TCC - Bacharelado em Agroecologia (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/3135
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Item Entre o campo e a arte: experiências agroecológicas culturais(2024-03-04) Pinto, Anna Guilhermina de Abreu; Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462; http://lattes.cnpq.br/7506637718136783Durante a minha caminhada no curso de Bacharelado em Agroecologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco, tive a oportunidade de vivenciar uma trajetória acadêmica enriquecedora. Ao longo desses anos, pude adquirir conhecimentos teóricos e práticos que me permitiram compreender a importância da agroecologia como ciência transdisciplinar. Desde o início do curso, percebi que a agroecologia vai além de uma simples técnica de produção agrícola. Ela engloba aspectos sociais, econômicos e ambientais, promovendo a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Essa visão holística despertou em mim a vontade de aplicar os princípios da agroecologia no meu dia a dia, tanto no meu Sítio quanto na minha comunidade. Ao longo dos anos, produzi diversos projetos no meu Sítio, buscando unir a arte e a educação com a conservação do meio ambiente. Através de eventos e da utilização de técnicas artísticas e educativas, como oficinas de pintura, escultura e aulas de educação ambiental com materiais recicláveis e barro, consegui obter resultados tanto em termos de criatividade quanto de consciência ambiental dos participantes. A arte tornou-se uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens sobre a importância da preservação da natureza, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos envolvidos. Além disso, percebi que a educação e a cultura desempenham um papel fundamental no processo de difusão da agroecologia. Por meio de oficinas e trocas de experiências, pude compartilhar os meus conhecimentos com outras pessoas, incentivando-as a adotar práticas sustentáveis em suas propriedades. Em síntese, a minha formação acadêmica em Agroecologia foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional. Através dela, pude compreender a importância da agroecologia como uma alternativa viável para a produção de alimentos saudáveis, mas para além disso, ela também valoriza o modo de vida sustentável, a cultura, a arte e a educação como elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais equilibrada e consciente. Também, pude aplicar os conhecimentos adquiridos no meu Sítio e na minha comunidade, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.Item Vivências e práticas agroecológicas: juventude do movimento sindical rural, semeando resistência e cultivando um mundo novo(2024-03-04) Barros, Bruno José Marques de; Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462Este trabalho tem objetivo de sistematizar minhas vivências e aprendizados no curso de Agroecologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Acessando os registros que foram feitos durante esse período; relatórios, mapas, fotos, vídeos, podcasts, entre outros. Pode fazer uma análise cronológica, e com o apoio do Calendário Sazonal, umas das ferramentas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP). Destacar as temáticas que mais dialogam com minha trajetória de formação como educador, dentre os diferentes espaços que tive a oportunidade de atuar. A questão agrária me chamou muito atenção devido aos movimentos de luta e resistência pela terra. A segunda questão mais relevante que se destacou durante a rememora foi a participação e evolução no movimento de juventude do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Ao ingressar na comissão estadual participei de diversas atividades do nível estadual ao nacional, durante as participações percebe a necessidade de se organizar para poder acessar as políticas públicas existentes, e de se construir novas que proporcionem a permanência e sucessão do homem e da mulher do campo, com dignidade e qualidade de vida. Identificando essa necessidade, busquei estudar sobre leis, políticas e programas existentes, para poder me apropriar e colaborar no acesso desses sujeitos a tais políticas.
