TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)
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Item Controvérsias em torno de um conceito: um estudo da raça nas Ciências Sociais(2019-12-10) Nascimento, Elisa Duarte; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a importância da categoria “raça” na explicação sociológica das desigualdades sociais. Para tal, apresentamos um histórico do debate acerca da “raça” no Brasil, apontando as ideologias por trás do conceito nas teorias que se espalharam no país a partir do século XIX, expondo as imbricações entre os aspectos de raça e classe e analisando, através do exemplo das Ações Afirmativas de cotas raciais para o ingresso ao ensino superior, como se encontra o debate atual das relações raciais no Brasil. Nos utilizamos da revisão bibliográfica de diversos autores considerados de grande importância para o debate das relações étnico-raciais nacionais e internacionais. Percebemos, no fim do estudo, que por mais que alguns autores preguem a superação da utilização da “raça” enquanto conceito científico, este segue sendo um marcador social e, dessa forma, persiste sendo de extrema importância para entendermos a realidade social.Item Brasileiros na Alemanha: um estudo sobre a migração e integração social(2021-12-17) Souza, Carina Jéssica de; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/5753905436768992Ao abordar o fenômeno da integração social do migrante, focalizou-se a perspectiva dos sujeitos migrantes brasileiros que residem na Alemanha. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo compreender o cenário atual da população brasileira que atualmente reside na Alemanha, além de investigar o processo de integração social no país de destino e analisar suas perspectivas em torno das políticas de integração, ou da falta delas, a partir de suas experiências migratórias. Utilizou-se de metodologia quantitativa, com dados censitários divulgados pelo EUROSTAT, IBGE e Itamaraty, e qualitativa, com uso de dados primários produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Observou-se que a maioria dos sujeitos não possui cidadania alemã e nem de outros países que, em 2011, pertenciam à União Europeia. Os pontos em comum encontrados nas falas dos entrevistados foram: a dificuldade para aprender a língua; o clima frio; e percepção do Estado Alemão enquanto forte e equilibrado economicamente.
