TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2902
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Foto e resistência: a fotografia produzida pelo MST/BA como resposta à criminalização(2023-10-24) Pedroso, Letícia Tavares da Paixão; Lima, Morgana Gama de; http://lattes.cnpq.br/8342509136177925; http://lattes.cnpq.br/8231857707133272A Bahia sofre com constantes conflitos por terra, os quais resultam em uma ampla produção fotográfica sobre o tema, principalmente ao que se refere a atuação do MST. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância da fotografia na luta pela terra, principalmente aquela produzida pelo MST na Bahia. Esse objetivo é buscado a partir de: levantamentos bibliográficos a respeito da importância da fotografia na formação da imagem, levantamentos do histórico da relação do MST com a fotografia, discussão referente a produção fotográfica feita pela mídia abordando o tema, conceituação de criminalização e sua relação com a imprensa, levantamento das fotografias produzidas pela comunicação do MST no ano de 2022 e, por fim, realização de análises fotográficas. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa explicativa, ou seja, foram realizados levantamentos bibliográficos a respeito do tema, além de análise das imagens, a qual teve como base metodológica as categorias presentes na mensagem conotadas abordadas por Barthes (1990): pose, objeto e fotogenia. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que a fotografia produzida pelo MST possui importância cultural e informativa e se configura como resposta ao movimento de criminalização realizado pela imprensa. Sendo assim, autorrepresentação vai mostrar através de uma visão interna a contribuição positiva do MST para com a sociedade.Item Fotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observação(2023-09-18) Lucena, Eduardo Gomes de; Bracchi, Daniela Nery; http://lattes.cnpq.br/6149456459123478; http://lattes.cnpq.br/2435416144293028Esta pesquisa tem como propósito analisar a incorporação de dispositivos móveis na prática artística contemporânea, investigando o uso de fotografias capturadas por smartphones nos estudos de desenho de observação. Inspirada tanto na abordagem transdisciplinar dos artistas renascentistas quanto nas tecnologias contemporâneas, esta pesquisa acompanha os estudantes do Curso Técnico em Artes Visuais no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para representar a perspectiva uniocular e o ponto de fuga, a câmera dos aparelhos celulares pode ser empregada como auxílio técnico para recortar a paisagem desejada, além de registrar o espaço-tempo e permitir ao artista explorar detalhes minuciosos da cena. No contexto deste estudo de caso, foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Pintura durante três saídas de campo. Através das pinturas realizadas em uma praça próxima ao Campus, tornou-se evidente o uso frequente dos dispositivos móveis como ferramentas que enriquecem o processo criativo. Essas ferramentas proporcionam atributos que complementam a visão humana, incluindo zoom, recorte e a capacidade de capturar momentos específicos. Ao observar essa prática, a pesquisa destaca a intersecção entre arte e tecnologia ao longo da história. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de Observação Participante, permitindo ao autor vivenciar e registrar a interação dos estudantes com os dispositivos móveis durante a prática artística. A motivação para esta análise decorre da experiência do autor como técnico nos laboratórios de Pintura e Fotografia no Instituto Federal de Pernambuco,Campus Olinda.
