TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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    Arte-design aplicada à produção digital: a criação de uma campanha visual para valorização da identidade nordestina
    (2023-06-22) Brito, Anderson da Silva; Laurentino, Auta Luciana; http://lattes.cnpq.br/3805752873099282; http://lattes.cnpq.br/3021512671623241
    O presente trabalho propõe um diálogo entre arte e design, consolidando assim a arte-design. Sua abordagem se dá no campo digital, considerando os aspectos de produção e reconhecimento identitário, aqui trazidos a partir das culturas midiáticas. Para seu desenvolvimento, utiliza-se da metodologia em design thinking, buscando formatar o projeto experimental artístico a partir de etapas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de campo para compreender o olhar do público sobre o reconhecimento cultural de suas regiões e possibilidades de comunicação artística. Feito isto, produzimos a campanha artística considerando a região nordeste e seus atributos afetivos e racionais. Os resultados expressos trazem uma visão de novas possibilidades de comunicação acerca da temática de regionalismo, apropriando-se dos aspectos de arte-design para o desenvolvimento de produções digitais que possam dialogar com o público e cumprir o seu papel social diante daqueles que o consomem.
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    Desenho e tecnologia: uma abordagem experimental
    (2019-07-27) Silva, Carlos Eduardo Galon da; Agra, Uirá Rupert Moreira Cruz e Costa; http://lattes.cnpq.br/1007832192720400; http://lattes.cnpq.br/6151872786827219
    Esta pesquisa qualitativa tem como finalidade refletir sobre o processo artístico a partir de um cruzamento entre desenho e tecnologia digital. Uma abordagem experimental em atelier foi elaborada, propondo maquinar o pensamento ao incorporar o uso do computador no momento da criação, da intenção antes do gesto. Para tanto, outros cinco artistas compartilharam suas ações no desenho contemporâneo e, dessa coleta, videoclipes de curta duração foram editados. A partir dessa lista de vídeos reproduzidos no modo aleatório, os circuitos da máquina determinaram o ritmo e a sequência de comandos para o artista executar no suporte. Buscando a reflexão e entendimento das questões abordadas, os conceitos teóricos de Luigi Pareyson, Arlindo Machado, Fayga Ostrower e Edmond Couchot apoiaram a análise deste método empírico. Examinando os procedimentos nessa produção, a exploração foi importante para rever as próprias estratégias de trabalho e impulsionar novos caminhos de produção artística.