TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2904
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Item Astronomia e arte: ação pedagógica de ensino da astronomia por meio da arte, utilizando softwares de edição de imagens(2022-06-15) Praxedes, Jamerson Lopes; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343Esta pesquisa discute as relações entre Astronomia e Arte, realizando uma oficina que tem o intuito principal propagar o ensino da Astronomia por meio da Arte de forma lúdica e interativa, usando softwares de edição de imagens. Sendo o ensino da Astronomia ainda hoje pouco explorado nas instituições de ensino, nesse contexto, elaboramos uma ação pedagógica de ensino de Astronomia por meio da Arte, para ser aplicada de modo remoto. Por tanto esta pesquisa tem como questão investigativa: Como podemos ensinar Astronomia por meio da Arte? Com isso, nosso objetivo geral consiste em “Executar uma ação pedagógica de ensino da Astronomia por meio das Artes Visuais, utilizando softwares de edição de imagens”. Então realizamos estudos teóricos sobre o ensino de arte, ensino da Astronomia e software de edição de imagens. Além disso, identificamos temas como Exposição artística no auxílio de ensino.Item Passeio virtual ao primeiro observatório das américas: proposta de ensino de astronomia(2022-06-21) Galindo, Juliany da Rocha Cunha; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/5552104733561999Este trabalho apresenta um conteúdo para o ensino e divulgação da Astronomia e Ciências afins, tornando possível visitar o primeiro observatório das Américas. Esse tipo de visitação é realizada de forma virtual proporcionando a qualquer pessoa conhecer o funcionamento do observatório que foi construído sobre o telhado de uma casa portuguesa. Para tanto foi criado um passeio virtual que permite conhecer as salas de observação que o astrônomo Jorge Marcgrave arquitetou e que realizou suas observações dos astros no céu. A construção do passeio virtual foi realizada a partir de documentos com registros históricos do observatório do alemão Jorge Marcgrave em 1639. Focou-se na atualização do formato de visualização do observatório virtual, que possibilitou um sistema mais realístico e com maior qualidade dos recursos gráficos. Para a confecção deste projeto foi utilizado o Blender, (ferramenta em modelagem 3D, versão gratuita) para a animação. O passeio virtual agrega valor às instituições de ensino de forma única, chamando a atenção alunos de várias nações e instituições (Museus, Órgãos governamentais, ONGs). Com o ambiente virtual possibilitou-se adquirir conhecimento sobre fatos históricos importantes para a nossa sociedade, principalmente no campo da Astronomia.Item Stop-Motion no ensino de astronomia: uma ferramenta para o estudo da lua nos anos finais do ensino fundamental(2022-06-15) Galvão, Carla Karine Gomes; Costa, Erivelton Façanha da; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/3172320169963464; http://lattes.cnpq.br/0796057995545047As animações são populares entre crianças, jovens e adultos, podendo servir como recurso tecnológico para o ensino-aprendizagem. O Stop-motion é uma técnica de animação que pode ser desenvolvida em sala de aula. No ensino de Astronomia, há uma certa dificuldade de compreensão por parte dos alunos de como ocorre a dinâmica espacial. Os professores de ciências, por outro lado, sentem a necessidade de realização de capacitação específica quando o tema é Astronomia. Portanto, este trabalho propõe o uso da animação em Stop-motion para o estudo e construção de conhecimento relacionado à Lua através da sugestão de uma oficina de animação, na qual os alunos devem produzir um pequeno filme em Stop-motion que simula os movimentos lunares. A metodologia da pesquisa consiste no levantamento bibliográfico sobre a aplicação do Stop-motion no ensino de Astronomia e produção de animação em Stop-motion sobre o lado oculto da Lua, com a proposta de uma oficina didática em formato híbrido (EaD e presencial). O trabalho pretende contribuir para a transformação do ensino de Astronomia a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, com o desenvolvimento de dois produtos educacionais: uma sequência didática como sugestão de oficina de produção de um filme relacionado aos movimentos lunares, e o próprio filme produzido em Stop-Motion.Item Utilizando o Scratch como uma ferramenta educacional no ensino de astronomia(2022-06-20) Rodrigues, Aristóteles Nunes; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/9826094019860413Esta pesquisa tem como objetivo contribuir na prática com o ensino e aprendizagem de astronomia e propiciar aos professores do ensino básico uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas diante da atual forma com que avançam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos processos de ensino e aprendizagem. Elaboramos um produto educacional na forma de simulação computacional e plano de aula, utilizando a ferramenta digital Scratch. Este trabalho é fundamentado sobre umas das necessidades práticas do ensino de astronomia: o uso de simulações para o ensino de algum conceito abstrato, e em conceitos como os de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). Esta pesquisa também se apoia no que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o uso de TDICs na educação básica. Explanamos alguns exemplos de possibilidades de construção de simulações sobre astronomia e apresentamos as ações e comandos necessários para a construção da simulação do produto educacional utilizando o Scratch. Pesquisou-se em trabalhos acadêmicos referenciais sobre o uso da ferramenta digital Scratch no ensino de astronomia.
