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    A comicidade em Dom Quixote: retratos do humor nos quadrinhos de Caco Galhardo
    (2024-03-05) Silva, Jonas Mateus Pereira da; Andrade, Brenda Carlos de; http://lattes.cnpq.br/3020775163633086
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a adaptação de Dom Quixote de La Mancha para os quadrinhos de Caco Galhardo, visando investigar a comicidade difundida na graphic novel Dom Quixote em quadrinhos volume 1 (2005). Compreendendo a literatura e as HQs como meios distintos, delimitados por uma estrutura social preexistente, a pesquisa apoia-se nos textos de Antonio Candido (1918-2017) e Terry Eagleton (1943-), Will Eisner (1917-2005), Scott McCloud (1960-) e Thierry Groensteen (1957-) com o intuito de refletir o processo identitário entre os dois campos expressivos. Ao examinar a obra de Galhardo, considerando a tradução intersemiótica como um pilar do processo da adaptação, a pesquisa debruça-se sobre a dissertação de Geovana Almeida, avaliando os fatores composicionais que tangenciam a obra literária e sua adaptação. Partindo do pressuposto de que a obra de Cervantes pode ser interpretada por um viés cômico, com base em análises dos elementos imagéticos e textuais presentes nos recortes das pranchetas (páginas) selecionadas da obra do cartunista, a pesquisa destrincha a relação entre humor gráfico e a comicidade na adaptação de Caco Galhardo.
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    A importância das histórias em quadrinhos para o ensino de língua portuguesa e para a análise textual
    (2018) Oliveira, Caio Alexandre de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5408904989939500
    O trabalho com HQ’s (Histórias em Quadrinhos) é relativamente utilizado para fins didáticos, não sendo apenas esse seu fim, pois as HQ’s também podem ser utilizadas na publicidade, na televisão, na internet, entre diversos outros meios. Neste artigo, o assunto HQ’s será utilizado como objeto de pesquisa, associando sua inserção na sala de aula aos benefícios para o aprendizado de língua portuguesa e análise textual, incrementando ainda aspectos como a importância das HQ’s para a educação, deforma a destacar pontos como a aceitabilidade desta ferramenta no setor educacional, sua historicidade, os tipos de linguagens utilizadas, os benefícios para o aprendizado e mais atrelado ao tema: sua importância para o ensino de língua portuguesa e para o desenvolvimento da análise textual. É bem verdade que esta ferramenta comtempla aspectos visuais e ilustrativos um tanto atrativos, capazes de motivar ainda mais o aprendizado e a análise em alunos de classes fundamentais de ensino. Assim, este artigo busca, através de pesquisa bibliográfica ancorada nos autores renomados neste assunto, comtemplar aspectos descritivos das histórias em quadrinhos, permitindo uma breve e significativa abordagem, no intuito de descrever desde seus elementos de composição até os fins adotados no curso da educação, ampliando a visão dos efeitos positivos causados pela sua utilização.
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    A representação social da História no mangá One Piece de Eiichiro Oda
    (2023-04-28) Mota, Ícaro Rhuan de Lima; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/9421700387960516
    Nesse artigo, vamos analisar o mangá One Piece, de Eiichiro Oda. Nosso objetivo é perceber, através da identificação de núcleos temáticos, a forma como a obra estabelece uma representação social da história, através das disposições que os personagens fazem do passado e sua importância para a trama narrativa. Para tanto, vamos dialogar com o conceito de representação social de Chartier, segundo o qual a representação social não é entendida como o ato de revelar um objeto (ou situação) ausente, mas são discursos que possuem seus próprios dispositivos, suas próprias articulações retóricas e narrativas, que não são redutíveis às ideias que eles enunciam ou aos temas que sustentam. (CHARTIER, 2002)
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    A viagem de Órion e o nascimento das constelações – a mitologia das constelações em história em quadrinhos: uma proposta de ensino de astronomia na educação básica
    (2022-06-18) Cavalcanti, Jorge Luiz Batista; Lima, Thiago José Bezerra de; Fernandes, Telma Cristina Dias; http://lattes.cnpq.br/1738008489950635; http://lattes.cnpq.br/4845189761528558; http://lattes.cnpq.br/9322443838207173
    As constelações instigam curiosidade, principalmente, quando são observadas na ótica do conjunto de lendas e mitos advinda de suas nomenclaturas, razão pela qual se torna viável o Ensino de Astronomia direcionado para o contexto escolar. Nesse sentido, esta pesquisa buscou apresentar uma proposta de construção de um material didático-pedagógico para estudantes e professores(as) em exercício na Educação Básica, no formato de um roteiro para a elaboração de histórias em quadrinhos, intitulado: “A viagem de Órion e o nascimento das constelações”, utilizando-se da linguagem da mitologia greco-romana para compreender a origem das constelações, com destaque para aquelas facilmente observadas no céu de Pernambuco e região. Dessa forma, buscou-se inserir a linguagem abstrata dos mitos gregos e romanos para a origem das constelações, de modo a incorporar elementos voltados à Astronomia na estrutura conceitual dos educandos, a partir do trabalho desenvolvido com o uso de histórias em quadrinhos. Portanto, espera-se que o produto educacional, representado pelo referido roteiro, envolvendo os personagens mitológicos, possa oferecer subsídios teórico-práticos para que professores(as) desenvolvam temas relevantes do campo do Ensino de Astronomia, proporcionando-lhes situações educativas de criação de variadas formas de mídias, como revistas em quadrinhos, desenhos animados, teatro e outras.
