TCC - Bacharelado em Administração (UAST)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2930
Navegar
Item Identificação do empreendedorismo feminino e da economia criativa em Serra Talhada-PE: o caso da Associação ‘Maria’s Artesãs'(2022-10-11) Patriota, Letícia Alves de Almeida; Baptista, Walber Santos; http://lattes.cnpq.br/2774979456015178O objetivo deste artigo é identificar o Empreendedorismo Feminino e a Economia Criativa na cidade de Serra Talhada-PE, tendo como base um estudo realizado na ‘Associação ‘Maria’s Artesãs’. Para tal, o referencial teórico pesquisado foi dividido entre os seguintes temas: 1) Perspectiva do Empreendedorismo e do Empreendedor; 2) Perspectiva do Empreendedorismo Feminino; 3) Microempreendedor Individual (MEI); e 4) Criatividade e Economia Criativa. A metodologia teve uma abordagem de pesquisa mista (quali. /quanti.), do tipo explicativa. Os métodos utilizados foram um estudo de caso (sobre a ‘Associação Maria’s Artesãs’), uma entrevista semiestruturada, uma aplicação de questionários/survey com as participantes e um método estatístico descritivo. Os materiais usados foram questionário/survey, google forms, excel, artigos, livros, teses e diversos web sites. Foram discutidas neste trabalho as principais motivações para o empreendedorismo através da confecção de produtos artesanais. Os resultados obtidos possuem grande importância para entender os fatores condicionantes que levaram essas mulheres a empreender por meio do artesanato, que é definido com uma das tipologias da Economia Criativa.