TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Mercado alternativo e participação feminina em brechós virtuais na Região Metropolitana do Recife, a partir da pandemia de COVID-19(2024-03-04) Souza, Samantha Kélia Bezerra de; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/6661822420617494Esta monografia objetivou analisar se brechós de vestuário e acessórios gerenciados por mulheres na Região Metropolitana do Recife (RMR) – enquanto parte representativa do mercado alternativo dialoga com as categorias de economia circular, sustentabilidade e empoderamento feminino. Nosso ponto de partida foi a hipótese do crescimento do mercado virtual de itens de reuso a partir da pandemia de Covid-19; bem como a ideia de Bourdieu (1990) para quem as relações simbólicas tendem a reproduzir as relações objetivas da sociedade e a indústria da moda ligada à economia linear representa esse enredo. Após revisão de literatura e aplicação de um questionário com o uso da Plataforma Google Forms, contendo perguntas fechadas e abertas, considerando as categorias acima descritas, concluímos que: a) os brechós funcionam como contraponto à economia tradicional e se relacionam com a economia circular, enquanto reutilização de produtos aumentando seu ciclo de vida; b) relacionam-se com a sustentabilidade, considerando que a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, diminuindo assim a pegada ecológica causada pelo modelo fast fashion; c) relacionam-se com questões ligadas ao empoderamento feminino, a partir do momento em que se afastam do ‘empoderamento light’ proposto por Corwnall (2018) no qual as mulheres recebem crédito e treinamento para serem inseridas no mundo do trabalho, sem qualquer preocupação com as práticas deletérias próprias do mercado capitalista. Os brechós permitem às mulheres um modelo de negócios na qual elas possuem um nível de liberdade para empreender de acordo com suas concepções, que acaba por ser benéfico tanto para as empreendedoras, quanto para as consumidoras. Por fim, concluímos a Covid-19 afetou as participantes de nossa pesquisa de maneiras distintas, mas que o empreendimento em brechós ajudou muitas delas a enfrentarem esse período, tanto do ponto de vista financeiro, como familiar e pessoal, bem como atestamos a hipótese inicial de crescimento desse modelo de negócios após a partir do período pandêmico.Item Rivais em campo, irmãs na luta: os desafios e conquistas dos movimentos de mulheres no futebol pernambucano(2023-08-14) Sarinho, Bárbara Santos; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/1272819846123550O trabalho apresenta uma investigação sobre os movimentos de mulheres no futebol pernambucano e sua luta pela igualdade de gênero no futebol, a partir da identificação de três movimentos na cidade de Recife: Movimento Coralinas (Santa Cruz), Elas e o Sport (Sport) e Timbuzeiras (Náutico). Por meio de observação participante, aplicação de formulário via Google Forms e a realização de três entrevistas semiestruturadas, entre os meses de novembro de 2022 e junho de 2023, o trabalho sugere que tais movimentos estabelecem-se em um espaço híbrido entre as redes sociais digitais e as arquibancadas, configurando comunidades de afeto e acolhimento (Maffesoli, 1998; Weber, 1987; Elias, 1980) bem como comunidades instantâneas de prática transformadora (Castells, 2017). As relações entre os movimentos de mulheres no futebol e outras organizações demonstram uma atuação em rede (Scherer-Warren, 2006) com a finalidade de enfrentamento de desafios para alcançar seus objetivos.Item Dos limites da habitação à liberdade do habitar: uma análise de gênero da provisão habitacional do Programa PAC-Beberibe(2018) Mendonça, Maria Carolina Lins; Arrais, Leonardo Antonio Cisneiros; http://lattes.cnpq.br/6303281122303996; http://lattes.cnpq.br/1989682684892833O presente estudo busca analisar o processo de implementação do Programa de Saneamento Integrado da Bacia do Beberibe, PAC-Beberibe, considerando a provisão habitacional construída no âmbito desse Programa (o Conjunto Residencial Governador Miguel Arraes), a partir das relações sociais de gênero. Objetivamos, pois, (1) depreender os elementos que influenciam a relação da mulher com o habitat, (2) analisar o contexto no qual ocorre a realização do habitar das moradoras do referido residencial, e, por fim, (3) verificar se a política habitacional implementada contribui para a diminuição das desigualdades de gênero. Para tanto, o estudo comporta a adoção da abordagem qualitativa e o enfoque teórico de gênero para a compreensão de seu objeto. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos e de garantir maior confiabilidade a nossa investigação, através da triangulação de dados e de resultados, foram utilizados os instrumentos da observação participante, da análise documental e bibliográfica, além de entrevistas semiestruturadas com seis beneficiárias do Programa. Tais dados foram tratados à luz dos conceitos de gênero (SCOTT, 1989) e de habitar (HEIDEGGER, 2008), bem como tomando como base os indicadores de monitoramento elaborados pelo pela Relatoria do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Nossas análises apontaram, dentre outros resultados, que, na visão das beneficiárias do programa, as estratégias de ação do PAC-Beberibe em nada contribuem para reduzir, no campo do desenvolvimento territorial, as desigualdades sociais enfrentadas pelas mulheres. Os achados desta pesquisa podem contribuir, portanto, para a construção de reflexões mais aprofundadas acerca da complexidade que envolve a relação entre gênero e políticas públicas, bem como na oferta de um aporte científico relevante à formulação de políticas habitacionais que considerem o caráter indissociável entre o construir, o habitar e o pensar, considerando as relações de gênero.Item Cabelo crespo e mulher negra: a relação entre cabelo e a construção da identidade negra(2018) Freitas, Geisiane Cristina de Souza; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/0789389803649488Constitui como principal objetivo desta pesquisa a verificação do impacto do racismo estrutural na construção da identidade da mulher negra no que diz respeito ao cabelo crespo. O objeto de estudo foram mulheres negras que são alunas da UFRPE dos cursos de Ciências Sociais, História e Educação Física, a pesquisa foi abordada através do método qualitativo com o uso de entrevistas para investigar a relação do cabelo crespo com a construção da identidade negra. A partir dos apontamentos feitos por elas foram discutidos os conceitos de raça, racismo, identidade, estética e estética negra e como este hiato impacta na subjetividade e na percepção delas sobre suas respectivas identidades. Chegou-se ao entendimento que em decorrência do racismo estrutural que inferioriza a beleza negra, as mulheres não se reconheciam como negras antes de passar pela transição capilar e pela ressignificação de seus cabelos crespos.Item Mulheres e questões de gênero nas Ciências sociais: uma análise das matrizes curriculares do curso de Ciências sociais da UFRPE(2018) Santos, Amanda Ramos Alves dos; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/6465456614324783Esta monografia investiga quais espaços são ocupados pelas mulheres autoras e conteúdos relacionados às questões de gênero nas matrizes curriculares do curso de Ciências Sociais da UFRPE. Para tanto, em um primeiro momento houve uma revisão bibliográfica, a partir da consulta de literatura que trata das temáticas da história das Ciências Sociais na UFRPE, questões curriculares e da inclusão de gênero, e dos estudos pós-coloniais enfatizando as perspectivas feministas. Durante a pesquisa a coleta de dados se deu através das análises documentais dos Projetos Pedagógicos do Curso e dos textos administrativos. Assim, foram identificadas nas bibliografias básicas de todas as disciplinas obrigatórias presentes nas segunda e terceira matrizes curriculares as autoras que foram e são trabalhadas durante a graduação e como todos os componentes das três matrizes abordam ou não conteúdos relacionados às questões de gênero. Ainda na coleta de dados, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes e cinco discentes com a finalidade de identificar quais as percepções destes sujeitos sobre as disciplinas mapeadas e suas importâncias na composição das matrizes curriculares. A investigação revelou que ao longo destes 27 anos de história do curso houve uma crescente sensibilidade em relação à inclusão das questões de gênero e autoras mulheres. No entanto, os dados apresentados mostram que as autoras continuam sendo invisibilizadas e que as discussões de gênero ainda não estão propostas de forma consistente no currículo do curso de Ciências Sociais da UFRPE.
