TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Entre traçados de tesouras e batidas de bombo: um estudo sobre o imaginário e o ensino de artes(2019-07-26) Silva, Suelma Cristina Bernardo da; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/4581218826933251O presente estudo parte de compreensão das interferências que o arcabouço imagético e imaginário cultural do/a aluno/a torna-se um facilitador no seu processo de aprendizagem na sala de aula, mais especificamente na disciplina de artes. Os percursos traçados por nossa história e construção cultural são um dos vieses mais ricos para a estruturação identitária de um povo. O arcabouço imagético criado por essas vivências tem, em diversas dimensões, muita ligação com as práticas socioculturais e as construções pedagógicas do seu processo de compreensão. A Teoria do imaginário segundo Gilbert Durand fora um dos norteadores desse estudo, pois a mesma permite traçar processos de compreensão do arcabouço imagético de forma sensível, a fim de compreender os processos contemporâneos e metodológicos de ensino de artes. Guiando-nos nesse percurso reflexivo dos processos de arte/educação, norteamo-nos através da Abordagem Triangular desenvolvida e experienciada pela pesquisadora Ana Mae Barbosa, que possibilita uma experiência solida e de aproximação das vivências artísticas, bem como, de todo o processo histórico cultural que a circunda. Buscando elucidar e dar bases a esse estudo, observações não participativas foram vivenciadas em ambiente escolar, buscando analisar os processos de troca ente alunos e professores, e a efetividade de utilização dos processos contemporâneos de ensino, bem como se dão o reconhecimento pessoal desses alunos nas atividades propostas. Após essas observações foi possível traçar um entendimento de como trabalhar o imaginário e as práticas contemporâneas em conjunto resultam em bons resultados escolares.Item Prática docente no ensino de artes: contribuições da formação inicial para licenciatura em artes nas séries finais do ensino fundamental em escola da rede municipal de Paudalho-PE(2019-07-06) Barbosa, Joselita Coelho da Silva; Souza, Thiago Rogério Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8058860732844067; http://lattes.cnpq.br/7559155278569732Este trabalho tem como objetivo analisar a prática de professores que lecionam a disciplina de artes nos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase nos procedimentos metodológicos adotados em suas práticas docentes a partir de tática que verifique a formação docente de professores que atuam no ensino de Artes e, que auxilie na identificação de como são planejadas e executadas as aulas de Artes atrelando as aproximações e distanciamento entre as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de artes e a prática docente de professores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de formação inicial, prática docente e procedimentos metodológicos, tendo como base os seguintes autores: (BARBOSA, 1985, 1991, 2010), (FERRAZ e FUSARI, 2009), (TARDIF, 2010), (PCNs, 1997). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de pesquisa de campo no colégio municipal de Paudalho, para a coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturada, questionário e observações de aulas, os sujeitos foram professores e alunos. Como análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo (BARDIN,1977). Os dados obtidos indicam que não há professores com formação em Artes na escola pesquisada. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a gestão educacional de Paudalho tem uma falta de compromisso com seus professores, pela falta de investimentos em capacitações, e com seus alunos, por terem professores sem formação ou capacitação. Deixando uma lacuna para o aprimoramento do ensino da artes.Item Artes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do Recife(2019-07-22) Silva, Gilmere Lopes da; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/8552453021644175O presente trabalho de pesquisa buscou compreender o ensino de Arte integrada às tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a vivência das práticas pedagógicas dos docentes nesse âmbito das escolas da Rede Municipal do Recife, tomando como base nos estudos de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro sobre a EJA, articulando as tecnologias às discussões de Ana Mae Barbosa sobre o Ensino de Arte no contexto educacional e Antoni Zabala sobre Prática Pedagógica. Para tanto, foi adotada como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada, bem como a observação de aulas de dois professores/as dessa modalidade de ensino. Considerando a arte como uma linguagem que se manifesta com características distintas em cada época e cultura, assim também, como as tecnologias, entendemos que sua apropriação por parte do estudante jovem e adulto significa a aquisição de conhecimento sobre si e sobre o mundo, com influência de suas próprias experiências de