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    A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente
    (2021-06-30) Silva, Joziane Melo da; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/3844256913646966
    Este trabalho trata da temática do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia. Nosso interesse foi levantar quais as contribuições do estágio supervisionado na formação dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O trabalho tem como embasamento teórico as discussões sobre o contexto histórico do estágio e os documentos da legislação norteadores do estágio. Abordamos também sobre o estágio e as diferentes concepções, assim como a importância deste na formação inicial dos estudantes. Utilizamos principalmente os estudos de Pimenta e Lima (2012); Barreiro e Gebran (2015), dentre outros estudiosos (as) da área que discorrem sobre o fenômeno investigado. Metodologicamente, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa, e utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados da pesquisa, além de recorrer ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2010) para analisá-lo. Os sujeitos investigados foram estudantes dos estágios III e IV do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. Os resultados desta pesquisa apontam que são grandes as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório, pois possibilita aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE a consolidação da relação teoria e prática, a autonomia e constituição da identidade docente, dentre outras contribuições. Além disso, este estudo nos mostrou que o estágio é um momento oportuno da formação que possibilita trocas entre o campo acadêmico e o campo escolar e vice-versa, podendo, assim, fomentar novos saberes, novas reflexões acerca do lócus de atuação docente.
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    A experiência de estágio em Ciências do Consumo na unidade de atendimento do PROCON Pernambuco em Camaragibe/PE
    (2023-09-12) Matias, Beatriz Lins; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/5025084228056234
    O presente trabalho resulta da experiência de Estágio Supervisionado Não Obrigatório (ENO), posteriormente alterado para Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no período de 02/01/2023 a 09/09/2023, no Procon/Camaragibe, órgão de proteção e defesa do consumidor situado no centro da cidade de Camaragibe/PE que está inserido dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) da Prefeitura Municipal de Camaragibe (PMCG). Devido a inquietações acerca das relações de consumo, tive o interesse em estagiar e vivenciar a experiência de funcionamento em um órgão de defesa de consumidor/a. Por acreditar que um órgão de defesa de consumidor/a não está somente apto para proteger, mas também para educar consumidores/as e assim, contribuir para o exercício da cidadania por parte dos mesmos, é que tive o interesse em aliar o conhecimento obtido na vida acadêmica ao Procon Camaragibe. O estágio teve o objetivo de desenvolver um trabalho de educação para o consumo, através de palestras e ações educativas, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de Ciências do Consumo. Em virtude da necessidade do órgão, foram realizadas diversas atividades. Dentre essas, realização de oficinas temáticas sobre consumo e educação do/a consumidor/a, promoção de ações em espaços públicos, elaboração de materiais educativos, divulgação das ações do Procon/Camaragibe, organização e gestão processual, planejamento, organização e controle das atividades, atendimento online e presencial de consumidores/as, notificação de empresas, abertura de reclamações e avaliação mensal das atividades direcionadas pela coordenadoria do posto de atendimento. Dessa maneira, foi possível dimensionar o trabalho desta instituição, como também acompanhar administrativamente o seu funcionamento. Essa experiência contribuiu para entender o trabalho e a responsabilidade que o Procon Camaragibe possui para a sociedade.
