulas do Ensino de Arte. O referencial teórico contempla discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular (2019), a valorização da cultura e história dos povos afro-brasileiros como destacado por Candau e Oliveira (2010), e Munanga (1988), aspectos artísticos defendido por Barbosa (2016;2017), bem como os documentos legislativos que regulamentam o tema na esfera nacional e estadual. Os procedimentos metodológicos adotados consistem em revisão de literatura, com realização da pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados obtidos evidenciam que o Ensino Médio Regular da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia trabalha a temática de forma interdisciplinar, envolvendo principalmente o componente de Artes, realizam projetos artísticos e culturais que destacam a diversidade étnica dos povos, alinhados com os pressupostos contidos nas leis 10.639 (2003) e LDB (1996), bem como a BNCC (2019) e as Diretrizes do Ensino Médio e das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) . Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a Rede fomenta a valorização da diversidade cultural na busca de exterminar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito racial.
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    Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância.
    (2021-07-31T03:00:00Z) Patello, Vera Conceição Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092
    Este trabalho apresenta como tema as contribuições do Projeto Artes da UFRPE na formação inicial de professor em Artes Visuais a distância e tem como objetivo analisar essas contribuições como uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Também foram delineados os seguintes objetivos específicos: Descrever o perfil esperado para uma formação inicial de professor em Artes Visuais, que pode ser desenvolvido a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, identificar as ações desenvolvidas pelo projeto e analisar de que forma contribuem para essa formação. O estudo surgiu a partir da vivência discente em um projeto de extensão e pesquisa na modalidade a distância. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, sendo este o Projeto Artes da UFRPE. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história do ensino da arte no Brasil, da importância da extensão universitária e de sua relação com o processo de formação profissional docente em Artes Visuais. O trabalho está estruturado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais (BRASIL, 2009), assim como do PPC - Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância (UFRPE,2019) além dos estudos da pesquisadora em artes Ana Mae Barbosa. Os dados obtidos indicam as habilidades e competências na formação de professores de Artes Visuais destacando a importância dos três eixos, ensino, extensão e pesquisa, e das ações do projeto que fomentam esta formação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o projeto Artes da UFRPE foi de suma importância para as experiências formativas, simbólicas e sociais dos estudantes e que a articulação entre a teoria, a investigação e a prática foram de extrema importância nesta formação.