Navegando por Assunto "Literatura"
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Item A comicidade em Dom Quixote: retratos do humor nos quadrinhos de Caco Galhardo(2024-03-05) Silva, Jonas Mateus Pereira da; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086O presente trabalho tem o objetivo de analisar a adaptação de Dom Quixote de La Mancha para os quadrinhos de Caco Galhardo, visando investigar a comicidade difundida na graphic novel Dom Quixote em quadrinhos volume 1 (2005). Compreendendo a literatura e as HQs como meios distintos, delimitados por uma estrutura social preexistente, a pesquisa apoia-se nos textos de Antonio Candido (1918-2017) e Terry Eagleton (1943-), Will Eisner (1917-2005), Scott McCloud (1960-) e Thierry Groensteen (1957-) com o intuito de refletir o processo identitário entre os dois campos expressivos. Ao examinar a obra de Galhardo, considerando a tradução intersemiótica como um pilar do processo da adaptação, a pesquisa debruça-se sobre a dissertação de Geovana Almeida, avaliando os fatores composicionais que tangenciam a obra literária e sua adaptação. Partindo do pressuposto de que a obra de Cervantes pode ser interpretada por um viés cômico, com base em análises dos elementos imagéticos e textuais presentes nos recortes das pranchetas (páginas) selecionadas da obra do cartunista, a pesquisa destrincha a relação entre humor gráfico e a comicidade na adaptação de Caco Galhardo.Item A expressão das cores e histórias que salvam vidas em O voo da guará vermelha, de Maria valéria Rezende.(2023-03-30) Silva, Iza Maria Lopes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/7537342535632454O voo da Guar avermelha, romance escrito por Maria Valéria Rezende, publicado no ano de 2005, traz a essência das cores diante das mudanças dos sentimentos e emoções das personagens principais, Rosalio e Irene, apresentando essas personagens num cenário social em meio a exploração, excluso e desrespeito dos seus direitos. Através das contações de histórias, ora beirando a fantasia, ora beirando o factual, podemos perceber a (re)construção, o identitária dessas pessoas ao longo do enredo. Em vista disso, este trabalho objetiva identificar os aspectos simbólicos das cores e sua importância na construção do enredo, o que nos direciona para um estudo semiótico, mas È objetivo, também, observar como se revelam os aspectos socioculturais que remetem ‡s identidades dos protagonistas, refletindo sobre o papel da literatura diante do retrato sociocultural contemporâneo trazido pela obra rezendiana através de Rosalio e Irene. Diante disso, a metodologia consiste em pesquisas bibliográficas, com consulta a periódicos, revistas, livros e sites da internet. A pesquisa est· teoricamente embasada em autores como Santaella (2007), Hall (2005), Candido (2006), Pignatari (2004); Pierce (2005); Possebon (2014), Guimarães (2004), Kandinsky (1996) entre outros que muito contribuíram para o desenvolvimento do estudo. Ao longo do estudo foi possível observar que as personagens nos despertam para um diálogo humanizador que reascende e pelo poder transformador da educação, mas nos alertam, também, frente ‡s condições de pobreza e de exclusao social, problemas ainda emergentes em nossa sociedade contemporânea.Item A leitura literária no cárcere e o processo de humanização dos leitores no presídio de Itaquitinga-PE(2021-08-21) Silva, Alexsandro Rodrigues da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma a aplicação da leitura literária atua no processo de humanização de leitores no cárcere do Presídio de Itaguatinga-PE. Como objetivos específicos, listamos: 1) Discutir pressupostos teórico-metodológicos sobre a leitura literária no planejamento de políticas públicas direcionadas à remição de pena dos privados de liberdade no cárcere; 2) Avaliar experiências com o Projeto de Leitura Literária no Cárcere, considerando o papel da literatura na mudança de comportamento dos apenados. Esta pesquisa delimitou-se em colher informações sobre de que forma a aplicação da leitura literária no cárcere tem cooperado com o processo de humanização dos leitores reclusos do Presídio de Itaquitinga-PE, tendo como aporte teórico, os trabalhos de Candido (1989) sobre o direito à literatura e, além dos enfoques de Horellou-Lafarge e Segré (2010) sobre o caráter humanizador da leitura literária. