TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/421
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item “Que a sua sede não precise só de água, nem sua fome necessite só de pão”: um olhar sobre o significado dado à arte pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Arte João Pernambuco(2024-02-26) Alves, Mariana da Conceição; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/9994777527111627Este trabalho discorreu sobre o olhar dado à arte e a importância do espaço da Escola Municipal de Arte João Pernambuco a partir da perspectiva das pessoas que dão vida a essa escola, funcionários e estudantes. Considerando a escola em seu papel de promotora de inclusão social e democratização do ensino das artes em contribuição para uma formação cidadã, esse trabalho se concretizou através da realização de uma pesquisa qualitativa in loco, fazendo uso da observação participante, observação direta e de entrevistas. Entre os achados da pesquisa foi evidenciado que em referência à significação dada à relação com a arte e o espaço escolar pelos entrevistados se destacam a visão terapêutica do ambiente artístico, seu vínculo com o caráter religioso e a sensibilidade de despertar neles uma visão mais ampla e crítica da realidade social. Além da realização profissional, da concretização de sonhos e da elevação da autoestima.Item A integração cultural na Rede Estadual de Pernambuco: o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno(2024-02-28) Sousa, Diego Henrique Barbosa Lima de; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652A cultura é reconhecida como um direito fundamental, e é dever do Estado garantir os direitos de acesso e manifestação cultural a todos os cidadãos. Nesse contexto, a escola destaca-se como instituição do Estado e agente de integração cultural por meio de suas práticas pedagógicas e curriculares. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo destacar a atuação da escola da rede estadual de Pernambuco como agente facilitador do acesso à cultura e compreender como as práticas pedagógicas auxiliam o debate, reconhecimento e ocupação de espaços culturais. Para tal, a investigação foi realizada em duas etapas: na primeira, busca-se compreender as atribuições teóricas do conceito de cultura, abordada por Câmara Cascudo (1983), das conjunturas culturais e práticas da política cultural, com Calabre (2007), Chauí (2008), Coulangeon (2014), Jourdain (2017) e Simis (2007), além das abordagens e metodologias pedagógicas trabalhadas por Paulo Freire (1980;1996;2005) e Celestin Freinet (1975). No segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com agentes da educação pública da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno, localizada em Abreu e Lima. Com base nos levantamentos teóricos e análise de dados coletados, foi possível compreender que a escola não apenas serve como um espaço de interação social para os jovens, mas também desempenha um papel fundamental na produção, identificação e preservação da cultura. Portanto, conclui-se que a escola, além de ser um espaço de interação e formação acadêmica, atua também como agente de integração cultural na vida dos jovens.Item Novo Ensino Médio (NEM): educação em um contexto neoliberal(2023-09-21) Vieira Junior, Francisco Danilo Sousa; Santos, Otávio Augusto Alves dos; http://lattes.cnpq.br/6806135209087830; http://lattes.cnpq.br/5063790686594309O presente trabalho tem como objetivo identificar os traços da racionalidade neoliberal na construção do Novo Ensino Médio (NEM), em específico, na implementação dos itinerários formativos, peça fundamental na reforma do ensino médio brasileiro. Por intermédio desta pesquisa, busca-se contribuir para o debate crítico acerca da reforma do ensino médio brasileiro, trazendo à tona a inserção da racionalidade neoliberal por meio da interferência do mercado na formulação de políticas públicas educacionais e no estabelecimento de um discurso mercadológico para com a educação. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de ordem qualitativa, através de uma análise documental e bibliográfica para fomentar o objetivo proposto.Item Sobre educação e sociologia: um estudo acerca da construção doconhecimento sociológico no ensino médio(2019) Leão, Gleyce Kelly dos Santos; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/5510216691103433O presente trabalho busca compreenderas atuais metodologias de ensino de sociologia para o Ensino Médio, e como estas contribuem para a construção do conhecimento sociológico. Entende que o ambiente em que se insere essas metodologias é o da educação, que desde os autores mais clássicos surge como uma temática amplamente discutida no âmbito da Sociologia, e a ela é atribuída grande importância no processo de socialização dos indivíduos. Nesse sentido, busca compreender esses métodos de (re)construção didática (LOPES, 1999) entre a gama teórica da Sociologia enquanto ciência para o ambiente escolar através de uma pesquisa social majoritariamente qualitativa. Desse modo, para realizar sua proposta, tem como fundamento epistemológico as teorias pós-coloniais, que buscam oferecer novas perspectivas e interpretações para as questões provenientes do meio escolar. Já a fundamentação metodológica se dá pelo levantamento bibliográfico de fontes secundárias, as observações de sala de aula, a aplicação de questionários com os discentes e as entrevistas semiestruturadas que culminam em algumas inferências metodológicas propositivas para a disciplina de sociologia. A pesquisa sustenta em seu arcabouço teórico um variado grupo de autores da sociologia clássica e contemporânea como Émile Durkheim (2011), Karl Marx (2004), Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1992) e Bernard Lahire (2014).Busca então, a partir do diálogo destes com as experiências práticas construídas em campo, assumir algumas conclusões acerca de quais metodologias são praticadas hoje, se existem problemas reais com esse início de construção do conhecimento sociológico e em caso de afirmativa, como tomar uma dimensão experimental propositiva que cumpra com a função de formar nesses jovens uma consciência crítica acerca das transformações e problemáticas sociais, políticas e antropológicas que permeiam a realidade brasileira, para além do senso comum e a partir do olhar sociológico.Item Escola de tempo integral no Município do Cabo de Santo Agostinho, na perspectiva dos estudantes(2019) Oliveira, Neuzitânia da Silva; Benzaquen, Júlia Figueredo; http://lattes.cnpq.br/0325443406402140; http://lattes.cnpq.br/0494741396276451O presente trabalho constitui-se de um estudo sobre a Educação Integral de tempo integral, na Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco, com o objetivo de analisar as percepções dos estudantes acerca da educação integral em geral e em particular, da escola em que estudam, bem como conhecer como se configuram as práticas em uma escola de tempo integral no cotidiano dos estudantes. Para a concretização do trabalho, foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo, com execução de entrevistas semi estruturadas com estudantes das três séries do ensino médio, na referida escola. Analisadas as entrevistas, constatamos que os estudantes, segundo suas colocações, consideram a escola em que estudam de boa qualidade, levando em conta que a escola é pública e reconhecendo dificuldades como limitações na estrutura física, na manutenção dos equipamentos e na alimentação. Observamos que a configuração das atividades escolares se diferencia pouco das atividades escolares de uma escola de meio turno, e que esse fato, ao nosso ver, não incomoda os estudantes. Observamos que existem diferenças entre o que foi proposto para educação integral, nos níveis federal e estadual e a realidade da escola, mas, é inegável que a escola apresenta situações que favorecem aos estudantes, como por exemplo, os estudantes afirmarem que o tempo integral os ajudaram a adquirir maior responsabilidade consigo e com as tarefas escolares, bem como no exercício do convívio coletivo, o que faz parte do desenvolvimento de habilidades exigidas para a vida cidadã, e que sem dúvida alguma, é um caminho para a consolidação de uma escola que contribua para formação integral de seus estudantes.