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    A Voz do Silêncio: mangá no processo de ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais
    (2023-09-11) Carvalho, Thecia Karolina Souza de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4895746996790379
    As línguas de sinais e as histórias em quadrinhos possuem características similares, sendo a experiência visual uma das principais, se configurando também como um dos artefatos culturais da cultura surda. Nesse sentido, a presente pesquisa trata-se de uma pesquisa- ação com objetivo demonstrar de que forma o mangá A Voz do Silêncio (2020) pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma turma do 5º ano do município do Paulista-PE. Em primeiro lugar, para a nossa fundamentação teórica, buscamos delinear as origens das histórias em quadrinhos ocidentais, evidenciando a sua relação com a educação, como também trouxemos as principais características dos mangás. Então, apresentamos um panorama da educação de surdos e os elementos que constituem a Libras, como também a importância da educação bilíngue e o uso de quadrinhos no ensino-aprendizagem de surdos e ouvintes. Através de questionário e entrevista, os alunos e a professora regente do 5º ano participaram da pesquisa, a fim de responder aos objetivos específicos: investigar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos quadrinhos e a concepção docente sobre o seu uso na escola; descobrir as experiências e vivências da professora e dos alunos com a Libras; identificar a presença da temática nos diferentes espaços da escola; analisar as tirinhas dos alunos, considerando os aspectos abordados na sequência didática aplicada. Nos inspiramos na análise de conteúdo para definir quatro categorias que dialogam com os resultados, utilizando também aspectos da análise semiótica. Os resultados apontam que a escola é um ambiente propício para a disseminação da cultura surda e o mangá contribuiu para a construção do conhecimento da língua de sinais.
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    Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental
    (2019) Santana, Erivânia Maria da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/4284973418718646
    As histórias em quadrinhos (HQ) foram, por muito tempo, estigmatizadas, tornando-se objeto de restrição no ensino, condenadas por pais e docentes, pois não acreditavam que elas poderiam contribuir culturalmente e agregar conhecimentos, achavam que as histórias fantasiosas influenciavam no comportamento de crianças e jovens e, portanto,eram abolidas da sala de aula. Ao longo do tempo,as HQ se popularizaram,tornando-se um meio de comunicação de massa que atraicrianças, jovens e adultos do mundo inteiro.Possibilitamuma leitura de entretenimento e lazer, abordando de forma lúdica diversos conteúdos com uma linguagem que se aproxima da realidade das pessoas.A metodologia utilizada caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória e documental, baseada nos pressupostos teóricos de VERGUEIRO (2004), RAMOS (2004), IRANDÉ (2003), KLEIMAM (2002), KOCK (2008)e nos Parâmetros Curriculares Nacionais(1997), (1998). Por apresentar uma linguagem multimodal utilizando imagens e textos, os quadrinhos podem contribuir no incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa. Os enredos proporcionam uma leitura prazerosa e despertam o interesse pela leitura e podem constituir ótimas ferramentas para o ensino-aprendizagem.Os Parâmetros Curriculares Nacionais incentivam o uso de HQ em sala de aula,cabe aos docentes utilizá-las como recursos didáticos e refletir sobre a melhor forma de utilizá-las em aula. O objetivo geral deste artigo é realizar uma análise de atividades de leitura com HQ encontradas em um livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental.