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, com vistas ao levantamento de materiais, como: livros, artigos científicos, revistas, na busca de conhecimento sobre a literatura no cárcere, como forma de identificar os impactos de mudança na vida dos encarcerados do presídio de Itaquitinga- PE. O desenho metodológico priorizou a abordagem quali/quantitativa, tendo em vista estudo descritivo de dados coletados por meio da aplicação de questionário a uma amostra de 70 apenados que fazem parte do Projeto de Remição de Pena pela Leitura Literária. Foi constatado que 75% dos sujeitos possuem o ensino fundamental incompleto, 64% possem de 20 a 30 anos de idade, e destacam como sendo de extrema importância a leitura dentro do cárcere, considerando a prática da leitura literária como instrumento que promove não apenas a redução da pena, mas também humanização.Item A literatura no ensino fundamental II: uma proposta para a formação do leitor(2018) Barbosa, Geneilda de Sousa; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172Sabe-se que a leitura desempenha um papel muito importante na educação escolar de crianças, adolescentes e adultos. Através da leitura de textos literários se tem acesso aos diferentes conteúdos ensinados na escola e informações da sociedade em geral, nos permitindo ter contato com o mundo no qual estamos inseridos e interpretá-lo. Nesse sentido, o presente trabalho pretende discutir de que forma o ensino de literatura pode ser trabalhado no ensino fundamental II, buscando subsídios teóricos que permita desenvolver estratégias de ensino de literatura na sala de aula, utilizando a leitura como uma ferramenta lúdica e auxiliar no desenvolvimento da leitura do aluno. Metodologicamente optou-se por revisão bibliográfica, através da reunião de um vasto arcabouço teórico, onde nos debruçamos sobre estudos basilares de autores como: Regina Zilberman, Nelly Coelho, Marisa Lajolo, dentre outros. Enfatiza-se também o caráter crítico-analítico, haja vista que no texto constam algumas análises de textos literários, particularmente no último capítulo em que procuramos fazer uma leitura analítica do livro “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga. O trabalho está dividido em três capítulos, o primeiro capítulo aborda a questão da “literatura e escola”, apontado como o ensino de literatura pode ser incrementado na sala de aula e como ela pode ser uma aliada para a formação do sujeito crítico e reflexivo. O segundo capítulo aborda a importância da literatura infanto-juvenil, pois os alunos que estão no fundamental II precisam de uma literatura mais direcionada para a sua faixa etária. No terceiro capítulo apresentamos uma análise do livro “A Bolsa Amarela”, mostrando algumas possibilidades de leitura para essa obra e observando através de elementos simbólicos o cotidiano de muitas crianças. Conclui-se com este trabalho, portanto, a necessidade pujante do reconhecimento por parte da escola, professores e sociedade em geral, família e outros membros da sociedade, de reconhecer a importância da literatura para a formação do aluno, não apenas como atividade obrigatória da escola, mas como um instrumento transformador. Ressalta-se ainda, a importância do estudo de texto literários como ferramenta que possibilita ampliar os horizontes de interpretação do leitor, ampliando sua visão de mundo. Através da análise do livro “A bolsa Amarela”, proposta neste trabalho, pode-se ver na prática como a leitura tem o poder de gerar reflexão, inquietação, levar o leitor para o mundo da fantasia, mas sem perder o senso crítico, levando-o a decifrar códigos implícitos no texto que vão muito além do que as palavras escritas estão dizendo.Item A perspectiva existencial e a imagem da mulher na fusão humano-ambiental em Doze Reis e a moça no labirinto do vento(2019) Silva, Auricélia Nunes da; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/6296537709996947O presente trabalho tem como objetivo estudar alguns contos presentes no livro Doze Reis e a Moça no labirinto do vento (2006), de Marina Colasanti, com enfoque nos contos “A mulher ramada”, “Uma concha à beira-mar” e “Doze reis e a moça no labirinto do vento”, no intuito de perceber como a figura feminina é constituída bem como observar a relação das personagens com o contexto socioambiental. Mostramos que a autora escreve contos de fada a fim de atingir não apenas o público infanto-juvenil, mas também adultos, pois o estilo empregado nas narrativas foge da tradição do “era uma vez” e do “viveram felizes para sempre”, mostrando o humano da atualidade que busca a liberdade, o amor e o sonho. Discutimos sobre a fusão humano-ambiental para melhor entender a relação entre mulher e outros elementos da natureza na obra e o autoconhecimento, determinando seu posicionamento na sociedade patriarcal. A pesquisa é de cunho bibliográfico e também buscou-se conhecer melhor a formação literária da autora e a sua constituição como escritora feminina e feminista, tanto esses aspectos quanto as análises dos contos foram embasados nos pressupostos de algumas estudiosas feministas como Martha Robles (2006), Rose Marie Muraro (1970), Ruth Silviano Brandão (2006), entre