TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2881
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Item Automatização de rotinas nos sistemas de informação jurídicos(2021-04-05) Nogueira, Endrick Eduardo da Silva; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954A partir da formação das indústrias até os dias atuais ocorreu uma grande evolução da maneira de trabalhar no dia-a-dia, e na área do Direito essa maneira tem obtido grande influência que parte da tecnologia em forma de ferramenta de auxílio para que os profissionais e empresas do setor possam exercer sua função de maneira mais proveitosa e ágil, sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado. Assim, através dos anos a tecnologia vem mostrando sua importância para a área jurídica oferecendo ferramentas que permitem aos profissionais aperfeiçoar o desempenho diário em função a demanda. Diante disso esta pesquisa tem como objetivo identificar os impactos de uso de um sistema de informação jurídico com rotinas automatizadas em um escritório de advocacia, a partir de uma discussão da utilização desse tipo de sistema. O procedimento metodológico adotado consistiu na realização de entrevista com profissionais envolvidos em seu uso, onde foram selecionados profissionais de cargos diferentes com o intuito de obter respostas baseadas em diferentes perspectivas, que por sua vez são construídos com base no perfil dos usuários em questão. Os resultados da entrevista exibiram que para os profissionais o sistema e suas ferramentas eram novidade, e que o aprendizado e a adaptação foram vistos como um desafio, que com a utilização do sistema no dia-a-dia, foi vencido e benefícios consideráveis foram adquiridos. Dessa maneira, concluiu-se que a utilização do sistema impactou de maneira positiva no cotidiano do escritório, pois beneficiou em diversos aspetos os profissionais, permitindo-os aperfeiçoar seu desempenho diário.Item Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho(2021-03-04) Marques, Wanderson Rodrigues; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0124023393200221Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.Item Plataformas on-line de aprendizagem tecnológica: mapeamento sistemático de pesquisas publicadas entre 2017 e 2021(2022-07-27) Vieira, João Carlos Dantas; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/7380342150319284As plataformas digitais de oferta de cursos on-line na área de TI têm tornado processos de qualificação profissional mais dinâmicos e flexíveis, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as percepções existentes na literatura acerca das plataformas on-line de oferta de cursos para formação na área de TI, a partir de uma reflexão sobre as plataformas on-line de aprendizagem tecnológica e um mapeamento sistemático de literatura. O referencial teórico contemplou discussões acerca de técnicas e princípios adotados em revisões bibliográficas e reflexões sobre as principais plataformas que ofertam cursos de TI no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na definição de critérios de seleção de textos acadêmicos e aplicação de palavras-chave em ciclos sistemáticos em motores de busca para composição de um corpus a ser analisado qualitativamente. Os dados obtidos indicam que as plataformas dispõem de modelos de negócios, limitações, potencialidades e públicos-alvo distintos, e que há poucas pesquisas abordando as características das mesmas com profundidade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a necessidade de mais pesquisas abordando estas ferramentas a fim de promover seu uso de forma mais ampla, fundamentada e crítica, contribuindo assim para formação de mão-de-obra qualificada na área de TI.