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    A formação inicial de professores na UFRPE - UAST: contribuições do estágio supervisionado em língua portuguesa
    (2022-02-28) Damascena, Maria das Gracas de Jesus; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/5141244882442478
    O presente trabalho tem como objeto de investigação as práticas de estágio supervisionado obrigatório em língua portuguesa. O objetivo geral é compreender a relevância do Estágio Supervisionado Obrigatório – ESO e suas contribuições para a formação inicial do professor. Os específicos são a) discutir a importância do estágio supervisionado obrigatório para a formação inicial do professor de língua portuguesa na UAST-UFRPE e os fatores preponderantes para a efetivação do ensino- aprendizagem; b) refletir sobre os saberes docentes e as práticas de ensino realizadas na escola campo de estágio, com vistas à melhoria do ensino e à formação do professor estagiário. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Pimenta e Lima (2004), Pimenta (1997, 2011), Tardif (2002), Nóvoa (1992; 2022), Libâneo (2006), Nascimento e Suassuna (2020), Berto e Santos (2022), e, de documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL, 1997; 1998), dentre os principais autores. De forma que pudéssemos compreender o ESO e suas contribuições para o estagiário e sua formação docente. Como procedimento metodológico, utilizamos da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, tendo como instrumento de análise primeiramente a discussão sobre os Relatórios – ESO I, II e II de minha autoria e, posteriormente os resultados do questionário aplicado nas turmas de ESO I, II e III da disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório em Língua Portuguesa, no curso de Letras (Português/inglês) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST. Concluímos afirmando que as contribuições da disciplina de estágio supervisionado da UFRPE — UAST para a formação docente são inúmeras, como visto nos relatos e respostas do questionário e que o mesmo é imprescindível à formação do futuro professor, pois contribui para que o aluno estagiário conheça a realidade do seu futuro ambiente de trabalho, e suas intercorrências, perfis dos alunos e professores, integração entre a prática e a teoria, e também propicia ao estagiário, futuro profissional docente, a prática da “reflexão-acão-reflexão”.
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    A harmonização dos vinhos do Vale do São Francisco e a gastronomia pernambucana
    (2023-09-13) Santos, Caroline Brasiliano dos; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/6771175335724761
    O notável crescimento da área vitivinícola do Vale do São Francisco (VSF), vem impactando de maneira positiva questões socioeconômicas no Vale do Submédio São Francisco, como a geração de emprego e renda, o aumento de investimentos em infraestrutura e o desenvolvimento social. Aliado a isto, está o interesse e a busca dos consumidores por vinhos oriundos de novos terroirs e suas cozinhas regionais. Assim o presente estudo tem como objetivo estudar as características das harmonizações entre preparações da cozinha pernambucana e os espumantes da Indicação de Procedência Vale do São Francisco. Foram identificadas preparações, na disciplina de Cozinha Típica de Pernambuco, com capacidade de harmonização regional com espumantes brut, brut rosè e Asti Moscatel da Indicação de Procedência Vale do São Francisco. As propostas de harmonização foram avaliadas por discentes do curso de Bacharelado em Gastronomia da UFRPE orientados a identificar as características dos espumantes e das preparações, os pontos fortes das harmonizações e a aceitação das harmonizações, em degustações guiadas. Seis propostas de harmonização foram escolhidas, sendo elas: lagosta na moranga, paçoca de carne de sol com pirão de queijo para o espumante natural brut, camarões gratinados no abacaxi e arrumadinho para espumante brut rosé, e o bolo Souza Leão com Asti Moscatel. Para o espumante brut a preparação lagosta na moranga apresentou aceitação superior a 50%, tendo a harmonização destacado os sabores de vegetais e lácteo da preparação, e o sabor frutado e acides do vinho. O espumante brut rosè apresentou harmonização com aceitação superior a 60% com o camarão gratinado no abacaxi e com o arrumadinho, sendo destacado sabor frutado da preparação e acidez dos vinhos, e sabor de vegetais da preparação e equilíbrio do vinho, respectivamente. O Asti Moscatel e o bolo Souza Leão apresentaram aceitação superior a 90%, destacando os sabores do bolo, textura macia e doçura, e a doçura e acidez do vinho. Sendo possível identificar boa aceitação e pontos fortes harmonizações propostas, contudo a melhor proposta foi o Asti Moscatel com bolo Souza Leão.
