TCC - Bacharelado em Agronomia (UAG)
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Item Estudo paisagístico para a implantação de um jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo para a Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhuns(2018-08-27) Silva, Maria Maiane da; Braga, Maria do Carmo de Albuquerque; Rocha, Alexandre Tavares da; http://lattes.cnpq.br/4960111047922130; http://lattes.cnpq.br/6425147064576151; http://lattes.cnpq.br/1488641390477143O presente trabalho, refere-se à realização de um estudo paisagístico desenvolvido na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. Nesta pesquisa procurou-se averiguar sobre a implantação de um jardim sensorial como instrumento didático pedagógico inclusivo. De modo a encontrar respostas para esta problemática, foi realizada à revisão de literatura considerada pertinente para esta temática e ao levantamento de informação de modo a caracterizar o meio ambiente, da instituição onde o equipamento deve ser implantado. Para a concretização deste estudo procedeu-se em dá continuidade a pesquisa realizada pela autora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, realizada no período de agosto 2017 a agosto 2018, onde foi demonstrada a utilização do jardim sensorial como auxilio em aulas práticas pelos cursos ofertados na instituição. Posteriormente, procedeu-se uma fundamentação para a elaboração de uma proposta de implantação de um jardim sensorial, através de estudos sobre a situação e localização das possíveis áreas a serem analisadas. Estudos das tipologias de solos, assim como as prováveis espécies vegetais que podem compor um jardim sensorial. Assim como pontuações de acessibilidade e inclusão social. Ao final das avaliações e de posse de seus resultados a respeito da implantação do jardim sensorial indicou que a área 1 foi a que apresentou melhores resultados dos itens avaliados.