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    As HQS na escola: disseminando saberes e compartilhando aprendizagens
    (2019-02-04) Andrade, Ialle Juliana Marques; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/1858714316525626
    A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: De que maneira as HQs podem ser utilizadas como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo contribuir metodologicamente para a utilização das HQs enquanto recurso didático. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos alterar a situação inicial constada que se caracterizava pela ausência da utilização das HQs enquanto recurso didático/pedagógico, através de intervenções no formato de oficinas pedagógicas realizadas com professoras de uma escola em Garanhuns/PE. Desse modo, propomos as docentes reflexões sobre a linguagem dos quadrinhos enquanto instrumento aliado nos processos de ensino e aprendizagem. Com a finalidade de trazer contribuições metodológicas, considerando a potencialidade dinâmica e desafiadora das HQs propomos a execusão de um projeto intitulado “HQzando”. As ações desenvolvidas levaram a uma modificação de compreensão, possibilitando as docentes uma ampliação da forma com que concebiam as HQs passando a enxergar suas potencialidades para o campo educacional. A execusão do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar as HQs para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.
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    Contribuições das pesquisas empíricas sobre histórias em quadrinhos (HQs) em educação para pensar a prática educativa em artes e tecnologia
    (2019-07-09) Dias, Priscylla Karollyne Gomes; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347; http://lattes.cnpq.br/4569293571803835
    Esta monografia tem por objetivo investigar situações discursivas que pesquisas empíricas vinculadas a cursos de mestrado em educação, e publicadas nos últimos anos (2013-2018) no Brasil, constroem em torno de práticas pedagógicas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação. Para tanto, foi reunido um corpus de análise compreendendo um quantitativo de três monografias articuladas com a finalidade de perceber como indicam sentidos da aprendizagem de conteúdos com as HQs. A reunião das monografias que compuseram o corpus de análise da pesquisa foi condizente com um gesto de provocação em torno das configurações discursivas que mobilizam sentidos de sujeitos e de educação, situados em um campo de prática pedagógica. Sendo assim, este trabalho tem como ênfase as proposições de Dominique Maingueneau. Os resultados apontaram que as situações discursivas que emergem de fragmentos de trabalhos acadêmicos vinculados a cursos de mestrado em educação, e que produzem articulações a sala de aula, são as seguintes: convencimento sobre a originalidade do tema; recurso pedagógico em um dado campo de atuação docente e pedagógico; aproximação com o sujeito leitor da dissertação; distanciamento da prática cotidiana; possibilidade de apropriação da linguagem quadrinhesca. A inserção da discussão em torno da composição de artes e de tecnologias neste trabalho condiz com a aposta de repensar práticas alicerçadas por uma cadeia simbólica da linguagem que se estrutura, por sua vez, por meio de referências cotidianas e sócio-culturalmente legitimadas pelos sujeitos do discurso. As considerações do trabalho apontam que a provocação de pensar as HQs como uma ferramenta tecnológica sugere a abertura de um campo de possibilidades em torno dessa expressão provocativa, contemporânea e emergente.
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    Dissidências flamejantes na república de Weimar: um espetáculo moderno de intelectualidade e gênero na hq ‘Berlim’ de Jason Lutes
    (2023-09-22) Vieira, Neff Borba Araquan; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/3440569002472574
    Este artigo tem como proposta evidenciar os cenáculos e identidades dissidentes presentes na Berlim da República de Weimar. Para tanto, vamos analisar os espaços da cidade e as intrigas traçadas por Jason Lutes (2020) em sua HQ intitulada Berlim. Os anos dourados, da então chamada capital gay da Europa, são fruto do processo de emergência de uma modernidade plural, que transborda após a derrota da Alemanha na I Guerra Mundial e a derrocada do poder imperial. Frente a diversos contratempos, como a ascensão nazista, e o discurso de ódio que cresce a cada dia, a cidade de Berlim vivencia um momento de efervescência cultural, em que intelectuais boêmios exploram identidades dissidentes e flamejantes.