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    A importância da organização operacional dos processos em bar temático e lúdico
    (2024-09-27) Silva, Gabriela Ana da; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/9051237172911309
    Os serviços de alimentos e bebidas necessitam de práticas diárias cuidadosas em todos os seus processos, seja da compra de insumos, recebimento, estoque, manipulação dos alimentos e utensílios, ambiente e cuidados com seu manipulador. Além disso, a alta procura por esses serviços tem aumentado a necessidade de uma organização eficaz nos métodos gerais de cada serviço oferecido com agilidade do colaborador e manutenção da qualidade no serviço, seja na boa experiência do comensal e na produção de um produto alimentício seguro. Faz-se necessário otimizar esses recursos com a padronização dos serviços para além de fornecer um serviço de boa qualidade, reduzir custos e desperdícios na empresa. Neste presente trabalho, estão detalhadas todas as atividades desenvolvidas durante a permanência no Estágio Supervisionado Obrigatório, na equipe de bar do Le Faux Nez. No período de permanência, foram desenvolvidas atividades de higienização de vegetais; organização e limpeza do ambiente de trabalho; limpeza de utensílios e maquinários em geral; preparo de insumos para a produção de drinks e produtos da casa; controle de estoque do bar; planilhas de controle de desperdício, quebra de utensílios, controle de temperatura do maquinário, controle de pragas, controle de limpeza de bar e salão; inventário; preparo de drinks; auxílio em ficha técnica e auxílio em atendimento; participação em treinamentos de drinks, excelência no atendimento. Como exemplo de um bom serviço, investimento e dedicação, temos em Recife, o Le Faux Nez Café Bar. A experiência adquirida em relação ao crescimento profissional dá-se nas práticas diárias e na autonomia de poder exercer a função mediante a teoria do curso. É uma empresa aberta a novos olhares, novas ideias e muito comunicativa com os colaboradores. Além de treinamentos que buscam desenvolver o lado pessoal do profissional para se adequar, são realizadas também reuniões para propor pontos de melhorias do estabelecimento semanalmente. O que enriquece o funcionário de aprendizado e, consequentemente, a empresa no seu desenvolvimento e crescimento.
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    A importância da presença digital na captação e fidelização de clientes: um estudo de caso no restaurante pernambucano Cá-Já
    (2024-09-26) Nascimento, Nathalya Tavares Braga do; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/5789891502342126
    A presença digital é crucial na atualidade, especialmente com o crescimento das redes sociais no setor gastronômico. Essas plataformas permitem a criação de vínculos com clientes e fortalecem a marca, impactando vendas e fidelização. A pesquisa avalia a importância da presença digital na captação e fidelização de clientes, utilizando o restaurante pernambucano Cá-Já, localizado no bairro dos Aflitos, em Recife, como estudo de caso. Foi utilizada a abordagem qualitativa, que incluiu uma entrevista com um dos gestores do restaurante, bem como uma análise das estratégias digitais implementadas no Instagram, além de pesquisa bibliográfica sobre o impacto do marketing e redes sociais em restaurantes. Como resultado, é entendível que as estratégias digitais podem colaborar para o sucesso de restaurantes em um contexto mercadológico, sendo a presença digital considerada um requisito básico para um estabelecimento atualmente. Conclui-se que a presença digital é essencial tanto para a captação de novos clientes, quanto para a fidelização e criação de comunidades virtuais, visto que o local estudado utiliza exclusivamente do Instagram como fonte de divulgação, destacando-o como referência no mercado gastronômico de Recife.
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    A influência do médico veterinário como propagandista na aceitação de produtos inovadores no mercado veterinário: relato de experiência profissional
    (2025-03-21) Cysneiros, Bárbara Costa; Souza, Daniela Maria Bastos de; http://lattes.cnpq.br/4856221548369438; http://lattes.cnpq.br/4197541436995407
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) representa uma etapa fundamental para a conclusão do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), proporcionando ao estudante a oportunidade de se aprofundar na área de interesse. Este relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o ESO na área comercial veterinária, realizado na Vetec Distribuidora, localizada em Recife-PE, especializada na distribuição de produtos veterinários. Durante o estágio, as atividades desempenhadas envolveram o desenvolvimento comercial sobre os produtos do laboratório Organnact. O relatório também discute a influência do médico veterinário como propagandista na aceitação de produtos inovadores no mercado veterinário, destacando a importância do suporte técnico na educação e capacitação de veterinários, lojistas e balconistas. Os resultados obtidos demonstram que a estratégia de propaganda técnica desempenha um papel crucial na inserção e adoção de novas soluções terapêuticas.