outros também importantes para pesquisa. Contudo, foi possível verificar que os contos colassantianos possuem grande significação humano-existencial, capaz de fazer refletir sobre os aspectos da realidade humana, bem como a representação da mulher na sociedade e são apresentados de maneira mágica, aludindo a mitologias cristã, grega, e africana.Item A representação do feminismo negro no romance Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo(2018) Silva, Conceição Campos da; Pereira, Kleyton Ricardo Wanderley; http://lattes.cnpq.br/8902091363038170Esta monografia tem por finalidade fazer uma breve reflexão a respeito do romance Ponciá Vicêncio, da autora Conceição Evaristo. Para tal, levamos em consideração as reflexões de alguns (as) autores (as) (Constância Lima Duarte; Angela Davis; Marcos Antônio Alexandre; Flavia Santos de Araújo; Cristiane Cortês; Petrônio Domingues; Bell Hooks; Omar da Silva Lima; Barbára Araújo Mahado; entre outros) sobre as lutas empreendidas pelas mulheres negras no mundo e o movimento Feminista Negro no Brasil. Para chegarmos à análise do romance, buscamos trazer um breve recorte a respeito das lutas feministas no Brasil e no mundo, bem como das origens do Movimento Feminista Negro em nosso país. Destacamos também a importância das mulheres escritoras em nossa literatura nacional, sejam elas brancas ou negras, dando maior destaque para a escritora Conceição Evaristo.E, na produção da análise fizemos uso das vivências e buscas por uma identidade perdida da protagonista Ponciá, personagem descendente de escravos e que vive no período pós-abolição da escravatura.Item A saudade cantada na poesia popular do sertão do Pajeú(2019-12-12) Soares, Luis Ricardo Lopes; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172O objetivo desse estudo é refletir sobre a “saudade” e as formas como ela se apresenta na literatura popular nordestina em especial na poesia, com análises mais aprofundadas na produção no Sertão do Pajeú. Realizamos também uma pesquisa da palavra do latim que deu origem ao termo “saudade” na língua portuguesa em contraponto com palavras já existentes de povos originários brasileiros e que possuem o mesmo significado. Fazendo assim, um apanhado de processos históricos sobre a palavra e o sentimento, produzindo análises literárias sobre o “cantar” poético da saudade na cultura popular. Para embasamentos teóricos recorremos aos estudos de vários autores tais como Guerreiro (1987), Hall (2003), Silva (2013), Cascudo (1984) entre outros também importantes para o estudo. O trabalho encontra-se dividido em três seções com alguns subtópicos. Em princípio discorremos sobre a perspectiva do que vem a ser popular e a literatura popular bem como a pluralidade temática existente. Depois buscou-se entender um pouco mais sobre a saudade, como ela se representa em cada situação, língua, cultura etc. Finalizamos mostrando os cantos do Pajeú e a saudade cantada pelos poetas da região. Ao longo da pesquisa, foi possível observar que a saudade não tem amarras e nem uma definição e é inerente ao ser humano.Item Argumentação e contra argumentação: um discurso que pode condenar ou justificar(2018) Santos, Valesca Talita Viturino dos; Silva, Jean Paul d'Antony Costa; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320; http://lattes.cnpq.br/3561921480563342; http://lattes.cnpq.br/6830135400465830A obra shakespeariana O Mercador de Veneza aborda conceitos e contempla estratégias que perpassam os limites da ficção , a proporção que vai além do faz de conta , mostrando situações e conflitos que podem fazer parte da vida real , tratando-se de uma sociedade que dá privilégios aos majoritários, visto que no decorrer de toda a trama, o judeu é desprestigiado, pelo simples fato de ser judeu . O presente trabalho tem o objetivo de mostrar de forma clara a visão que cada personagem tem sobre justiça e o que essa relação acarreta na vida de cada um enquanto personagens da obra. Tendo em vista a complexidade de todas essas questões, especialmente na tentativa de adequá-las a um conceito de justiça, nos apropriamos desse momento narrativo para trazer à tona as diversas discussões sobre antissemitismo, posição social, poder, preconceito apresentados pelo autor. Nessa perspectiva desenvolveu-se uma pesquisa explicativa, por meio de uma análise bibliográfica, buscando responder a seguinte indagação: Será que a justiça foi feita para ambas as partes ou uma das partes, por exemplo, a parte mais desprestigiada saiu prejudicada? Dessa maneira optou-se por analisar a obra dentro do âmbito do direito e da filosofia, orientando-se a partir de conceitos teóricos de autores, a citar: John Rawls, Platão, Sócrates, Kant, Dworkin, entre outros. Portanto, diante da análise realizada, conclui-se que a