TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)
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Item Mulheres e Agroecologia: mãos camponesas que manejam, cuidam, lutam e transformam o Sertão do Araripe(2024-03-05) Silva, Íris Maria; Silva, José Nunes da; http://lattes.cnpq.br/1731357666757671Apresento este Memorial com uma descrição da minha trajetória de vida pessoal e profissional até a chegada na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nessa descrição trago, num primeiro momento, o meu eu camponesa, de mulher negra criada na comunidade Chapada do Tamboril, zona rural do Município de Ouricuri localizado no sertão do Araripe, no estado de Pernambuco/Brasil. Eu estudante desde a escola na zona rural até a chegada na Universidade. Eu profissional que trago as minhas experiências profissionais até hoje. Num segundo momento, venho trazendo toda minha trajetória durante os quatro anos de curso de Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em forma de linha do tempo, e assim trago os meus aprendizados e dificuldades nesse espaço. Diante de todos os aprendizados, escolhi um tema central que me aprofundei mais, que foi mulheres e agroecologia e dentro deste realizei um recorte para pensar sobre as mulheres e os manejos de agroecossistemas, bem como o papel das mulheres nos diferentes processos de comercialização. Para tratar desses temas busco dialogar com a bibliografia especializada da área de conhecimentos, referenciando os aprendizados dentro dessa temática. Em seguida apresento as considerações finais trazendo o que levo de aprendizados e quais são as perspectivas para o futuro profissional.Item ATER agroecológica para a agricultura familiar no semiárido: do enfrentamento da fome, à abundância promovida pelos sistemas agroflorestais nos municípios de Buíque, Exu e Triunfo em Pernambuco(2024-02-04) Silva, Raul Brainer; Figueiredo, Marcos Antonio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4886000173439874Apresento em uma abordagem autobiográfica meu percurso acadêmico e profissional nesse memorial, onde muitas das reflexões foram obtidas por meio da vivência em diferentes territórios, no cotidiano de agricultoras em diferentes localidades do Semiárido. O referido documento tem como finalidade destacar a minha compreensão e aprendizados nas temáticas relacionadas a Educação em Agroecologia com processos participativos rurais, diante o conhecimento adquirido no Bacharelado em Agroecologia Campesinato e Educação Popular (BACEP) e a vivência da “Cultura Sertaneja” no território em torno do PARNA-Vale do Catimbau, Serra do Araripe e Sertão do Pajeú, através do Sítio Alcobaça, Associação dos Agricultores e Agricultoras da Serra dos Paus Dóias (AGRODÓIA) e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico (SABIÁ) no semiárido de Pernambuco. Relacionando o Conhecimento Científico Agroecológico aos conhecimentos ancestrais de comunidades tradicionais nativas, destacamos aqui a importância dos diferentes sistemas de cultivo e criação integrados, com arranjos de baixo impacto ambiental. Apresentando as vivências dos Estágios Supervisionados Obrigatório (ESO’s), a partir das práticas de manejo, implantação e beneficiamento do que é produzido nos Sistemas Agroflorestais (SAF’s), trazendo o SAF como estratégia para geração de renda, enfrentamento às mudanças climáticas e parte da solução ao enfrentamento da questão da fome no Nordeste Sertanejo, retratado na obra de Josué de Castro “Geografia da Fome”, publicada em 1964 e ainda atual quanto às problemáticas desenvolvimentistas que ameaçam a segurança alimentar no semiárido.