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    Estágio supervisionado: uma experiência sobre história em quadrinhos para o ensino de Matemática
    (2021-07-24) Moura, Vitória do Nascimento; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/9675955170404701
    As histórias em quadrinhos têm sido utilizadas com fins pedagógicos em diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho objetivamos analisar como licenciandos em Matemática apreendem as histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de Matemática, após uma oficina voltada para sua formação docente sobre este tema. Desenvolvemos a pesquisa com estudantes da licenciatura em matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em particular na disciplina de Estágio Supervisionado II (ESO II), durante o Período Letivo Excepcional 2020.4, vivenciado na modalidade de ensino remoto, devido à pandemia de COVID19. Em um primeiro momento, 10 licenciandos responderam a um questionário que buscou levantar o conhecimento prévio deles sobre HQs. Durante duas aulas síncronas do ESO II foi oferecida uma oficina sobre HQs e o uso da plataforma Pixton. Por fim, retomamos em uma outra aula para verificar as atividades elaboradas pelos licenciandos envolvendo HQs para o ensino de conteúdos matemáticos. Como resultados, apresentamos três HQs construídas pelos licenciandos: uma sobre o Teorema de Pitágoras e triângulos na geometria, outra sobre funções e a última intitulada Função Exponencial em Tempos de Pandemia.
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    Histórias em quadrinhos: o herói em O Quarteto Fantástico e Sandman
    (2019-01-24) Vital, José Eduardo Carvalho; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/8555086877601824
    As histórias em quadrinhos têm sido objetos de estudos literários desde a segunda metade do século XX, nos Estados Unidos e no Brasil. A conjunção de ilustração e texto escrito, característica do gênero em questão, tem feito sucesso desde sua criação, ainda na primeira metade do século passado. Consequentemente, este gênero abriu portas para diversas obras e artistas/escritores se consagrarem ao longo dos anos. A pesquisa teve a intenção de analisar as diferentes categorias de herói em um recorte da obra de Stan Lee e de Neil Gaiman, em O Quarteto Fantástico (LEE; KIRBY, 1961) e Sandman (GAIMAN; McKEAN, 1988). A pesquisa foi do tipo bibliográfica, baseando-se nos pressupostos de Kothe (1987) e Adorno; Horkheimer (1985), na perspectiva da categoria de herói, para analisar as obras citadas anteriormente, diferentes categorias de herói e sua relação com fatores sociais, culturais, históricos e idelógicos, desde a época de publicação de cada obra até sua relação/inovação com a produção mais contemporânea dos referidos HQs. As características tanto dos autores quanto de suas obras são também de fundamental importância para o desenvolvimento e melhor compreensão dos resultados de pesquisa. Iremos entender como Lee e Gaiman reinventaram e elevaram as HQs para o patamar literário, através de seus heróis. A partir dos resultados encontrados, percebemos uma relação entre as obras de Lee; Kirby em 1961 com a de Gaiman; McKEAN em 1988, em que os passos iniciais da dupla da Marvel foram fundamentais para o que veríamos em Sandman anos posteriores, além de uma representação do herói mais voltada para uma relação com fatos sociais, culturais e literários em ambas as HQs.
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    Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos
    (2019-08-02) Santos, Peterson Fabrício Corrêa dos; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9172035980770338
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a literatura em quadrinhos como suporte de leitura na era digital, a fim de instigar o interesse dos jovens sobre a leitura, que são submetidos às tecnologias desde a infância. Para realizar esta perspectiva, a proposta deste trabalho é criar e incentivar o hábito da leitura de livros clássicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus desta pesquisa. Com o avanço da tecnologia, surgiu nova forma de leitura e escrita que transformou os jovens. Esse avanço facilitou o surgimento do estudo relacionado ao letramento digital e aos textos multimodais. Através desse avanço, se obteve o interesse de conciliar o gibi e a literatura para transformar a literatura em quadrinhos digitais, incentivando o hábito da leitura nos jovens que estão cada vez mais longe dos livros impressos e mais inseridos no mundo digital. Assim, Para a composição e análise deste trabalho, será estudada a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como também os autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro e Rildo Cosson serão citados para abordar os temas letramento digital, letramento literário e os textos multimodais. Com isso, pretendemos mostrar a ideia de criar quadrinhos recriando a literatura para que a leitura volte a ser o hábito preferido dos jovens na era digital.
