TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)
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Item Crimes virtuais: aspectos legais e validade das provas e documentos gerados nas redes sociais, uma revisão integrativa(2017) Lima, Gustavo Pereira de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299A internet tem uma função importante para distribuição de informações em pouco tempo e com a ajuda das redes sociais esse divulgação tem um alcance cada vez maior. A rede social tem grupos de participantes que tem interesses e valores comuns. Com o uso da internet não existe mais as barreiras geográficas assim as pessoas interagem entre si como se estivessem lado a lado pois as mensagens são recebidas e respondias em questão de segundos. Isso remete a prática da mídia, onde, é preciso estar atento também para o profissionalismo, visto que essas mídias necessitam de cuidados estratégicos onde o consumidor será encontrado, em qual tipo de mídia social ele está e o que ele procura nela, são algumas questões que merecem atenção. Com o objetivo de analisar a importância dos aspectos legais das leis de crimes virtuais com finalidade de mostrar a validade da veracidade dos fatos, foi feito uma revisão integrativa através de uma abordagem da pesquisa de cunho qualitativo, como forma de análise quando adentramos os estudos envolvendo as ciências humanas, do qual, Foram utilizados como coleta de dados artigos relacionados os crimes que são caracterizados como virtuais que tiveram veracidades nos fatos e reportagens integrativas as tipificações de crimes virtuais entre 2010 à 2016. Assim, os estudos abordaram as denuncias relacionadas aos conteúdos ilícitos na internet vem com uma variação entre 8,29%, aponta levantamento da central nacional de denúncias de Crimes cibernéticos da organização não governamental (ONG) SaferNet Brasil. Segundo o CERT(Centro de Estudos para Resposta e Tratamento de Incidentes em Computadores), permeia as denuncias causadas nas redes sociais onde estão 5.021 conteúdos racistas, 1.969 relacionados a pornografia infantil, 1.513 quanto a apologia eincitação a crimes contra a vida, 635 relacionados a homofobia, 494 à xenofobia, 233, à tráfico de pessoas, 186 neonazismo e 181 genocídio. Contudo, com todas as previsões legais contidas e explicitadas em lei, ainda é muito comum na sociedade a identificação de crimes raciais através da internet.Item O potencial de transformação da atual lógica monetária pelas Criptomoedas, as controvérsias e barreiras para a sua regulamentação(2019) Gomes, Iradiane Santana; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/5147164862936435Durante muito tempo a forma como as finanças eram controladas seguiam sem muitas alterações significativas, e a modernização ofereceu aos indivíduos mudanças no modo delidar e/ou investir o seu dinheiro. Este documento procede de uma pesquisa teórica que faz um balanço sobre as mudanças desde o início das trocas comerciais até a utilização de uma nova moeda de troca, criada através das tecnologias de informação. O bitcoin: um tipo de criptomoeda, ou moeda virtual, criada no ano de 2009, deu início ao conceito de criptomoedase altcoins, responsáveis por revolucionaras formas de transações tradicionais,que se diferemdas moedas tradicionais, pois não estão vinculadas a uma entidade bancária. O documento visa também entender quais as potenciais mudanças sofridas na economiaa partir do uso de tais moedas, haja vista que uma de suas principais características é o alegado anonimato dos usuários. Como não há bancos ou governos centralizando as operações, se algum crime ou infração for cometido elas são praticamente impossíveis de serem rastreadas, o que permite que várias organizações criminosas vejam esse tipo de comércio atrativo. A falta de leis especificas para regulamentação também dificulta o ingresso de usuários aumentando o risco de investimento. Contudo apesar desses fatores, as moedas virtuais ainda contam com uma série de vantagens que as tornam tão populares e rentáveis, taxas menores que as moedas tradicionais, valorização crescente, menos burocracias, validade em qualquer território. Essas vantagens oferecidas para o usuário fazem com as criptomoedas sejam criadas, cada uma para atender um público diferente. Finalizando o percurso foram levantadas e analisadas