hipótese inicial não se concretizou, a saber, que houve justiça para ambas às partes, mesmo o protagonista perdendo todos os seus bens, pois a justiça foi aplicável de maneira a prevalecer às leis de Veneza.Item “Becos da resistência”: uma análise historiográfica sobre Conceição Evaristo e Kmila CDD(2019-12-17) Paraiso, Diana Bárbara do Nascimento; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5957556943043849Este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise comparativa, entre o livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo e o EP “Preta Cabulosa” de Kmila CDD, mulheres negras, que apresentam no lirismo discursos fortemente representativos da memória afro-brasileira, a partir do resgate oral e musical. Ambas nascidas nas periferias de grandes centros urbanos, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, carregam em suas vivências e, consequentemente, nas suas produções, memórias coletivas. Além disso, pretende-se apontar a ausência do uso das letras e das músicas do rap no ensino de História nas escolas. Assim, procura-se como as teorias que abrangem a História Cultural no Brasil, bastante difundida a partir dos anos 1980, por agregar as subjetividades, novas abordagens e novos objetos, expandidos à escrita da História por Walter Benjamin, E.P. Thompson, Margareth Rago e outros, influenciaram no resgate historiográfico dessas autoras que utilizam de linguagens diversas, a literatura e o rap, respectivamente, contribuindo para protagonizar memórias geralmente silenciadas na história nacional tanto na universidade como nos demais espaços formais e não formais de educação.Item Duas maravilhas, um mesmo encantamento: realismo maravilhoso e diálogos literários em cem anos de solidão e a jangada de pedra(2020-12-22) Silva, Rivaldo Lima da; Gonçalves Neto, Nefatalin; http://lattes.cnpq.br/5135488225580130; http://lattes.cnpq.br/1263542396300554O campo dos fenômenos insólitos sempre foi interesse e tema da literatura, como também da crítica literária preocupada em dar uma resposta às diversas aparições do sobrenatural nas narrativas. Daí surgem as múltiplas variedades de interpretação e categorização do fenômeno. Uma destas, o realismo maravilhoso, termo usado primeiramente e criado pelo autor cubano Alejo Carpentier em 1949 o qual constitui-se da narração do irreal como parte da realidade cotidiana e da aceitação do sobrenatural pelas personagens como algo comum, torna-se tema em que gira nossas discussões. Por isso, tentando compreender como o relato realista maravilhoso se constrói dentro do texto romanesco, este trabalho de pesquisa propõe a análise comparada de dois romances; Cem anos de solidão do colombiano Gabriel García Márquez (1967) e a Jangada de Pedra do escritor português José Saramago (1986), pois, acreditamos que a forma estética como o real maravilhoso se constrói nas duas narrativas, fazendo uso de imagens, das alegorias e evocando as raízes dos mitos pode nos apontar que o diálogo entre os continentes americano e europeu é mais profundo do que pensávamos. Ao mesmo tempo, acreditamos que os autores ao tecerem as duas obras ficcionais e ao fazerem uso do real maravilhoso propõem uma crítica ao homem moderno e ao mesmo tempo, buscam dialogar com o seu futuro.Item Formação de leitores no ensino médio: a literatura em cena(2023-11-10) Soares, Conceição Maria da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A formação de leitores no Ensino Médio é permeada por desafios que envolvem uma dinâmica bastante relevante no processo de ensino-aprendizagem do estudante. Isso pode ser feito por meio da leitura compartilhada em sala de aula, discussões e análises dos elementos literários, como personagens, enredo e estilo. O objetivo principal desta pesquisa é analisar estratégias e leitura para a formação de leitores críticos no Ensino Médio, considerando as potencialidades da literatura em processos de fruição estética no campo artístico-literário. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de: Cosson (2021), Kleiman (2016), Soares (2004), Villard (1999), Martins (2006), Candido (1995), dentre outros autores. