TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
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Item Maremolência: um produto educacional para explorar a influência das marés na cidade do Recife(2022-06-13) Soares, Aline Maria da Silva; Santos, Josè Phillipe Joanou Pereira dos; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/3706259240557920; http://lattes.cnpq.br/6673788295435463O presente trabalho apresenta um paradidático que de forma lúdica ensina a influência das marés na cidade do Recife, tendo em vista a importância de estudar astronomia realizando ligações com situações contidanas e culturais, de forma que contribuia significativamente no desenvolvimento global do discente no processo de ensino aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo um produto educacional que aborda os conceitos sobre os fenômenos lunares, a partir das relações entre as marés e a cidade do Recife. Em meio a tantas tecnologias desenvolver um livro fisíco afim de incentivar a leitura e possibilitar um trabalho de forma interdisciplinar nas escolas. É no ensino fundamental o momento propício para uma intervenção pedagógica onde favoreça o desenvolvimento de argumentação e observação do discente. Ao longo da vida, os discentes constroem saberes de acordo com suas práticas cotidiana, remodelados por meio das aulas na escola. Nesse contexto, se torna importante o estudo dos fenômenos naturais no seu aprendizado acerca das relações estabelecidas entre os saberes cotidianos e os saberes científicos.Item Movimento aparente do sol: uma sequência didática no ensino médio(2022) Silva Junior, Cassemiro Ferreira da; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/9549155210346756O estudo do movimento aparente do Sol, a eclíptica, é uma temática pouco abordada no ensino médio. Considera-se que o ensino regular tenha o seu foco voltado para uma perspectiva de referencial à luz das teorias vigentes, como por exemplo, o heliocentrismo. O presente trabalho busca analisar a reação e percepção de estudantes do ensino médio em uma escola integral na cidade de Recife-PE, quando em contato com uma perspectiva de referencial geocêntrico, estabelecido e consolidado pela esfera celeste, onde os astros se movimentam ao redor do observador. A pesquisa teve como premissa de estudo as estações do ano em função do movimento aparente do sol, ferramentas de diagnóstico como google forms e o simulador de exploração espacial Stellarium. Por meio de aulas gravadas e baseadas nas referências listadas no projeto, os estudantes responderam à pesquisa, compreenderam que tal ponto de vista orienta para a compreensão de fenômenos relacionados a passagem das estações do ano, dias e noites, e identificaram a relevância da aplicação do produto educacional proposto no ensino médio.Item Observação lunar e registro de imagens no Padlet(2022-06-13) Silva, Bruno Henrique Vieira da; Santos, Lucas José de Mendonça dos; Mendes, Renata Akemi Shinozaki; http://lattes.cnpq.br/2026358226342858; http://lattes.cnpq.br/2983825655013742; http://lattes.cnpq.br/6735741445314970Durante o período de pandemia da Covid-19, no ano de 2020, o meio educacional passou por diversas modificações que fortaleceram o sistema de ensino remoto e à distância por meio de tecnologias que facilitassem o ensino e a aprendizagem. Com isso, ciências como matemática, física e química que necessitam de aplicações empíricas, através de laboratórios com demonstrações físicas de fenômenos naturais para serem melhores compreendidos, não se afastaram da realidade no período pandêmico, pois, a tecnologia conseguiu criar uma ponte entre docente e discente durante as aplicações do conhecimento mesmo remotamente. No presente trabalho, a observação lunar fora aplicação de objeto de estudo utilizando-se de aparelhos de telefone celular para capturar imagens da Lua. Deste modo, foi possível o estudo da Lua e seus ciclos lunares com os alunos do 9º ano do ensino fundamental (anos finais). Os discentes registraram as imagens capturadas no celular e compartilhadas na plataforma educacional Padlet. Esta plataforma funciona como uma mural virtual possibilitanto a interação das imagens obtidas por meio das técnicas aplicadas em sala de aula, fornecendo o aprendizado sobre o conteúdo e utilizando-se da aplicação de técnicas de fotografia com o celular resultando em um produto educacional de grande aprendizado prático.