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    A percepção dos turistas da Ilha de Itamaracá para a gastronomia desenvolvida nas praias da região
    (2024-10-01) Silva, Emmanuella Samara Carneiro Aleixo da; Correia, Bruno Celso Vilela; http://lattes.cnpq.br/2359425137602779; http://lattes.cnpq.br/3247055155567168
    A gastronomia da Ilha de Itamaracá é uma das expressões mais ricas da cultura local, refletindo a harmonia entre a tradição pesqueira da região e o ambiente tropical. Este trabalho tem como objetivo averiguar qual é a percepção dos turistas da Ilha de Itamaracá quanto à gastronomia desenvolvida nas praias da região. Como também, identificar quais os principais ambientes de praia para os turistas de Itamaracá; evidenciar os pratos típicos da região e verificar se a gastronomia desses estabelecimentos atua como um atrativo para os visitantes. A metodologia incluiu a identificação dos ambientes gastronômicos mais atrativos, avaliando aspectos como tipicidade, qualidade, diversidade e conforto, por meio de questionários e entrevistas com turistas. Os resultados indicam que a temporada de verão, de setembro a março, é a mais movimentada, com o Forte Orange e o Pilar sendo os destinos preferidos dos visitantes. Entre os pratos mais consumidos, destacam-se o peixe, preparado de diversas formas, e o caldinho. A maioria dos entrevistados (58%) considerou a gastronomia satisfatória, embora uma parcela (13%) tenha apontado a necessidade de melhorias, seja no preço ou na oferta de algo diferenciado. Conclui-se que a gastronomia local desempenha um papel importante na experiência turística, fortalecendo a identidade cultural e contribuindo para a economia da região. Contudo, a falta de investimentos governamentais na infraestrutura turística e no setor gastronômico limita seu potencial. A pesca, sendo uma das principais atividades econômicas da ilha, poderia ser mais bem explorada para atrair mais turistas, oferecendo pratos frescos e de alta qualidade, além de promover a venda de produtos locais.
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    A profissionalidade docente no âmbito do PIBID/Pedagogia/UFRPE
    (2018-12-18) Costa, Marina Catolé Guimarães Cordeiro; Oliveira, Gilvaneide Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1867136982092239; http://lattes.cnpq.br/9387307726868334
    A formação inicial de professores se constitui em um complexo processo voltado para a formação profissional do docente que irá fomentar as habilidades e competências necessárias para a profissão e assim, desenvolver ressignificações, vivências singulares e desafios do ser professor. Para facilitar esse caminho o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid), no âmbito de uma política nacional, oferece um espaço para que o estudante possa articular a teoria com a prática, tendo, portanto, um importante espaço na formação inicial do professor. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância do PIBID/Pedagogia para a formação inicial de professores, com o foco na profissionalidade docente. Utilizamos como estratégia metodológica uma pesquisa de caráter qualitativo com pibidianos do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na coleta dos dados usamos a análise documental do seu marco legal e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos dessa pesquisa. Após a coleta de dados, realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que o PIBID/Pedagogia/UFRPE ajuda a fortalecer a profissionalidade do futuro docente pedagogo, pois permite que os/as bolsistas tenham uma formação a partir do chão da escola, a fim de colaborarem com a construção de saberes e competências docentes, sendo estas indispensáveis para atuação nas escolas.
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    Abordagem cirúrgica de laparotomia exploratória combinada a enterectomia e esplenectomia para exérese de extenso Leiomiossarcoma intestinal em Buldogue francês: relato de caso
    (2025-03-18) Azevedo, Vera Raquel Fernandes de; Batista, André Mariano; http://lattes.cnpq.br/5615914349535394; http://lattes.cnpq.br/7752135681124440
    As neoplasias abdominais não são comuns na medicina veterinária, mas são de caráter relevante, pois são afecções que nem sempre conseguem ser diagnosticadas de forma precoce, dificultando assim o tratamento e prognóstico do paciente. Geralmente, essas patologias possuem uma evolução lenta e sinais clínicos inespecíficos, ocorre de maneira mais comum em animais mais idosos e não tem predisposição de raça ou sexo. O presente trabalho tem o objetivo de descrever um caso de Leiomiossarcoma intra abdominal onde o paciente foi submetido ao procedimento de laparotomia exploratória para exérese do tumor, sendo também realizado esplenectomia e enterectomia devido ao envolvimento neoplásico. O paciente relatado é um canino, buldogue francês, fêmea, 11 anos, foi atendido na Clínica Veterinarii com o histórico de hematoquezia, intolerância ao exercício, cianose, desmaio. Foi diagnosticado por meio de ultrassonografia abdominal que se tratava de uma massa expansiva na cavidade abdominal e esplenomegalia. Foram solicitados mais exames complementares de imagem e laboratoriais e o animal foi encaminhado a cirurgia, após o procedimento permaneceu internado na clínica e após a alta foi encaminhado ao tratamento oncológico.
