TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2884
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A história e cultura afro-brasileira no componente curricular artes do ensino médio da Rede Pública Estadual da Bahia(2021-08-13) Ramos, André Luiz Barbosa; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045; http://lattes.cnpq.br/8514398056741164Esta pesquisa reflete sobre a história e cultura afro-brasileira no componente curricular Artes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Bahia instituída pela lei 10.639 (2003). Tem como objetivo discutir as possibilidades pedagógicas de inclusão da história e cultura afro-brasileira no componente curricular Artes do Ensino Médio Regular da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia, a partir da verificação de como está organizado o currículo desse componente nessa etapa da educação básica, bem como a identificar a efetivação das orientações da lei 10.639 (2003) contidas nos documentos oficiais que regulamentam o Ensino Médio Regular na presente Rede. Além de propor atividades pedagógicas e artísticas de forma interdisciplinar envolvendo a temática história e cultura afro-brasileira nas aulas do Ensino de Arte. O referencial teórico contempla discussões acerca da Base Nacional Comum Curricular (2019), a valorização da cultura e história dos povos afro-brasileiros como destacado por Candau e Oliveira (2010), e Munanga (1988), aspectos artísticos defendido por Barbosa (2016;2017), bem como os documentos legislativos que regulamentam o tema na esfera nacional e estadual. Os procedimentos metodológicos adotados consistem em revisão de literatura, com realização da pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados obtidos evidenciam que o Ensino Médio Regular da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia trabalha a temática de forma interdisciplinar, envolvendo principalmente o componente de Artes, realizam projetos artísticos e culturais que destacam a diversidade étnica dos povos, alinhados com os pressupostos contidos nas leis 10.639 (2003) e LDB (1996), bem como a BNCC (2019) e as Diretrizes do Ensino Médio e das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) . Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a Rede fomenta a valorização da diversidade cultural na busca de exterminar toda e qualquer forma de discriminação e preconceito racial.