quais as principais barreiras para a regulamentação e a confiabilidade das criptomoedas. Seria esta a nova forma de negociação mundial, legal em todos os países? Essa nova maneira de transação tem o poder de substituir as formas como as transações acontecem atualmente?Item Proposta de Sistema de Gerenciamento de Materiais Didáticos (Guias) para Polos da Universidade Aberta do Brasil(2019) Vasconcelos, Jefferson Lacerda; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3535626278515590Este trabalho visa apresentar um protótipo de sistema web para gerenciamento de materiais didáticos de Polos da Educação à Distância. Através daelaboração deste, é possível visualizar a integração dePolos e das Instituições de Ensino Superior que os compõem num mesmo ambiente, podendo suprir com as necessidades atuais de gerenciamento dos materiais didáticos disponibilizados para as bibliotecas. Este foilevantado através da análise de requisitos obtidos no Polo Pesqueira, que possui as Instituições: IFPE, UFPE e UFRPE.A pesquisa realizada possui abordagem qualitativa e as estratégias metodológicas são através deprototipação e estudo de caso. Para constatação da necessidade de desenvolvimento do sistema, foi realizada uma pesquisa de opinião, logo após, foram estudadas as funções e os respectivos atores que se relacionam com as mesmas, os atributos necessários para gerenciamento de guias elevantados os requisitos funcionais,não funcionais e as regras de negócio. Com base nos dados e naquilo que foi apresentado, elaborou-se o protótipo, o qual pode identificar as reais necessidades de execução do sistema já que, além de não haver nenhum controle informatizado do material, também não há algo que integre de alguma forma, as Instituições,a biblioteca e o Polo em um mesmo ambiente virtual.Item Computação Desplugada como ferramenta de ensino para desenvolver o pensamento computacional(2019-08-12) Silva, Valeria Maria dos Santos; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/9782699041915093O tema Pensamento Computacional vem sendo discutido mais abertamente entre os educadores e os órgãos públicos representantes da educação. O Pensamento Computacional é um processo de pensamento que utiliza os conceitos básicos da computação para a solução de problemas. Os estágios do pensamento computacional envolvem a abstração, a automação e a análise. Ao fazer uso desses estágios é possível encontrar soluções mais eficazes e simples para resolver problemas. Foi pensando nesse tipo de conceito que se optou por realizar a pesquisa. As atividades desplugadas utilizadas na pesquisa funcionaram como uma boa metodologia de ensino, uma vez que a escola não possuía infraestrutura tecnológica como, por exemplo, computadores e acesso a internet. Sendo assim o presente trabalho teve como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de ensino básico que foi aplicada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental II. A pesquisa teve a intenção de apresentar aos alunos o Pensamento Computacional, por meio de atividades desplugadas. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como exploratória e de campo, a partir de qual foi possível obter dados tanto qualitativos como quantitativos. Os objetivos foram alcançados e os resultados foram satisfatórios, uma vez que o objetivo inicial da pesquisa foi atingido, os alunos compreenderam o conteúdo abordado, e contribuíram com sua opinião, classificando as atividades como divertidas e de fácil entendimento.Item Análise de sentimentos em publicações do Stackoverflow(2019-08-22) Santos, Luiz Felipe dos; Trindade, Cleyton Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6298429503812388A utilização de redes sociais, fóruns e diversos meios de comunicação, vem crescendo ex-ponencialmente, refletindo diretamente na quantidade de dados gerados na internet, uma grande parcela dos dados gerados, estão abertos e podem ser acessados e processados. Com isso, as possibilidades geradas com os dados abertos, tem atraído vários pesquisadores e empresas, com o intuito de extrair informações preciosas sobre seus clientes. As informações extraídas a partir dessa massa de dados, podem mudar a estratégia de diversas empresas e pessoas. Nos fóruns sobre computação, é possível visualizar o mesmo padrão, várias pessoas interagindo e gerando diversas