TCC - Bacharelado em Administração (UAST)
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Item Padronização dos processos: um estudo de caso em uma pequena empresa de atacado e varejo(2022-10-06) Rocha, Hernandes Maia; Silva, Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932As empresas estão buscando, cada vez mais, se tornarem mais competitivas no mercado, exigindo delas mais qualidade em seus produtos e serviços, além do pronto atendimento das exigências de seus clientes. Uma prática que muitas empresas vêm utilizando como alternativa para a melhoria da qualidade e adequação aos requisitos de seus clientes, é a otimização de processos de negócio. Diante disso, este estudo objetivou propor a padronização dos processos de negócios, na área de compras de uma pequena empresa de atacado e varejo. Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica, sobre qualidade e suas ferramentas, processo de negócio e padronização de processos de negócio aplicados a área de compras em empresas de atacado e varejo. Dentre as metodologias e ferramentas propostas para este estudo destacam-se o Bussiness Process Management (BPM), o Bussiness Process Management Notation (BPMN), as folhas de verificação, ISO 9001 e a análise PFMEA. A interação dessas metodologias e ferramentas, resultou na proposição de um modelo genérico para a padronização de processos organizacionais. O modelo proposto foi aplicado na área de compras de uma empresa, a qual foi objeto de estudo deste trabalho. Como resultados da implementação do modelo, observa-se a melhoria do processo de compras, redução dos volumes de produtos desnecessários, aceitação da mudança dos processos pela direção e colaboradores, além da redução de custos e perdas dos produtos, o que possibilitou mais efetividade e otimização da rotina de trabalho desta área.Item O endomarketing e a satisfação dos colaboradores em pequenas empresas(2021-02-18) Silva, Yuri Avelino da; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571This article aims to analyze whether internal customer satisfaction and how it affects and contributes to the success of small organizations. Endomarketing has now become an essential tool for organizations, as it focuses on the integration and synchronization of all employees in the organization, making them allies when establishing the idea that their success is linked to organizational success. This tool came about through the need to develop ways to satisfy and motivate its employees. Within this aspect, the problem is to obtain an answer, how does endomarketing influence the satisfaction of internal employees? Thus, this study aims to understand how endomarketing influences the satisfaction of internal employees of two companies that manufacture children's pieces and women's fashion in the city of Custódia-PE. For this, the method considered as a multi-case study was used, with qualitative nature, a descriptive research with bibliographic review. In addition to the use of the structured questionnaire, data was collected for a deeper analysis on the subject. In the analysis of the results, the indicators that provoke the satisfaction of employees were determined, through efficient communication, training and some motivational elements, as well as how the tools can contribute to the growth and permanence of the organization in the market.