vida no processo de construção desse conhecimento. Desse modo, entendemos que, por mais que a Educação de Jovens e Adultos tenha obtido consideráveis avanços enquanto modalidade e campo de estudos, sua efetividade também é comprometida na medida em que os diferentes conteúdos e saberes são entendidos e ensinados de forma distorcida ou mesmo ignorados pelos docentes, quanto à realidade, e pelas instituições responsáveis pelo atendimento desse público especifico. Nesse sentido, os resultados mostraram que o ensino e aprendizagem de Arte integrada às tecnologias na EJA podem sofrer implicações a depender do contexto socioeconômico no qual os estudantes estão inseridos, da experiência e didática docente e também da faixa etária dos alunos.Item Desafios da prática educativa no ensino de artes visuais para os estudantes com deficiência visual(2019-07-15) Santos, Cláudia Magalhães Rodrigues dos; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0447878806420974Esta monografia objetivou compreender, através do discurso de dois estudantes com deficiência visual (um cego e outro com baixa visão), o que gera bem-estar e o mal-estar nesses sujeitos no contexto escolar, principalmente na sala de aula na disciplina de arte e vem elencar como o docente de Artes Visuais leciona para a pessoa com deficiência visual. Para construção dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada individualmente, no ambiente escolar. A análise foi fundamentada na proposta dos Núcleos de Significação, de base sócio - histórica. Os resultados revelaram que os estudantes sentem bem-estar na escola por se sentirem acolhidos devido ao relacionamento positivo que estabelecem com colegas, professores e demais profissionais da educação, bem como por poderem interferir nas mudanças da escola. Já o mal-estar está relacionado com a falta de autonomia, motivada pelas barreiras arquitetônica e atitudinal, esta última caracterizada pela falta de respeito dos colegas, enquanto o docente da disciplina de arte na sala de aula interage com todos os estudantes e principalmente com o de deficiência visual, favorecendo o desenvolvimento das suas potencialidades.Item Um olhar sobre o feminino nas artes visuais contemporâneas(2019-07-06) Brito, Ana Nery Francelino de; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/3286893681257974O universo da comunicação vem sofrendo mudanças radicais desde a invenção da fotografia, e das novas mídias. O Instagram vem impulsionando novas formas de fotografar, e nos possibilita a uma nova conversação imagética, e novos sentidos. Esta pesquisa teve como objetivo, realizar uma análise sobre as mudanças da narrativa do corpo feminino nas artes visuais ao longo da história, e de como nosso corpo pode ser utilizado enquanto expressão artística. Para isso, comparamos as nuances acerca das mudanças da narrativa visual na utilização do corpo feminino como sujeito na arte do século XX, realizando um recorte em forma digital, passeando sobre a pintura e fotografia. Além disso, exploramos o uso das novas mídias para expressar e produzir imagens, como o uso do aplicativo Instagram. Dessa forma, foram analisadas duas imagens que expressam o corpo feminino; sendo a primeira imagem analisada, a da artista mexicana Frida Khalo, com o seu autorretrato com cabelos cortados, produzido no ano de 1940. A segunda imagem é um autorretrato em fotografia da artista norte-americana Cindy Sherman, intitulada de Untitled Film Still # 6; uma obra do ano de 1977.A análise dos dados mostrou que este dispositivo pode ser utilizado como desencadeador para a construção de sentido na produção de imagens dessa mulher contemporânea, dispensando o uso de palavras para o compartilhamento desses registros efêmeros através do uso do aplicativo na internet.Item O componente de arte no Festival Takorama: uma experiência na Rede Municipal de Caruaru-PE durante a pandemia(2023-04-24) Gouveia, Francisco de Assis; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/2383171598386051O presente trabalho procura refletir sobre a experiência com o ensino de arte realizado no primeiro semestre de 2021 durante a pandemia com o projeto intitulado: O Componente de Arte no Festival Takorama, realizado na Rede Municipal de Ensino de Caruaru, com professores e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesta direção, relatar-se-á a vivência com projeto supracitado e analisar os impactos dessa ação com atenção aos princípios sócio filosóficos da compreensão de arte como conhecimento; do ponto de vista didático metodológico com abordagem triangular para o ensino de arte; e por fim, mensurar-se-á a efetivação do processo de ensino e aprendizagem em arte com aulas remotas na avaliação do projeto supracitado realizado. A partir do método da autoetnografia foi possível analisar a experiência desenvolvida, transcendendo as possibilidades diante o cenário conflituoso, para uma vivência exitosa que gerou objetivos alcançados e aprendizagens.