informações sobre a tecnologia da informação e seus derivados. A pesquisa passará por todo o ciclo da análise de sentimentos, captação dos dados na plataforma do StackOverflow, tratamento dos dados, processamento de linguagem natural, treinamento dos algoritmos e a classificação. Com o intuito de mostrar as etapas de processamento e classificação dos dados, comparar as abordagens de classificação e extrair informações sobre a base de dados analisada. Após a aplicação do ciclo da análise de sentimentos, foi possível comparar os resultados de cada classificador e extrair informações sobre a base de dados analisada, sobre a performance dos classificadores em base de dados não estruturadas e a dificuldade de trabalhar com base de dados na língua portuguesa.Item Ensino e aprendizagem de lógica de programação com linguagem visual em blocos no 5º ano do ensino fundamental(2020) Lima Filho, Manoel Pereira de; Diniz, Juliana Regueira Basto; Miranda, Ana Clara Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/9454892742755108; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/5986038272786137Apresentamos nesse trabalho de conclusão de curso algumas soluções tecnológicas e teorias de aprendizagem para uma educação tecnologicamente digital. Demostramos que a educação pode acompanhar e apropriar-se das tecnologias,alinhando a educação formal ao contexto social e temporal permitindo um processo de ensino e aprendizagem mais significativos, cuidando-se de não transformar a educação com uso de tecnologia em educação tecnicista, dissociadas de contexto e de significação para os alunos. Abordamos o construcionismo defendido por educadores como Seymour Papert,que propôs e desenvolveu uma teoria derivada do construcionismo denominada construtivismo, tendo instrumentalizado suas ideias ao desenvolver, junto com outros pesquisadores,uma linguagem de programação que proporciona uma aprendizagem tecnológica para o entendimento da programação de computadores por crianças de maneira crítica e construtivista. Assim, descrevemos algumas ferramentas baseada nas ideias originais de Seymour Papert e suas evoluções tecnológicas. Tais ferramentas usam linguagens visuais em bloco para construção de programas com recursos multimídia,possibilitando a construção de jogos ou para criação de aplicativos mobile. Chegamos a apresentar uma solução comercial para aplicação de robótica educacional chamada Lego MindstormsEV3. Saímos da abordagem teórica e realizamos um estudo de caso que demonstra a aplicação da robótica educacional para o ensino de lógica de programação utilizando programação visual em blocos aplicada a alunos do 5º ano do ensino fundamental, demostrando os desafios propostos,os respectivos resultados alcançados pelos alunos, como também, a percepção dos participantes, descrevendo seus feedbacks, que podem ser importante relato para as melhorias na aplicação das aulas de programação com robótica educacional e realização de trabalhos futuros. Assim, nesse trabalho realizou-se uma pesquisa exploratória demonstrando as principais ferramentas para o ensino de lógica de programação que utilizam uma abordagem visual em blocos de programação, sendo definida uma ferramenta de educação tecnológica que permitiu a criação de estruturas robóticas que poderão ser programadas e experimentas de forma prática, proporcionando uma abordagem teórico-prática para o ensino e a aprendizagem de lógica de programação.Item Sistema IoT de Monitoramento do Nível da Água de Rios para Cidades Inteligentes(2021-02-23) Ramos, João Luiz da Silva; Nóbrega, Obionor de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8576087238071129; http://lattes.cnpq.br/3994213714014169Atualmente, as fortes chuvas são as principais causas de desastres naturais no Brasil, ocasionando o transbordamento dos rios e transtornos para a comunidade atingida por este problema. Diante disso, desenvolveu-se o protótipo de um dispositivo de baixo custo, cujo principal objetivo é monitorar e transmitir os dados obtidos (volume do nível da água dos rios). Considerando a transmissão e análise dos dados, o dispositivo está habilitado no conceito de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas, pois utiliza-se da tecnologia da informação para coletar, analisar e transmitir dados. Para a construção do protótipo, utilizou-se uma placa