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    Achados clínicos e histopatológicos de cães com dermatite atópica utilizando diferentes dietas comerciais como coadjuvantes à terapia convencional
    (2023-04-18) Monteiro, Paulo Ricardo Romão; Nascimento, Júlio Cézar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4343017315156292; http://lattes.cnpq.br/1499855858522597
    A dermatite atópica canina (DAC) é uma doença crônica inflamatória de cunho genético caracterizada por uma disfunção da barreira cutânea podendo ser acompanhada pela infecção estafilocócica e Malassezia de pele e ouvido, além de uma hipersensibilidade a alérgenos ambientais, alimentares ou relacionada aos alérgenos presentes nos estafilococos ou Malassezia. É sabido que DAC é uma condição na qual existem defeitos na constituição lipídica e proteica da pele, sendo agravados pelo processo inflamatório favorecendo a penetração dos alérgenos em profundidade, resultando numa estimulação da resposta imunitária exacerbada. Sabe-se que dietas especiais ricas em ácidos graxos essenciais, proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais ligados a manutenção da função pele contribuem para a melhoria da condição da barreira cutânea. O objetivo do estudo foi investigar o efeito do alimento PRO PLAN® Sensitive Skin e PURINA® PRO PLAN® HA Hydrolized como terapia coadjuvante em pacientes com DAC. Foram utilizados 4 (quatro) cães, onde dois se alimentaram com o PURINA® PRO PLAN® HA Hydrolized, e os outros dois pacientes com o Purina® Pro Plan® Alimento seco Sensitive Skin Cães Adultos Porte Médio, Grande e Gigante, por 60 dias, que em paralelo a isso, estavam realizando tratamento redirecionado ao controle dos processos inflamatórios, pruriginosos e/ou infecciosos. Foram realizadas avaliações clínicas mensais utilizando escala CADESI-4, descrito por Olivry et al. para avaliação das lesões, para avaliação do prurido, uma adaptação conforme descrita por Hills et al., e de uma avaliação histopatológica antes e após a utilização do alimento em todos os animais. No D0, todos os tinham algum grau de prurido e lesão, e no histopatológico apresentaram alguma alteração relacionada a doença. No D30 todos os animais tiveram uma redução na intensidade do prurido e ao grau das lesões, no entento no D60 apenas um animal apresentou uma melhora do quadro clínico e histopatológico. Os resultados sugerem que os efeitos dos nutrientes presentes na dieta avaliada são melhor visualizados clínica e histopatologicamente quando os animais estão em remissão. Ainda assim, a nutrição pode ser vista como auxiliar no tratamento, sendo sugerido uma análise por mais tempo de tratamento.
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    Ações da TPF Engenharia em projetos de irrigação na área da transposição do Rio São Francisco
    (2023) Oliveira, Julia Gabriela de; Santos Júnior, José Amilton; http://lattes.cnpq.br/2839547928353699; http://lattes.cnpq.br/4638535494058763
    O presente relatório tem como objetivo mostrar as atividades realizadas pela aluna Julia Gabriela de Oliveira durante o período de estágio, realizado entre o dia 10/01/2022 até 10/03/2023 na TPF Engenharia LTDA. Vale citar que as atividades realizadas nesse período caracterizam-se pelo auxílio na elaboração de projetos básicos e executivos referentes às obras dos Sistemas de Irrigação previstos no Programa Básico Ambiental - PBA-16, do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - PISH sob supervisão. A carga horária do estágio foi de 30 horas semanas ao longo do período em questão. Sabe-se que se caracteriza por uma atividade ainda sem fim previsto, dessa forma, o relatório em questão apenas citará as atividades realizadas no período citado, sabendo que com o decorrer do tempo outras irão acontecer.
