TCC - Licenciatura em Letras (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/463
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Item Encantando o aluno: aprendizagem criativa em documento oficial da Rede Municipal do Recife(2024-02-27) Oliveira, Bruno Fernando da Silva; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/7022806709264634Este trabalho se baseia nas ideias da aprendizagem criativa (Resnick, 2020), metodologia interativa que se afasta da visão tradicional de ensino e busca encantar o aluno em sala de aula, tendo como resultado o engajamento nas atividades escolares. O objetivo deste estudo foi a análise do documento Política de Ensino da Rede Municipal do Recife - Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), de 2021, de modo a identificar possíveis orientações e/ou incentivos a um ensino que dialogue com a aprendizagem criativa e favoreça o encantamento do aluno em todas as áreas, de um modo mais geral, e, de modo mais específico, nas disciplina de Língua Portuguesa. Metodologicamente este trabalho é qualitativo e usa pressupostos básicos de análise do conteúdo, a saber, pesquisa por palavras-chaves, classificação de categorias e construção de significados. Os resultados apontam para a existência de três categorias que indicam a existência de proposições relacionadas à aprendizagem criativa e ao encantamento do aluno ao longo de todo o documento. No entanto, na seção específica de Língua Portuguesa, quase não há referências a essa perspectiva.Item Literatura afro-brasileira no livro didático da EJA: por uma prática pedagógica antirracista(2025-08-13) Alves, Allan Fernando Souza Vitor; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/6925372145131829Este estudo analisa a presença e a abordagem da literatura afro-brasileira nos livros didáticos de Língua Portuguesa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2025, com foco na coleção Nova EJA Moderna – Leitura e Escrita (volumes 1 e 2), adotada em uma instituição onde o pesquisador desenvolveu parte de sua trajetória docente durante os estágios supervisionados obrigatórios. De caráter qualitativo, a pesquisa apresenta abordagem exploratória e documental, utilizando análise de conteúdo para examinar autoria, representatividade étnico-racial, temáticas e formas de abordagem literária presentes nos materiais selecionados. Os resultados indicam que a literatura afro-brasileira aparece de forma pontual, superficial e desarticulada, sem intencionalidade pedagógica clara ou aprofundamento estético e político, destacando-se a escassez de textos de autoria negra e a ausência de propostas críticas de leitura que favoreçam o reconhecimento da identidade negra e o pertencimento dos estudantes da EJA. Conclui-se que, apesar de tímidos avanços, os livros didáticos analisados reproduzem uma lógica excludente incompatível com os preceitos da Lei nº 10.639/03 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que reforça a necessidade da elaboração de projetos pedagógicos antirracistas efetivos para o ensino da literatura na EJA. Este estudo contribui para o debate sobre a importância da literatura afro-brasileira como instrumento de representatividade, valorização cultural e justiça racial no contexto da educação de jovens e adultos.
