TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2904
Navegar
Item Analema solar: uma sequência didática na construção e embasamento do que permeia no movimento aparente do Sol(2022-06-09) Araújo, Maria de Fátima Lima de; Gonçalves, Rosiberto dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4542964526401859; http://lattes.cnpq.br/3561385306324256A observação celeste trouxe a humanidade informações que mudaram determinados aspectos influenciando no formato e maneira de vida da sociedade. Especificamente o entendimento dos fenômenos do céu diurno colaboraram com tal consolidação. Apesar disso, ao longo do tempo essas informações de posições celestes dos astros se tornou obsoleta deixando sérios prejuízos na perpetuação desses conhecimentos. Nesse contexto, esse trabalho propõe a construção de uma sequência didática para alunos do 2o ano do Ensino Médio da ETE Miguel Batista na tentativa de contribuir e divulgar esses saberes. O produto educacional foi projetado em cinco etapas que compõem uma sequência didática desenvolvendo assim um estudo de caso com ação pedagógica. Através de leituras, debates, experimentações virtuais e físicas os envolvidos, nessa proposta, puderam construir e remodelar conceitos sobre Astronomia Observacional redescobrindo o horizonte celeste sem apenas apreciá-lo superficialmente. Destaca-se a importância da vivencia de cada fase, nas suas respectivas ordens, para uma melhor construção e identificação do principal objeto de estudo que foi o Analema.
