TCC - Bacharelado em Administração (UAST)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2930
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19(2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.Item Pesquisa de clima organizacional no contexto de pandemia: um estudo em uma escola pública da Bahia(2022-10-14) Leite, Ayslan Matias Barbosa; Perdigão, João Gabriel de Lima; http://lattes.cnpq.br/8575230612982202A pesquisa de clima organizacional é vista como uma ferramenta essencial para compreender a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o clima organizacional no contexto de pandemia da covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma instituição pública de ensino no estado da Bahia, com o intuito de medir a percepção dos docentes sobre o clima organizacional no seu ambiente de trabalho. Para viabilizar o estudo, realizou-se uma pesquisa de levantamento (survey) através de um questionário com 25 perguntas objetivas que avaliaram os fatores internos que influenciam o clima organizacional da instituição. O questionário foi disponibilizado para os 56 docentes da instituição, dos quais 15 aceitaram participar voluntariamente do estudo, ou seja, uma amostra correspondente a 26,78% do quadro docente. Conforme os resultados do estudo, destacam-se como pontos positivos a satisfação dos docentes quanto ao orgulho de trabalhar e de desempenhar suas atividades na instituição. Como pontos negativos que precisam de mais atenção destacam-se os cursos e treinamentos fornecidos pela instituição que na opinião dos docentes não são suficientes para o exercício das suas atividades, os docentes também relataram que a pandemia afetou diretamente seu desempenho e o clima organizacional da instituição.Item Síndrome de Burnout, pandemia e o ambiente institucional universitário: estudo de caso em uma IES pública brasileira(2022-05-27) Melo, Mayara Gonçalves de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/0413455121367363As transformações causadas pela pandemia da covid 19 afetaram principalmente o ambiente social, a saúde, o campo econômico e educacional. No contexto das instituições universitárias públicas brasileiras, a gestão adotou mudanças necessárias para garantir a manutenção da oferta de ensino. O formato remoto para a realização das aulas foi a principal delas e foi em torno dessa modificação que as demais ocorreram. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou identificar os impactos gerados pela pandemia voltados à dinâmica das atividades docentes no contexto de universidades públicas brasileiras e averiguar se tais impactos colaboraram para o desenvolvimento e/ou intensificação da síndrome de Burnout nos docentes. Para tanto, foi aplicado o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI-ES), que associadas a perguntas sobre o perfil socioeconômico dos participantes, compunha o questionário adotado para realização da pesquisa. O questionário foi enviado para 185 docentes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE e foi obtido retorno de 20 respostas. Na avaliação de dados foi possível, identificar os impactos gerados pela pandemia, analisar as subescalas da Síndrome de Burnout e dimensionar a existência da mesma na instituição. Evidenciou-se que a gestão no ensino superior vivenciou períodos difícieis, e por tal razão as instituições necessitavam de gestores mais flexivéis, diferenciados e compreensivos. Como meio de prevenção da sobrecarga no trabalho, cabe adotar práticas de gestão de riscos, medidas de inovação da gestão pública, acompanhamento psicológico aos docentes e se necessário aplicar mudanças para evitar a propagação da síndrome na instituição.
