TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3136
Navegar
Item O consumo por aplicativo de delivery de comida: um estudo sobre a percepção dos consumidores em Recife - PE(2023-09-14) Freitas, Carlos Artur Oliveira; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867O processo de transformação tecnológica, nos possibilitou evoluções muito além do que apenas a comunicação de forma mais rápida, mas como também a evolução na forma de consumo. Nesse contexto destaca-se o consumo por aplicativos de delivery de comida. Com a sociedade cada vez mais desenvolvida e com menos tempo, o mercado de consumo por aplicativos móveis tomou grande proporção e caiu na rotina dos recifenses, seja em casa ou fora do seu lar. Com isso, o comportamento do consumidor passou por mudanças e tornou-se foco desta pesquisa junto com o caminho percorrido até essa realidade. Nesse enredo, o estudo é guiado pela seguinte indagação: Qual a percepção e como funciona o comportamento de compra dos consumidores de aplicativos de delivery? O objetivo geral consiste em explorar diversos aspectos relacionados a esse mercado consumidor, para compreender a percepção dos usuários do Ifood e de outros aplicativos de delivery de comida. Foi utilizada como metodologia a pesquisa através de formulário online em conjunto com a pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. O estudo que se delimitou a cidade do Recife-PE, tendo como população as pessoas que consomem por aplicativo de delivery de comida desta cidade e uma amostra de 89 consumidores, que se enquadram numa amostra não probabilística, com quem foi aplicado um questionário estruturado apropriado aos objetivos desta pesquisa, e os resultados foram posteriormente analisados utilizando estatística descritiva. Como conclusão desse estudo ficou evidente que os consumidores buscam praticidade, economia de tempo e utilizam o serviço como forma de recompensa, optam pelos aplicativos em função da facilidade, clareza de informações, pela variedade, julgando como relevantes na tomada de decisão.
