TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
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Item A realização do sujeito nulo no português de Pernambuco em textos jornalísticos dos séculos XIX ao XXI(2025-02-26) Santos, Camily Cristina Portela dos; Silva, Cláudia Roberta Tavares; http://lattes.cnpq.br/0948124881794535; http://lattes.cnpq.br/9760248515676619O presente trabalho tem como objetivo compreender o comportamento dos sujeitos nulos em amostras de textos jornalísticos produzidos entre os séculos XIX e XXI com enfoque na tradição discursiva dos respectivos gêneros: carta de leitor e editorial. Logo, a partir da análise de 80 textos retirados do Diário de Pernambuco (40 de cada gênero), foi possível mapear e analisar a ocorrência dos sujeitos (nulos e plenos) tendo como base a teoria gerativista de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e seguintes). Com base na análise realizada, os principais resultados obtidos foram os seguintes: (i) maior ocorrência dos sujeitos nulos em detrimento dos sujeitos pronominais; (ii) traços de impessoalização no editorial através da utilização do sujeito pronominal na terceira pessoa e o sujeito nulo; (iii) ampla utilização do sujeito nulo em primeira pessoa na carta de leitor. Tendo em vista os resultados obtidos, buscamos ampliar a discussão sobre os contextos que licenciam e restringem a utilização do sujeito nulo considerando as mudanças paramétricas dos gêneros estudados.Item Uso e função da partícula que em três fases de editoriais pernambucanos(2020-11-06) Rocha, Edileusa Batista da; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304O presente artigo tem como objetivo analisar o uso e a função da partícula que em exemplares de editoriais de jornais pernambucanos dos séculos XIX e XX em três fases: político-panfletária, literário-independente e telegráfico-informativa. Para isso, contemplam-se os estudos morfossintáticos, com ênfase funcionalista da linguística de texto (NEVES, 2018) e na perspectiva da linguística sócio-histórica do português brasileiro; nas tradições discursivas (KABATEK, 2006), considerando a historicidade dos textos e da língua: o caso da historicidade do editorial (GOMES, 2007). O corpus é constituído por 09 editoriais pernambucanos, sendo 03 de cada fase. Desse corpus foram selecionadas 15 ocorrências de cada fase para a análise dos usos (frequência e função) da partícula que. Os resultados, ainda que preliminares, apontam que houve diminuição dos usos da partícula. Foram constatadas 281 ocorrências, sendo 113 da fase panfletária, 127 da fase literária e 41 da fase telegráfica comprovando, assim, a nossa hipótese de diminuição da frequência da partícula nos editoriais do século XIX ao XX. Dessas 15 ocorrências analisadas, com relação às funções, percebeu-se que as escolhas linguísticas foram preferencialmente no uso da partícula que exercendo classe gramatical de pronome relativo conectando dois termos de mesma função sintática.Item O uso da pontuação em editoriais das fases panfletária, literária e telegráfica(2019-12-09) Silva, Danielle Caroline Lins; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/3727669748999932O presente artigo busca traçar a historicidade do uso da pontuação na escrita de editoriais jornalísticos nas fases político-panfletária, literária-independente e telegráfico-informativa, na passagem do século XIX ao XX, que marcam a historicidade dessa tradição discursiva. O corpus é composto de sete editoriais, sendo três da fase panfletária, e dois das fases literária e telegráfica. A análise é de cunho qualitativo, visando observar os traços de mudança e permanência na pontuação dos textos referentes a cada fase descrita. O aporte teórico está pautado nos preceitos da Tradição Discursiva, com Kabatek (2004; 2005; 2006), Gomes (2007), Zavam (2009); e da Linguística Sócio-histórica, Gomes e Zavam (2018), Camara (2001), Andrade e Gomes (2018). Os resultados indicam que na passagem de uma fase a outra houve a transição de um emprego da pontuação predominantemente prosódico para um que contemple aspectos, para além dos prosódicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Vincular o ensino da pontuação a estudos como esse, é oportunizar vivências de um ensino interdisciplinar, fazendo o estudante enxergar os múltiplos recursos que a língua dispõe ao considerar os mais diferentes contextos de produção e finalidades comunicativas.