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada em consonância com o Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes, Núcleo de Letras/ Língua Portuguesa EAD, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE - UAEADTec. A pesquisa-ação foi conduzida em uma escola pública do estado de Pernambuco e envolveu um ciclo contínuo de avaliação diagnóstica, ação-reflexão-ação.A pesquisa começou com o mapeamento das opiniões dos alunos e outros envolvidos na escola sobre sua relação com a literatura. Com base nessas informações, foi desenvolvido um Plano de Ação Pedagógica (PAPE), seguindo modelo da sequência didática básica de Cosson (2021). Posteriormente, as etapas de ensino do PAPE foram aplicadas, aproveitando as características do gênero literário conto e integrando-o a outras formas de expressão artística. Os resultados da pesquisa indicaram que o uso de formas artísticas familiares aos estudantes, especialmente na fase inicial de motivação da sequência básica, teve um impacto positivo na forma como os discentes interpretavam as obras literárias e no desenvolvimento de sua capacidade crítica como leitores. Assim, as conexões dialógicas entre diferentes formas de expressão artística se mostraram estratégias eficazes na promoção da formação de leitores literários críticos.Item Grande Sertão... (trans)docências: travessias dialógicas de uma educadora nas múltiplas e sinuosas veredas acadêmicas(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; Suassuna, Lívia; http://lattes.cnpq.br/3685495814664993http://lattes.cnpq.br/3685495814664993; Alves, José Hélder Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/2352905993796166; Abranches, Sérgio Paulino; http://lattes.cnpq.br/9070763811045760Item Leituras de fábulas no ensino fundamental: conexões com a sala de aula invertida para a formação de leitores(2023-11-24) Silva, Laudivânia Alves da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833O objetivo principal desta pesquisa é investigar potencialidades didático-pedagógicas para a inserção do gênero fábula em práticas de leituras literárias no Ensino Fundamental, considerando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida no processo de formação de leitores. Nesse contexto, a presente pesquisa foi realizada de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/CAPES de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. No tocante ao referencial teórico, recorremos a diferentes abordagens para discutir letramentos literários (Cosson, 2020), leitura literária na escola (Rezende, 2013), formação de leitores (Freire, 1995, 2003; Lajolo, 2005; Kleiman, 2022) e metodologias ativas (Bacich e Moran, 2018). Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de questionários com discentes do 8º ano do Ensino Fundamental. Com base nas observações realizadas e na avaliação diagnóstica inicial, foi apresentada proposta didática de leitura para abordar o gênero literário fábula, visando ao encontro do leitor com o texto literário. Verificamos como o trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem.Item Leituras literárias e multiletramentos: caminhos para a formação de leitores no 8º ano do ensino fundamental(2023-11-24) Santos, Lígia Eloana da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A Pedagogia dos Multiletramentos é uma proposta educacional desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres (New London Group) – GNL entre 1995 e 1996. Essa proposta considera que, diante do contexto contemporâneo, atravessado por múltiplas linguagens e culturas, é primordial que os indivíduos ampliem competências em variados letramentos e/ou maneiras de interagir, ou seja, multiletramentos. Esse modelo busca ampliar modos de representação que ultrapassem apenas a língua no processo de aprendizagem (Cazden et al., 2021). Tal proposta pedagógica pode revelar-se promissora para a formação de leitores no campo artístico-literário. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar como a Pedagogia dos Multiletramentos pode contribuir para a formação de leitores em articulação com práticas de leituras literárias no 8º ano do Ensino Fundamental. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de diferentes autores, tais como: Cosson (2021), Almeida (2014) e Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), que abordam a leitura literária, além de Ribeiro (2021), Hissa e Sousa (2020), Silva (2016), que discutem sobre a Pedagogia dos Multiletramentos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quali/quantitativa, articulada às vivências da pesquisadora no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES do Núcleo de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAEADTec. A pesquisa foi realizada com discentes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Arruda Marinho, localizada em Pesqueira, Pernambuco. Por meio de avaliação diagnóstica inicial, identificamos o perfil de discentes leitores, para, então, analisar, a partir do perfil dos leitores, como a Pedagogia dos Multiletramentos pode ser estratégica para o desenvolvimento da leitura literária e para a formação de leitores críticos. Como resultado, observamos que os discentes entrevistados revelaram dificuldades quanto à leitura literária, as quais foram redimensionadas quando das conexões propostas com a Pedagogia dos Multiletramentos. Esta pesquisa poderá defender a importância de um processo de