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    Ações de preservação do patrimônio alimentar em Pernambuco: uma vivência na FUNDARPE
    (2024-03-08) Santos, Ayla Milena Amaral; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/9700890947154623
    Após a publicação dos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, mudou-se a configuração de como se era trabalhado a respeito do patrimônio imaterial cultural no Brasil. Os artigos trouxeram a possibilidade de efetivar trabalhos que estivessem preocupados em salvaguardar as tradições e garantir os direitos dos detentores desses saberes. No Estado de Pernambuco, a criação da Lei nº 16.426, de 27 de setembro de 2018 instituiu o Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, sendo a Fundarpe uma peça chave na elaboração dos documentos de registro e na preservação dos bens imateriais. Este trabalho aborda as atividades de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) desenvolvido na Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O estágio teve como objetivo principal vivenciar as ações de patrimonialização de bens imateriais relacionados ao patrimônio alimentar em Pernambuco e como objetivos específicos conhecer bases de dados institucionais sobre patrimônio, compreender processos e legislações, participar de instruções técnicas, conhecer processos relativos à política de patrimônio, traçar a importância da salvaguarda dos saberes. As atividades foram desenvolvidas sob supervisão da Gerência de Patrimônio Imaterial da instituição, em paralelo a pesquisas bibliográficas sobre os temas trabalhados. Além disso, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com o Gerente do patrimônio imaterial da Fundarpe em busca de entender a importância dos registros e a atuação da Fundarpe. O relatório narra as atividades desenvolvidas e a forma como se faz importante a salvaguarda do patrimônio imaterial e o entendimento do patrimônio alimentar como um constituinte da identidade cultural de um povo.
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    Acompanhamento atividades de pesquisas em biologia reprodutiva Anisotremus surinamensis (Bloch, 1791) capturado no litoral norte de Pernambuco, Brasil
    (2021-07-16) Leite, Rafael Barros; Oliveira, Paulo Guilherme Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/5700488412022830; http://lattes.cnpq.br/3233322973038222
    O presente relatório descreve as atividades realizadas no Laboratório de Etologia de Peixes (LEP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus Dois Irmãos, Recife - PE, durante o Estágio Supervisionado Obrigatório. O estudo abordou a biologia reprodutiva do Pirambu (Anisotremus surinamensis), com o objetivo de fornecer subsídios para a conservação e manejo sustentável da espécie, especialmente na região de Itamaracá-PE. A. surinamensis é uma espécie de peixe não migratório, com hábito alimentar carnívoro, atingindo até 76 cm de comprimento e que se alimenta principalmente durante o período noturno. O estágio, realizado entre janeiro e março de 2021, incluiu o acompanhamento de experimentos focados nos aspectos reprodutivos da espécie, como alometria, tamanho médio e proporção sexual, com o intuito de observar o equilíbrio populacional. As atividades envolveram manipulação e análise de amostras biológicas, incluindo processos rigorosos como desidratação, inclusão em parafina, cortes histológicos e coloração, além da análise morfométrica e macroscópica das gônadas. No total, foram analisados 39 exemplares de A. surinamensis, sendo 22 machos e 17 fêmeas, com uma predominância de indivíduos nos estágios "Imaturo" e "Repouso", indicando uma população em crescimento e reposição. A experiência em laboratório proporcionou um embasamento prático que complementou a teoria estudada, fortalecendo o entendimento sobre a importância do manejo sustentável de espécies com estoques explotados.
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    Acompanhamento da produção sucroalcooleira na Usina Central Olho D’água, Pernambuco
    (2021) Cabral, Julyanne Virgínio; Beltrame, Leocádia Terezinha Cordeiro; http://lattes.cnpq.br/1127762636779912; http://lattes.cnpq.br/7041732501463430
    O estágio supervisionado foi realizado na Usina Olho D’Água localizada no município de Camutanga – Pernambuco, no período de 21/09/2020 a 17/11/2020, totalizando 240 horas de atividades. As atividades foram pré-determinadas pelo agrônomo supervisor, atividades estas que foram divididas, onde, pra cada Setor/atividade, foram determinadas a serem vistas durante uma semana cada. Foi possível acompanhar todas as atividades do cultivo da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), desde o plantio até o transporte para a indústria onde os colmos seriam processados. Uma das atividades que podem ser destacadas é o acompanhamento do novo sistema de plantio que utiliza uma baixa densidade de gemas. O período de realização do estágio coincidiu com o período da safra, desta forma pode ser visto como funciona a dinâmica da empresa em relação às atividades de colheita e transporte. Desta forma, o estágio foi de extrema importância por proporcionar um aprendizado prático ensinado através dos funcionários de diferentes setores, aprendizado este que não é possível de ser vivenciado dentro da sala de aula.
