TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2902
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Resultados da Pesquisa
Item Fotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observação(2023-09-18) Lucena, Eduardo Gomes de; Bracchi, Daniela Nery; http://lattes.cnpq.br/6149456459123478; http://lattes.cnpq.br/2435416144293028Esta pesquisa tem como propósito analisar a incorporação de dispositivos móveis na prática artística contemporânea, investigando o uso de fotografias capturadas por smartphones nos estudos de desenho de observação. Inspirada tanto na abordagem transdisciplinar dos artistas renascentistas quanto nas tecnologias contemporâneas, esta pesquisa acompanha os estudantes do Curso Técnico em Artes Visuais no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para representar a perspectiva uniocular e o ponto de fuga, a câmera dos aparelhos celulares pode ser empregada como auxílio técnico para recortar a paisagem desejada, além de registrar o espaço-tempo e permitir ao artista explorar detalhes minuciosos da cena. No contexto deste estudo de caso, foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Pintura durante três saídas de campo. Através das pinturas realizadas em uma praça próxima ao Campus, tornou-se evidente o uso frequente dos dispositivos móveis como ferramentas que enriquecem o processo criativo. Essas ferramentas proporcionam atributos que complementam a visão humana, incluindo zoom, recorte e a capacidade de capturar momentos específicos. Ao observar essa prática, a pesquisa destaca a intersecção entre arte e tecnologia ao longo da história. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de Observação Participante, permitindo ao autor vivenciar e registrar a interação dos estudantes com os dispositivos móveis durante a prática artística. A motivação para esta análise decorre da experiência do autor como técnico nos laboratórios de Pintura e Fotografia no Instituto Federal de Pernambuco,Campus Olinda.Item Encontros e reencontros: a cultura de Jaboatão dos Guararapes através da fotografia(2019-07-30) Guimarães, Claudia Patricia Carneiro; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/5069444258551767Esta pesquisa, intitulada “Encontros e Reencontros: a Cultura de Jaboatão dos Guararapes Através da Fotografia” tem o objetivo de abordar de forma qualitativa e experimental os conhecimentos prévios dos alunos dos sistemas de ensino municipal e da rede privada referente à utilização da fotografia como ferramenta de estudo do desenvolvimento social, histórico e cultural de Jaboatão dos Guararapes. Este trabalho também busca demonstrar a importância do Patrimônio Cultural para a identidade do município e a necessidade de sua preservação para a sociedade. Pretende ainda incentivar a comunidade escolar e a sociedade em geral a redescobrir a sua cidade através da cultura das imagens. Assim, foi avaliado a princípioconhecimento da comunidade escolar (alunos) sobre as personalidades locais como artistas, políticos e pessoas ilustres que vivem ou já viveram no município e também o quanto consideram importante o uso da fotografia como ferramenta de aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, com a inclusão de fontes como textos jornalísticos e relatos orais de moradores do município. A metodologia de trabalho incluiu a visita ao Instituto Histórico de Jaboatão (IHJ) e a participação na Festa da Pitomba (abril de 2019) para a coleta de dados.Considerando a hipótese de que somos uma comunidade imagética centrada nos apelos da visão e da visibilidade, mostrou-se que a fotografia não é composta apenas pela imagem estática. Ela também é carregada de conteúdos afetivos e que podem ser recuperados através do olhar. Além disso, os registros imagéticos perduram por mais tempo na memória e isso leva a crer também que a cada dia a viabilidade da utilização desse recurso em sala de aula se tornará uma “porta” para novos conhecimentos. Na prática, o trabalho foi desenvolvido por meio de entrevistas e questionários destinados aos alunos e professores de duas escolas de ensino fundamental com foco no 9° ano, sendo uma pública e outra particular. A escolha se deu mediante a investigação do ensino da História local e uso da fotografia em sala de aula como ferramenta para o ensino e resgate dessa História.Também se averiguou, de acordo com o repertório dos participantes, sua relação com a cidade e com a própria fotografia. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que é inegável a importância do registro fotográfico para que se estabeleça uma relação de pertencimento cultural, histórico e de caráter afetivo local.