microcontroladora Arduino e alguns outros componentes eletrônicos. O código-fonte do dispositivo foi desenvolvido através do Arduino IDE, um compilador de códigos, baseado na linguagem de programação C/C++, onde os dados recebidos pelo hardware serão interpretados e analisados. Um teste de acurácia foi aplicado para identificar e relacionar os valores obtidos pelo dispositivo, onde os resultados foram satisfatórios, considerando que os dados de distância capturados pelo dispositivo foram precisos, comparados com a grandeza física real. Foi realizada uma simulação em um recipiente cilíndrico (onde tal cenário pode ser feita uma co-relação com um rio), onde os resultados atingiram as metas esperadas: através do código desenvolvido, calcular a distância entre o nível da água e o dispositivo, interpretar o valor calculado e acender o LED relacionado à situação do nível da água (LED vermelho para o nível alto, LED amarelo para o nível médio ou LED verde para o nível baixo). Diante desse resultado, é possível validar a funcionalidade do código desenvolvido e do hardware construído.Item Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho(2021-03-04) Marques, Wanderson Rodrigues; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0124023393200221Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.Item Avaliação de algoritmos multi-classe para classificação de solicitações enviadas a Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco(2021-03-29) Carvalho, Luiz Henrique Teixeira; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421A Ouvidoria Geral é um órgão público que abrange todo o estado de Pernambuco e todos os dias recebe diversas solicitações com os mais variados temas envolvendo todos os outros órgãos do estado, com isso em determinadas épocas do ano, essas solicitações podem chegar a onerar os recursos do estado. O objetivo principal desse trabalho é aplicar os algoritmos de classificação multi-classe nos dados obtidos a partir do portal da transparência, e tentar prever as solicitações enviadas a Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco Para obtenção dos dados da Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco, foi executada uma raspagem de dados no Portal da Transparência de Pernambuco. Foram obtidos os dados dos anos de 2017, 2018 e 2019. Foi aplicado nos dados da ouvidoria os algoritmos de Arvore de Decisões(Decision Tree), Floresta Aleatoria(Random Forest), Bagging e kNN. Os resultados mostraram que os algoritmos de classificação automática de dados, particularmente os algoritmos de Decision Tree(Arvore de decisões), Random Forest (Floresta Aleatória) e Bagging conseguiram de 55 por cento e 32 por cento nas classes de tipo e órgão respectivamente, tendo um aproveitamento de um acerto a cada duas tentativas na classe de tipo e de um acerto a cada três tentativas na classe de órgão. Os algoritmos também foram avaliados acerca de seu desempenho em tempo de criação e treinamento do modelo, tendo o algoritmo de Decision Tree(Arvore de decisões) como o mais performático.Item Uma análise sobre educação remota: um estudo sobre seu impacto na aprendizagem de alunos de graduação em um momento de pandemia(2021-03-29) Silva, Gilsimar de Assis; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3056301281255227Esta pesquisa busca discutir os impactos de aprendizagem resultantes da migração da educação presencial para a educação remota devido à pandemia da COVID-19. Foram expostos alguns pontos sobre a educação remota como por exemplo: as portarias que autorizaram a implementação do ensino remoto, algumas tecnologias empregadas na educação remota e a diferença entre ensino em EaD, ensino remoto e ensino híbrido. Como metodologia se utilizou o método hipotético-dedutivo. Ainda sobre a metodologia para coleta de dados se utilizou a técnica direta extensiva, que foi, a aplicação de questionários por meio do google formulário à 13 alunos do 5º período dos cursos de bacharelado em sistema de informação e bacharelado em ciência da computação as perguntas do questionário foram constituídas de perguntas dicotômicas e de múltipla escolha e por último foi realizada uma extensa revisão teórica sobre o assunto. Como conclusão dessa pesquisa se notou que os impactos na aprendizagem dos alunos que mudaram da educação presencial para a remota foram