Saúde (PROExC)
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Item Avaliação do perfil epidemiológico das pacientes atendidas no Núcleo de Saúde da UFRPE portadoras de vulvovaginites(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde, 2009) Dimech, Gustavo SantiagoOs corrimentos vaginais são, as principais queixas das mulheres atendidas em unidades de saúde onde é realizada a coleta do exame ginecológico. Estes sinais e sintomas geralmente responsáveis pelas vulvovaginites podem interferirem no relacionamento entre os parceiros e pertencerem ao grupo das DST´S, são considerados um grande problema de saúde pública. Diante destas considerações, podemos apontar como uma das prioridades da ginecologia na atenção à saúde da mulher a prevenção e a identificação precoce das vulvovaginites, de modo a oferecer tratamento adequado a cada especificidade de acometimento. Para isto, a equipe de médico ginecologista, deve ter à disposição materiais suficientes e adequados para identificar estas síndromes e assim, interromper a cadeia de transmissão. Diante desta situação, nos propomos a realizar a coleta de amostra de secreção vaginal para o exame de bacterioscopia (coloração de GRAM) de todas as mulheres que compuseram a amostra do estudo, assistidas pelo NAPS/UFRPE, assim como identificar no exame clínico fatores predisponentes as infecções e realizar a estratificação das pacientes quanto a idade, atividade sexual, patologias pré-existentes, queixas clínicas e vinculo (Estudantes, Funcionárias e Comunidade) para podermos identificar os principais agentes infectantes de cada grupo e adotarmos políticas de educação para a prevenção das infecções vaginais.Item Rede Saúde na Escola: tecendo as teias dos saberes na promoção da qualidade de vida(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Regino, Fabiane AlvesO projeto de extensão busca incorporar a discussão de saúde na escola, através da exposição de filmes do Cine Debate , visando articular e construir conhecimentos, saberes e orientações na perspectiva de formação de redes entre professores/as, estudantes e profissionais de saúde, de diversas Instituições/Organizações referentes à área e temática apresentada, promover a melhoria da qualidade de vida dos/as adolescentes-estudantes de escolas públicas de Recife. Podemos dizer que algumas questões norteiam e sustentam a necessidade de discutir essa temática nas escolas, tais como: a) o próprio alargamento e resultado positivo que a promoção desses debates sobre Políticas Públicas de Saúde, Sexualidade e Gênero proporciona aos/as estudantes; b) a importância da prevenção como um fator fundamental no processo saúde-doença desses/as jovens e c) o aumento do número de jovens que iniciam a vida sexual muito mais precocemente na contemporaneidade e que por isso necessitam de orientações sobre a saúde reprodutiva. Sendo assim, esse tipo de proposta de “rede de saberes sobre saúde na escola” pode aproximar a juventude de diversas faixas etárias e diferentes condições sociais, através da orientação, levando-os/as a reflexão sobre suas práticas, na medida em que se identificam nas realidades expostas nos filmes apresentados e debatidos no projeto.Item Merenda escolar: uma questão de saúde e cidadania(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Celiane Gomes Maia daHábitos alimentares saudáveis aprendidos na escola são levados por toda a vida e para que isso aconteça é necessário que sejam implantadas estratégias para a promoção de uma alimentação saudável nas escolas, permitindo a formulação de ações e atividades de acordo com a realidade de cada local, tendo a escola como protagonista deste processo, na viabilização e apoio à implantação das mesmas. Desse modo, torna-se fundamental a realização de projetos de orientação alimentar saudável, dos quais uma merenda escolar de qualidade é fundamental para a melhoria do estado nutricional e, consequente, qualidade de vida, com maior rendimento e benefício, despertando nos alunos mudanças em seu comportamento alimentar, atingindo toda a família. Assim, o Projeto de Extensão: “Merenda Escola: uma questão de Saúde e Cidadania” tem como proposta desenvolver um trabalho de intervenção através de oficinas de alimentação e saúde, de manipulação de alimentos e implantar orientação a família, considerando a perspectiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.Item Levantamento da diversidade das plantas medicinais utilizadas pela comunidade do Curado(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Galdino, Rosa Maria NunesO uso de plantas medicinais como medicamento natural vem crescendo em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial utilizaram algum tipo de erva com fim terapêutico. Dentre esses 80%, cerca de 30% ocorreu com orientação médica. Tais ervas são antigas “armas” utilizadas pelo homem no tratamento de várias doenças sendo, assim, um costume existente há muito tempo. Esta prática milenar ultrapassou todas as barreiras e obstáculos durante o processo evolutivo e chegou até os dias atuais, sendo amplamente utilizada por grande parte da população mundial como fonte de recurso terapêutico eficaz. Esse conhecimento tradicional tem demonstrado sua eficácia e validade em muitos casos, mas nem todas as práticas e receitas populares são eficazes. Com este Projeto de Extensão iremos orientar os moradores da comunidade do Curado. Com a aplicação de um questionário vamos observar o conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais, que formam hoje a “fitoterapia popular”. Além de divulgar essas informações, contribuiremos para a melhor forma de se fazer uma coleta, seguindo os critérios do horário mais adequado para realizá-la e de fazer uma correta higienização antes do uso, aumentando assim as chances de obter os resultados seguros e esperados.Item Hemopalestras escolares(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Administração, 2009) Vulcani, Valcinir Aloisio ScallaO presente projeto tem como objetivo orientar e envolver a comunidade estudantil (ensinos: Fundamental II e Médio) de escolas públicas do município de Serra Talhada/PE em ações de cidadania, levando-a a participar ativamente do processo da doação de sangue de forma consciente e responsável, através de ações educativas e de mobilização social, visando a garantia da quantidade adequada à demanda do Hemope Serra Talhada e a melhoria da qualidade do sangue, componentes e derivados.