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    Acompanhamento da produção, manejo e comercialização de frangos de corte em Serra Talhada-PE
    (2022-10-04) Pinheiro Júnior, João da Silva; Holanda, Marco Aurélio Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/9825474552364226; http://lattes.cnpq.br/2261195300106545
    O estágio supervisionado obrigatório foi realizado durante o período de 01 de julho de 2022 a 19 de setembro de 2022, na Fazenda Pitombeira, propriedade do Sr. Antônio Alves Filho, situada no distrito de Bernardo Viera, município de Serra Talhada, microregião do Pajeú, no sertão pernambucano. No total foram realizadas 330 horas de estágio como componente curricular obrigatório para conclusão do curso de Bacharelado em Zootecnia pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sob a orientação do professor Marco Aurélio Carneiro de Holanda, e supervisão de Álvaro Amaral Sousa, que ocupa o cargo de zootecnista da fazenda e gerente da empresa. O foco do meu estágio foi no setor de Avicultura de Corte que conta com oito galpões no total, sendo um galpão automático, sete galpões convencionais, sendo que apenas quatro galpões convencionais estavam em uso com aves alojadas no periodo de estágio. Desempenhei algumas atividades no setor de caprinos e ovinos, introduzindo escrituração zootécnica e a implantação de aleitamento materno. O estágio supervisionado obrigatório na Fazenda Pitombeira agregou muito ao meu conhecimento, pois me permitiu aplicar os conhecimentos teóricos na produção da avicultura de corte, possibilitando a obtenção de uma visão mais técnica sobre essa atividade, e aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula na vivência prática. Uma etapa muito importante onde pude lidar com diversas situações e aprender a lidar e gerenciar pessoas, o estágio é uma prévia do mercado de trabalho.
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    Acompanhamento das atividades da produção a pós-colheita da uva de mesa no Vale do São Francisco
    (2023-09-22) Santos, Alexsandra Costa dos; Melo, Roberto de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9419474898249921; http://lattes.cnpq.br/2896195260960386
    O presente relatório consiste no registro das atividades realizadas durante Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Fazenda IBACEM Agrícola, Comércio e Exportação LTDA, localizada no Vale do São Francisco com sede em Juazeiro-BA, no período de 05 de junho de 2023 a 21 de julho de 2023. Durante o período do ESO, foi possível vivenciar as atividades pertinentes a produção de uvas para mesa na segunda maior região produtora do Brasil. Na propriedade são produzidas duas variedades ARRA 15® e TIMPSON TM. A IBACEM destina a sua produção principalmente para o mercado externo, além de atender a demanda do mercado nacional. Durante a permanência na propriedade, foram desenvolvidas varias atividades relativas ao ciclo produtivo da videira, desde a poda seca, amarrio seco, aplicação de Dormex®, desbrota, amarração verde, desfolha, raleio de cachos, e colheita. Foi possível acompanhar também, as atividades referentes ao “packing house”, acompanhando desde a chegada dos contentores com as frutas do campo, passando pela embalagem até o armazenamento e conservação dos frutos. As experiências adquiridas durante o período do estágio evidenciaram como funciona na prática do dia-a-dia de uma fazenda de produção, acrescentando aos conhecimentos adquiridos dentro da academia ao conhecimento e experiência prática de campo, tendo a oportunidade de colocá-los em prática. O estágio demonstrou a importância do trabalho em equipe para o sucesso da produção e da empresa, além da experiência no que diz respeito ao mercado de trabalho e como funciona a estrutura produtiva de uma fazenda de uvas de mesa da região do Vale do São Francisco.