negativos. Porém os pontos positivos dessa situação são, já se ter um modelo de educação remota piloto para ser utilizado em outros momentos de crise.Item Polygons: um jogo para auxiliar no estudo dos polígonos(2021-04-01) Lima, Reidylla Maria Santos de; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/5801736910631091Os jogos possuem um poder de atrair, concentrar e ensinar fortemente ligado às capacidades cognitivas das crianças e adolescentes. A interatividade e intuição que os jogos digitais transparecem, despertam estímulos, competências e habilidades, ao mesmo tempo que proporcionam entretenimento e aprendizado. Tendo em vista este cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional, tipo quiz, realizado na ferramenta GDevelop e aborda um dos principais assuntos da matemática do 6 ano do ensino fundamental, os polígonos, tornando a aprendizagem divertida e dinâmica. Espera-se que a aplicação do jogo desenvolvido neste projeto contribua para a compreensão dos polígonos, e resulte em um desempenho positivo entre os alunos. A proposta é indicar as etapas de construção do jogo, o processo de escolha dos detalhes e a importância de introduzi-los em salas de aula como auxílio para o professor.Item Automatização de rotinas nos sistemas de informação jurídicos(2021-04-05) Nogueira, Endrick Eduardo da Silva; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954A partir da formação das indústrias até os dias atuais ocorreu uma grande evolução da maneira de trabalhar no dia-a-dia, e na área do Direito essa maneira tem obtido grande influência que parte da tecnologia em forma de ferramenta de auxílio para que os profissionais e empresas do setor possam exercer sua função de maneira mais proveitosa e ágil, sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado. Assim, através dos anos a tecnologia vem mostrando sua importância para a área jurídica oferecendo ferramentas que permitem aos profissionais aperfeiçoar o desempenho diário em função a demanda. Diante disso esta pesquisa tem como objetivo identificar os impactos de uso de um sistema de informação jurídico com rotinas automatizadas em um escritório de advocacia, a partir de uma discussão da utilização desse tipo de sistema. O procedimento metodológico adotado consistiu na realização de entrevista com profissionais envolvidos em seu uso, onde foram selecionados profissionais de cargos diferentes com o intuito de obter respostas baseadas em diferentes perspectivas, que por sua vez são construídos com base no perfil dos usuários em questão. Os resultados da entrevista exibiram que para os profissionais o sistema e suas ferramentas eram novidade, e que o aprendizado e a adaptação foram vistos como um desafio, que com a utilização do sistema no dia-a-dia, foi vencido e benefícios consideráveis foram adquiridos. Dessa maneira, concluiu-se que a utilização do sistema impactou de maneira positiva no cotidiano do escritório, pois beneficiou em diversos aspetos os profissionais, permitindo-os aperfeiçoar seu desempenho diário.Item Análise do comportamento através dos dados coletados na internet(2021-04-07) Lima, Priscilla Amarante de; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/7284770857817456Este trabalho apresenta uma análise sobre o comportamento humano através dos dados coletados na internet. Serão apresentadas as Big Techs e o estudo de caso da Cambridge Analytica. Os registros digitais de comportamento podem ser acessados, através das curtidas no Facebook e serem usadas para prever de forma automática e precisa um intervalo de atributos pessoais altamente confidenciais, incluindo: orientação sexual, etnia, pontos de vista religiosos e políticos, traços de personalidade, inteligência, felicidade, uso de substâncias viciantes, separação dos pais, idade e sexo. A análise apresentada é baseada em um conjunto de dados de mais de 58.000 voluntários que forneceram curtidas no Facebook, perfis demográficos detalhados e os resultados de vários testes psicométricos. O modelo proposto usa redução de dimensionalidade para processar os dados de curtidas, que são então inseridos em regressão linear para prever perfis psicodemográficos individuais de curtidas. O modelo classifica corretamente entre homens homossexuais e heterossexuais em 88% dos casos, afro-americanos e Americanos caucasianos em 