TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2904
Navegar
Item Carta solar e relógio de sol como recursos didáticos para o ensino de astronomia(2022-06-11) Alves, Crelison Nelson Hermenegildo; Silva, Gilvan Francisco da; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/0645929440091676; http://lattes.cnpq.br/7423146956315419Item Flex-Astro: recurso educacional para o ensino da astrobiologia na educação básica(2022-06-04) Souza, João Batista de; Lima, Victor Hugo Moreira de; Rodrigues, Sara Cristina Pinto; http://lattes.cnpq.br/3203651092650480; http://lattes.cnpq.br/6259720330130203As Tecnologias da Informação e Comunicação possibilitam acesso rápido a um grande número de informações, todavia a quantidade e facilidade na obtenção da informação não implicam em conhecimento construído. Partindo desta premissa há algumas estratégias didáticas que tem como objetivo orientar estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos, como a internet, no processo de aprendizagem, entre elas a FlexQuest. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo produzir uma FlexQuest voltado ao ensino de astrobiologia com base no princípio da Teoria da Aprendizagem Significativa. A intervenção foi dividida em dois encontros, totalizando 4 horas/aula. A pesquisa foi aplicada na ECITE Luiz Gonzaga Burity, no município de Ingá, Estado da Paraíba, para estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O resultado da aplicação da FlexQuest desenvolvida foi realizado à luz da análise dos questionários pré e pós-teste, para categorizar o conhecimento dos estudantes e mapear possíveis mudanças em sua aprendizagem. Mediante análise dos questionários, pode-se inferir que a proposta desenvolvida proporcionou aos estudantes um melhor desempenho. Desta forma, a FlexQuest foi um recurso didático que contribuiu para a construção do conhecimento nos estudantes da Educação Básica por meio de uma aprendizagem potencialmente significativa.