ensino-aprendizagem multiletrado, diverso e crítico.Item Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos(2019-08-02) Santos, Peterson Fabrício Corrêa dos; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9172035980770338A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a literatura em quadrinhos como suporte de leitura na era digital, a fim de instigar o interesse dos jovens sobre a leitura, que são submetidos às tecnologias desde a infância. Para realizar esta perspectiva, a proposta deste trabalho é criar e incentivar o hábito da leitura de livros clássicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus desta pesquisa. Com o avanço da tecnologia, surgiu nova forma de leitura e escrita que transformou os jovens. Esse avanço facilitou o surgimento do estudo relacionado ao letramento digital e aos textos multimodais. Através desse avanço, se obteve o interesse de conciliar o gibi e a literatura para transformar a literatura em quadrinhos digitais, incentivando o hábito da leitura nos jovens que estão cada vez mais longe dos livros impressos e mais inseridos no mundo digital. Assim, Para a composição e análise deste trabalho, será estudada a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como também os autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro e Rildo Cosson serão citados para abordar os temas letramento digital, letramento literário e os textos multimodais. Com isso, pretendemos mostrar a ideia de criar quadrinhos recriando a literatura para que a leitura volte a ser o hábito preferido dos jovens na era digital.Item Letramentos literários digitais no ciberespaço: dialogando com as fanfics(2019) Almeida, Alexsandro Vital de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8065268277903070Pretende-se analisar as fanficse suas influências nas práticas de letramentos literários digitais de estudantes do ensino médio.O estudo fundamentou-se nas abordagens dos seguintes autores: Barton e Hamilton (2000); Lévy (1999); Lima e Menezes (2017); Lorenzi; Pádua (2012); Marcuschi e Xavier (2010); Moreira (2013); Neves (2012); Padrão (2007); Rojo (2009); Silva (2017); Soares (1998, 2002); Vargas (2015).A metodologia utilizada priorizou abordagem qualitativa, mediante técnicas procedimentais, tais como: pesquisa de campo em duas escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, aplicação de questionários com estudantes do ensino médio. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes não tem conhecimento sobre as fanfics(62,3%) e 83% não costumam ler fanficsna internet. Mesmo sem o conhecimento do gênero fanfic, muitos estudantes (39,6%) afirmaram que gostariam que o professor de literatura trabalhasse com fanficsem sala de aula. No cenário da cultura digital, a escola precisa desenvolver ações para motivar letramentos literários nos meios digitais, no sentido de ampliar práticas de leitura e escrita direcionadas à literatura. A fanficpode se transformar em uma ferramenta didática importante para estimular essas práticas de letramentos dos jovens estudantes do ensino médio, interessados nas conexões entre literatura e outras linguagens do ciberespaço.Item Literatura para além das palavras: o gênero conto em diálogo com outras artes(2023-09-29) Santana, Lívia Carolina Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6787585752021755A formação de leitores é permeada por desafios que são historicamente relacionados ao ensino da literatura no Brasil, sendo assim, a desmotivação dos discentes diante dos textos literários instiga a busca por estratégias didáticas que superem essas dificuldades. Nesse contexto, a presente pesquisa, realizada de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, tem como objetivo analisar como relações intertextuais e intersemióticas entre literatura e diferentes linguagens artísticas podem ser utilizadas em práticas de letramentos literários de discentes do Ensino Médio, considerando a formação de leitores críticos a partir do gênero conto. Os eixos teóricos incluíram os autores Cosson (2021), Soares (2019), Silva (2022), Scheffel (2016) e Freire (1995) quanto aos letramentos e à formação do leitor crítico; Koch, Bentes e Cavalcante (2008), Samoyault (2008) e Santaella (2007) acerca da intertextualidade e intersemiose; além de Gotlib (1998), Silva (2003) e Terra (2019) em relação ao conto na sala de aula. A investigação, realizada por meio de um estudo de caso em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, seguiu o percurso metodológico da pesquisa-ação, com movimentos cíclicos e integradores entre avaliação diagnóstica-ação-reflexão-ação. A partir da escuta das vozes dos sujeitos no ambiente escolar, compreendendo suas relações com a literatura, foi elaborado o Plano de Ação Pedagógica – PAPE, com base na sequência básica de Cosson (2021). Posteriormente, foram aplicadas as sequências didáticas do PAPE considerando as potencialidades do gênero literário conto em diálogo com outras linguagens artísticas. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de artes que fazem parte da realidade do discente fora do ambiente escolar, quando utilizadas na etapa de motivação, causa impactos positivos na produção de sentidos e na criticidade do leitor. Portanto, as conexões dialógicas são potenciais estratégias para a formação de leitores literários críticos.Item Literatura, resistência e memória: a história contada pelo não-literário no conto Garopaba Monamour, de Caio Fernando de Abreu(2024-12-17) Menezes, Maria Isabela Berenguer de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/6486204392731681O presente artigo pretende explorar as nuances estabelecidas entre a literatura dissidente e a produção de sentido da representação dela para as camadas sociais marginalizadas, sobretudo, ao que diz respeito às questões de gênero. Nesse sentido, propomos a aplicação de um projeto de educação literária para educandos(as) do curso Transeducação, preparatório para a prova do supletivo do Estado de Pernambuco, o qual teve como público prioritário pessoas trans e travestis. Para isso, selecionamos o conto Garopaba, MonAmour, presente no livro Pedras de Calcutá (1977), do escritor Caio Fernando Abreu (1948 – 1996). A escolha pelo objeto de estudo se dá pela abordagem da resistência, da violência e da memória sociocultural no período da ditadura militar no Brasil. Dessa forma, objetivamos com esse projeto proporcionar um ambiente seguro e instigante para a apreensão do conhecimento em torno da população LGBTQIAP+, com foco nas pessoas trans. Pois, há aqui um viés de restituição dos desníveis de acesso à educação, provocados pela exclusão sistemática de quem foge das binaridades impostas pelas estruturais sociais, ou seja, os corpos “anormais”, não vistos como indivíduos ativos para a harmonia social, assujeitados. Haja vista que lhes foi negado o direito de acesso às informações privilegiadas, já que o aprofundamento em alguns conhecimentos é marcador de categorias sociais dominantes.Item Memorial descritivo dos processos desenvolvidos na formação inicial e continuada de Micael Julio de Albuquerque rumo à docência na área de língua portuguesa e suas literaturas(2024-03-05) Albuquerque, Micael Julio de; Soares, Inaldo Firmino; http://lattes.cnpq.br/0543042624198336Item No limiar do inefável: a relação humano-animal na poética de Orides Fontela(2020-12-17) Beserra, Eduardo de Lima; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/9563550467648491Neste trabalho, perscrutamos a relação humano-animal na poética de Orides Fontela. À vista disso, tomamos como perspectiva inicial a percepção de que a vida do ser humano sempre esteve atrelada a do animal de alguma maneira, seja de forma positiva, seja de forma perniciosa. Por sua vez, a literatura, como um dos representantes do espírito de cada época, sempre deteve no não humano um personagem importante tanto na prosa quanto na poesia. No entanto, até o presente momento, são incipientes as pesquisas que se dedicam a estudar a relação humanoanimal. Tendo em vista isso, esta pesquisa é norteada pelas seguintes indagações: Como os animais são representados no âmbito literário? Como se dá a relação humano-animal nos poemas orideanos e de que forma o animal pode ser apreendido nos poemas da poeta? Em razão disso, partimos da hipótese de que a interação humano-animal, na poética fonteliana, é deliberada por dois aspectos inerentes à condição humana: o enlevo pela existência e o desejo de compreender as sutilezas do ser. Nessa perspectiva, apreciamos, neste estudo, como o eu poético singulariza e procura entender sua radicalidade a partir da existência do ser alado – a figura do pássaro. Em virtude disso, o trabalho se insere na perspectiva Ecocrítica – uma vez que investiga a relação do humano com a natureza (natural) – tomando como proposta epistemológica a Fenomenologia. Para isso, aportamo-nos nos estudos teóricos de William Rueckert (1978); Serge Moscovici (2007); Greg Garrard (2006); Jacques Derrida (2002); JeanPaul Ronecker (1997); Gilbert Durant (2012); Merleau-Ponty (2004); Octavio Paz (2012) e nas perspectivas críticas de Almeida (2008 e 2014); Ângela Maria Guida (2001); Evely Vânia Liboranari (2015); Afonso Henrique Menezes (2002), bem como nos ancoramos em outros estudiosos que se dedicaram/se dedicam às ilações relativas ao objeto de estudo desta pesquisa. O presente estudo nos desvelou nuances da relação dialética entre o humano e o não humano, vacilando maniqueísmos e nos permitindo atravessar o limiar que coloca as radicalidades do ser em contraposição existencial