95% dos casos, e entre democratas e Republicanos em 85% dos casos. Para o traço de personalidade "Abertura", a precisão da previsão está próxima da precisão teste-reteste de um padrão teste de personalidade. São apresentados exemplos de associações entre atributos e curtidas e discutidas as implicações para a personalização online e privacidade.Item A importância dos Dados Estruturados, Não Estruturados e Semiestruturados os desafios da sua utilização nas organizações brasileiras(2022-02-18) Simões, Rachel Albuquerque Mangueira; França, Sônia Virginia Alves; http://lattes.cnpq.br/6477581135066258; http://lattes.cnpq.br/1476668673947358Devido ao avanço contínuo do Big Data e a necessidade cada vez mais de alcançar vantagem competitiva no mercado, as organizações estão se deparando com os novos desafios desta nova realidade e acompanhando a importância dos dados estruturados e não estruturados no mercado. Os dados são os atores principais no papel do desenvolvimento de softwares, são capazes de identificar padrões comportamentais de acordo com os diferentes nichos de clientes, insights e identificação de novas oportunidades a partir de sua análise. Desta forma, neste trabalho acadêmico foram levantados as vantagens e desvantagens, importância e desafios, baseada em pesquisas observacionais científicas participante de forma natural, onde a coleta de dados foi necessária para conseguir as informações, utilizando aspectos, analisando fatos e fenômenos do objeto de estudo em questão, participando efetivamente das atividades com finalidade de destacar os pontos de maior relevância para as organizações e sociedade no geral.Item Jogos digitais como ferramenta de desenvolvimento de habilidades em crianças com Trantornos do Espectro Autista(2022-02-18) Silva, Elton Martins; Diniz, Juliana Regueira Basto; http://lattes.cnpq.br/0175193064988810; http://lattes.cnpq.br/9388489442092206O mercado dos jogos digitais tem crescido muito nos últimos anos, com a produção de games que tem por objetivo principal o entretenimento e a diversão. Além do uso comum jogos digitais vêm ganhando outra visibilidade com objetivos educacionais, beneficiando a sociedade. O presente trabalho visa explanar como os jogos digitais podem auxiliar na construção de metodologias educacionais que venham a auxiliar no desenvolvimento cognitivo para crianças com transtorno do espectro autista, mostrando os principais jogos disponíveis desenvolvidos e estudados na atualidade, suas tecnologias principais de uso e benefícios propostos. Podendo esses games serem utilizados para o aprimoramento de metodologias educacionais que promovam a inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar, através do desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas. A capacidade de integração desse grupo na sociedade vem aumentando progressivamente nos dias atuais, com a conscientização da população e também com o auxílio do desenvolvimento das novas tecnologias. Nota-se um certo avanço quando o assunto é desenvolvimento e técnicas e métodos de ensino-aprendizagem voltado para crianças com TEA, nesse sentido a tecnologia é uma poderosa ferramenta aliada para melhorar as metodologias de ensino, já que os desafios e barreiras ainda se fazem presentes em muitos momentos. Fica enfatizado que é fundamental o incentivo de novos estudos no campo acadêmico, em conjunto com diversas áreas para promoção do conhecimento e direcionamento adequado das pesquisas tecnológicas, afinal a tecnologia é extremamente abrangente, e seus recursos devem ser utilizados para o benefício de todos na sociedade.Item Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA(2022-06-20) Santos, Anderson Bispo dos; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3410216969927683O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App.Item Sistemas de backup: um comparativo entre Bacula Community e Google Drive para empresas(2022-06-28) Silva, Aluizio Felipe Miranda da; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/9623681574388800No mundo informatizado que vivemos hoje, em plena revolução da sociedade 5.0, os cuidados básicos com os dados ainda são uma forte preocupação dos profissionais de TI. Backups de dados são a forma mais eficaz de se tratar as recuperações de desastres. É um conceito antigo, mas que para acompanhar os novos