TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2902
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Item Do barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formais(2023-10-25) Melo, Luiz Carlos de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um plano de execução de uma oficina de modelagem de barro que visa estimular e incentivar manifestações artísticas junto ao público infantil em contexto educacional não formal localizado na zona canavieira do estado de Pernambuco. O referencial teórico contempla discussões sobre a importância do ensino da arte como processo de educação, o papel do arte-educador e educador social, bem como o uso de barro e cerâmica em manifestações artísticas. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de reflexões teóricas e entrevistas com membros da comunidade local a fim de identificar necessidades educacionais a serem trabalhadas no plano de oficina desenvolvido. Os resultados compreendem reflexões sobre os relatos dos indivíduos e a proposição do plano de atividades a ser implementado no local, que poderá também embasar e ser adaptado para ações semelhantes realizadas em outros contextos, contribuindo com o trabalho de arte-educadores e com a formação de grupos minoritários para as artes e o desenvolvimento de uma consciência crítica.Item O uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea no ensino médio(2019-07-31) Souza, Izauro Henrique Fairbancks de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5290517456182007Este trabalho tem como objetivo promover o uso de dispositivos móveis no ensino de arte contemporânea para o ensino médio e demonstrar sua importância dentro deste processo. Ele demonstra o quanto a sociedade de um modo geral tem preconceito pela arte contemporânea e pelo uso desses dispositivos pelos próprios docentes e discentes em sala de aula. O trabalho também aborda de forma breve a linha do tempo da arte-educação brasileira, passando por diversas fases e relacionando a fatos importantes ligados a política do país e as principais personalidades responsáveis por mudanças metodológicas educacionais do ensino da arte. A abordagem teve como base o apanhado histórico da arte educação brasileira e principalmente as entrevistas semi-estruturadas feitas com professores de arte em locais situados na Região Metropolitana do Recife, onde foi possível identificar perfis de docentes, discentes e escolas para realizar a análise de problemas e saber que os dispositivos móveis juntamente a metodologias específicas como a abordagem triangular da Professora Ana Mae Barbosa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na arte-educação.