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    Acompanhamento das atividades de assistência técnica e extensão rural (ATER) realizadas com os/as agricultores(as) familiares e suas organizações, no município de Calumbi- PE
    (2022-09-30) Pereira, Daiana Oliveira; Santos, Keyla Laura de Lira dos; http://lattes.cnpq.br/4500947881424262
    O relatório descreve as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, na gerência regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na cidade de Calumbi – PE, no período de 01 de julho a 02 de setembro de 2022. O objetivo do estágio foi acompanhar o desenvolvimento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no município, que consistiram em emissão e entrevista de DAP, inscrição e entrevista de Garantia Safra, recebimento e entrega do Programa Alimenta Brasil – PAB, visitas técnicas e reuniões. Além destas atividades, no decorrer do estágio foi possível vivenciar várias ações com o técnico e o supervisor do IPA, que ressaltaram a importância do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER). O trabalho de Ater embora seja cativante, por desenvolver serviços sociais e assessorar os produtores rurais, mostra-se desafiador, pois requer o estabelecimento de vínculos de confiança e amizade, Além disso, a falta de investimento impossibilita um melhor atendimento à população rural, como a contratação de mais profissionais, para possibilitar maior acessibilidade e atendimento de forma mais eficiente e mais abrangente. Dessa maneira, o estágio (ESO) foi importante para colocar em prática o que foi visto de forma teórica na universidade, trazendo uma nova perspectiva da Zootecnia e permitindo uma visão mais ampla como profissional.
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    Acompanhamento das atividades de produção do camarão marinho na fazenda Camar Aquamaris, João Pessoa - PB
    (2018) Barbosa, Maria Mirele Nogueira; Campello, Juliana Maria Aderaldo Vidal; http://lattes.cnpq.br/4644906989773828; http://lattes.cnpq.br/2182975590517214
    O presente relatório apresenta informações acerca do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Engenharia de Pesca que foi realizado na empresa Camar Aquamaris Maricultura Ltda, localizada na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, no período de maio a julho de 2018, com carga horária semanal de 6 horas, totalizando 300 horas.Dessa forma, este trabalho objetivou apresentaras atividades desenvolvidas durante o ESO em uma fazenda de camarão marinho. Durante o período de estágio foi possível acompanhar as atividades e etapas de produção do camarão marinho Litopenaeus vannamei, entre elas a aquisição de pós-larvas, preparação e manejo dos tanques berçários, povoamento, manejo alimentar, monitoramento dos parâmetros físico-químicos de qualidade de água e a despesca dos tanques berçários. Na etapa de engorda foi possível acompanhar a preparação de viveiro, povoamento, manejo alimentar, biometria, até a fase final da despesca dos viveiros e comercialização dos camarões.A vivência na fazenda possibilitou ampliar os conhecimentos sobre as práticas envolvidas na carcinicultura, principalmente nas fases de berçário e engorda, além da oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando um crescimento pessoal e profissional.
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    Acompanhamento das atividades desenvolvidas na larvicultura e maturação de camarão marinho (Penaeus vannamei) da Carapitanga Larvi (Barra de Sirinhaém, Pernambuco)
    (2025-08-08) Nascimento, Sérgio Lucas Nunes do; Santos, Juliana Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/6621907859216486; http://lattes.cnpq.br/6160922590007340
    Este relatório refere-se ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado entre os meses de maio e julho de 2025 no laboratório de produção de pós-larvas de camarão marinho Penaeus vannamei da empresa Carapitanga Larvi. Durante o período, foram observadas e analisadas todas as etapas dos principais setores produtivos, incluindo maturação, desova, larvicultura (fases I e II) e produção de alimento vivo (microalgas e artêmia). As atividades rotineiras relacionadas à obtenção de pós-larvas foram acompanhadas e executadas, proporcionando uma compreensão prática e abrangente de todo o processo produtivo. Assim, este relatório apresenta uma descrição objetiva e detalhada das etapas realizadas ao longo do estágio, abordando desde os processos reprodutivos até a obtenção do produto final. Além disso, são descritos os procedimentos de biossegurança adotados pela empresa, bem como a comercialização das pós-larvas até o produtor. A vivência prática permitiu integrar os conhecimentos adquiridos na graduação à rotina produtiva, aprofundando a compreensão sobre reprodução, manejo larval, protocolos de alimentação, controle da qualidade da água e produção de alimento vivo. Assim, o estágio contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades técnicas e operacionais, fortalecendo a formação profissional e a capacidade de atuação no setor.
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