formatos de dados, mídias e ataques mal-intencionados sofisticados, evolui a cada dia. Com os dados se tornando, nos últimos anos, um dos ativos mais valiosos das organizações, é necessário sempre estar atento às melhores soluções de backups. Este trabalho é um estudo de caso que faz um comparativo entre duas soluções de backup conceituadas e acessíveis do mercado, estabelecendo variáveis desde a instalação, passando pela configuração e operação em produção destas soluções. Ao final apresentando um questionário que serve de roteiro para apoiar a decisão de novos profissionais de TI, que possam estar em dúvida sobre qual a solução mais adequada para sua instituição.Item Investigação sobre as tecnologias aplicadas na automação hospitalar(2022-07-20) Batista, Matheus Souza; Ramires, Lilian Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5754253973373414O avanço tecnológico contribuiu com o progresso em diversas áreas do mercado, entre elas, a automação industrial que supriu a demanda crescente de produção no mercado em conjunto com as evoluções tecnológicas no decorrer dos anos. pois existe uma grande crescente em direção a esse rumo com diversas pesquisas sendo desenvolvidas que podem facilitar procedimentos e agilizar processos como segurança, comunicação e gerenciamento. Dito isso, este trabalho visa mostrar algumas tecnologias no âmbito hospitalar que podem atualizar processos e um caso de uso para gerenciamento de tratamento de pacientes.Item Plataformas on-line de aprendizagem tecnológica: mapeamento sistemático de pesquisas publicadas entre 2017 e 2021(2022-07-27) Vieira, João Carlos Dantas; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/7380342150319284As plataformas digitais de oferta de cursos on-line na área de TI têm tornado processos de qualificação profissional mais dinâmicos e flexíveis, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as percepções existentes na literatura acerca das plataformas on-line de oferta de cursos para formação na área de TI, a partir de uma reflexão sobre as plataformas on-line de aprendizagem tecnológica e um mapeamento sistemático de literatura. O referencial teórico contemplou discussões acerca de técnicas e princípios adotados em revisões bibliográficas e reflexões sobre as principais plataformas que ofertam cursos de TI no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na definição de critérios de seleção de textos acadêmicos e aplicação de palavras-chave em ciclos sistemáticos em motores de busca para composição de um corpus a ser analisado qualitativamente. Os dados obtidos indicam que as plataformas dispõem de modelos de negócios, limitações, potencialidades e públicos-alvo distintos, e que há poucas pesquisas abordando as características das mesmas com profundidade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a necessidade de mais pesquisas abordando estas ferramentas a fim de promover seu uso de forma mais ampla, fundamentada e crítica, contribuindo assim para formação de mão-de-obra qualificada na área de TI.Item Experiência com usuário: estudo sobre a experiência com usuário que auxilia na eficiência e eficácia no funcionamento da secretaria escolar(2022-08-05) Macedo, Ludmylla Sabryna Shimizu de; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/1156525643227201Este trabalho tem como proposta mostrar como a experiência do usuário com um sistema informatizado pode contribuir para a realização das atividades da Secretaria das escolas estaduais de Pernambuco, de maneira que essas atividades sejam entregues nos prazos estabelecidos e com menores custos. A experiência com o usuário e a máquina é um dos temas discutidos em sistemas de informação, pois na organização, que neste trabalho é a escola é uma importante aliada no alcance dos objetivos organizacionais através das atividades desempenhadas pelos colaboradores. Para que isso aconteça, os funcionários precisam ter propriedade de como trabalhar com os sistemas através de treinamentos e que esses sistemas possam corresponder às necessidades do fluxo de trabalho da escola e verificar quais outros programas podem contribuir para a maior eficiência e eficácia. Portanto, com a realização de pesquisas com os usuários dos sistemas, pode-se perceber que experiência com usuário e máquina é essencial para um bom êxito na instituição escolar.