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    Mangá Fullmetal Alchemist: uma representação social do totalitarismo
    (2022-10-07) Lima, Franky Lourenço de; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1807758287595697
    O presente artigo busca analisar como o mangá Fullmetal Alchemist, da artista Hiromu Arakawa, mobiliza uma representação social do totalitarismo. Para tanto, nos valemos dos conceitos: i) de totalitarismo, definido por Hannah Arendt (1998), para sublinhar os mecanismos da excepcionalidade no Estado de Direito, ii) de representação social, desenvolvido por Roger Chartier (1982), com o propósito de compreender as nuances com que a narrativa gráfica de mangás e animes abordam esse tema. Metodologicamente, elegemos alguns núcleos temáticos estruturantes da obra que é dividida em 108 capítulos publicados num contexto de disseminação da cultura pop japonesa para o resto do mundo (2001-2010).
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    O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa
    (2019) Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097; http://lattes.cnpq.br/6811800497475912
    O presente artigo se configura como um relato de experiência, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso na aula de Língua Portuguesa, visando o estudo da linguagem verbal e não verbal e o estímulo à leitura. Para isso, foi usado como recurso metodológico a aplicação de uma oficina numa turma do 6º ano da Educação de Jovens e Adultos. A oficina incluiu a leitura e a interpretação de uma história em quadrinho e uma abordagem voltada para as características desse gênero, além de orientações para a sua elaboração. Percebemos que a leitura desse gênero facilitou a abordagem e a compreensão quanto ao estudo da linguagem verbal e não verbal e proporcionou motivação para a produção textual do gênero em questão.
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    O trabalho com tirinhas na prática do estágio supervisionado utilizando o Google sala de aula: práticas de aprendizagem em ambiente virtual
    (2021-04-10) Nascimento, Gledsnelly Fernanda Oliveira do; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8843033175960971
    Este relato trata da experiência de estágio curricular supervisionado em que foram desenvolvidas atividades docentes, usando o Google Classroom ou Google Sala de Aula. A partir da compreensão de que as múltiplas linguagens são também foco no contexto digital, este trabalho relata a experiência de construção de atividades práticas de ensino em sala de aula virtual, fazendo uso do gênero tirinhas para desenvolvimento de competência leitora. Diante dos desafios da docência virtual, a experiência mostra que as práticas digitais possibilitam múltiplas abordagens, trato com linguagens diversas e desenvolvimento dos vários letramentos a que a escola sempre se referindo. Mostrou, também, que o fazer docente é sempre híbrido e dinâmico e ruma para novas práticas possíveis, mas é, sobretudo, um fazer criativo e valoroso.
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    Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda
    (2022-06-18) Oliveira, Cleiton Batista de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Pavão, Antonio Carlos; http://lattes.cnpq.br/6873375950921034; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/4295894092568777
    A Astronomia é uma Ciência que fascina de crianças à adultos, até quem trabalha diretamente com ela, contudo, se trata de uma área pouco abordada nos ambientes de educação formais e informais. Além disso, com a expansão das tecnologias móveis, as informações são difundidas de formas, cada vez mais rápidas. Por outro lado, há um deficit de material didático e literatura que aproxime o público infantojuvenil das tecnologias utilizadas atualmente para divulgação e popularização científica. A história da Astronomia, permite uma contextualização interessante, para abordagem de conteúdos interdisciplinares, inerentes à Astronomia, com isso, o presente trabalho, objetiva à produção de uma HQ, resgatando, os acontecimentos astronômicos do município de Olinda, que culminaram na construção de um observatório para estudo dos astros na localidade, importantes no contexto nacional e internacional. O pioneirismo do estado de Pernambuco na construção de um observatório, descobertas e estudos em Astronomia, à tornam, o berço da Astronomia nas Américas. Diante de toda riqueza histórica e cultural, professores de diferentes áreas de concentração (História, Física, Geografia e Matemática) foram entrevistados, para levantamento da necessidade, viabilidade e validação do Produto Educacional, seguindo critérios da CAPES (2019), analisando-se os dados, utilizando uma escala linear de Likert (1982), como também, seguindo parâmetro direcional à ODS (UNITED NATIONS, 2020), a educação de qualidade (#ODS4), que resultaram em dados satisfatórios quanto ao conhecimento de alguns eventos descritos na HQ, como também, perspectivas positivas para utilização do Produto Educacional no ambiente escolar, visto uma demanda emergente.
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