Navegando por Assunto "Escolas públicas"
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Item A educação ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino: estudo de caso na cidade de Pesqueira – PE(2022-06-26) Silva, Anderson Carlos Maia da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/2746710343882148O presente trabalho está voltado a abordagem da Educação Ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino, abordando um estudo de caso na cidade de Pesqueira localizada no agreste de Pernambuco. Com o objetivo de analisar a inclusão da EA sob a perspectiva dos professores como tema transversal na Escola Professora Margarida de Lima Falcão, localizada na cidade citada, após analisar como estão incluindo o tema e ver os relatos dos professores, irão sugerir estratégias que podem contribuir positivamente para a forma como a EA é ministrada. Esta pesquisa se justifica e se aplica como um meio de desenvolvimento para a melhoria do processo de ensino. Para a sua realização, foi empregado um questionário junto aos docentes contendo 15 perguntas destinadas ao corpo docente da instituição. Com a coleta de dados e suas respectivas análises, foi possível verificar que embora a maioria dos professores mostra interesse por temas e questões ambientais, mesmo a maioria não tendo curso na área ambiental, eles de certa forma se sentem aptos para repassar conhecimentos para seus alunos e buscam informações por meio de diferentes meios de comunicação aos assuntos de cunho ambiental, tornando a aprendizagem mais significativa no processo de educacional. Os resultados do Survey junto aos participantes da pesquisa demonstram que, os docentes sentem-se aptos a lecionar disciplinas do tema ambiental, mesmo sem formação e capacitação específica. Foi possível observar ainda que os docentes têm como principal fonte de informações as mídias e internet para a construção de material letivo, o que permite uma atualização constante das suas aulas.Item A integração cultural na Rede Estadual de Pernambuco: o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno(2024-02-28) Sousa, Diego Henrique Barbosa Lima de; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652A cultura é reconhecida como um direito fundamental, e é dever do Estado garantir os direitos de acesso e manifestação cultural a todos os cidadãos. Nesse contexto, a escola destaca-se como instituição do Estado e agente de integração cultural por meio de suas práticas pedagógicas e curriculares. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo destacar a atuação da escola da rede estadual de Pernambuco como agente facilitador do acesso à cultura e compreender como as práticas pedagógicas auxiliam o debate, reconhecimento e ocupação de espaços culturais. Para tal, a investigação foi realizada em duas etapas: na primeira, busca-se compreender as atribuições teóricas do conceito de cultura, abordada por Câmara Cascudo (1983), das conjunturas culturais e práticas da política cultural, com Calabre (2007), Chauí (2008), Coulangeon (2014), Jourdain (2017) e Simis (2007), além das abordagens e metodologias pedagógicas trabalhadas por Paulo Freire (1980;1996;2005) e Celestin Freinet (1975). No segundo momento, através da metodologia qualitativa, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com agentes da educação pública da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Vieira Muliterno, localizada em Abreu e Lima. Com base nos levantamentos teóricos e análise de dados coletados, foi possível compreender que a escola não apenas serve como um espaço de interação social para os jovens, mas também desempenha um papel fundamental na produção, identificação e preservação da cultura. Portanto, conclui-se que a escola, além de ser um espaço de interação e formação acadêmica, atua também como agente de integração cultural na vida dos jovens.Item A nova gestão pública nas políticas de educação em Pernambuco: uma análise dos indicadores educacionais de 2007 a 2018(2021-12-16) Cavalcanti, Matheus Henrique Magalhães; Bezerra, Gabriella Maria Lima; http://lattes.cnpq.br/8954499933466652; http://lattes.cnpq.br/7430908424391567Este trabalho analisa alguns resultados da implementação da Nova Gestão Pública (NGP) na educação básica do estado de Pernambuco no período 2007-2018. Para isto, escolhemos fazer uma análise que adotou, especialmente, técnicas quantitativas de coleta e análise de dados. Os procedimentos foram divididos em duas etapas, a primeira foi uma revisão bibliográfica e a segunda foi à análise dos dados secundários. Construímos uma linha do tempo contendo as principais iniciativas institucionais alinhadas a NGP, a partir do portal AlepeLegis, para avaliar a adesão dos gestores públicos a esta modalidade de gestão. Além disso, também construímos, e analisamos, os indicadores da rede estadual de educação básica a partir da Sinopse do Censo Escolar, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para identificar a influência da gestão sobre os indicadores. Sendo assim, percebemos que o arcabouço institucional, criado por uma elite técnica dos gestores estaduais alinhados à NGP, influenciou a melhora quantitativa dos indicadores educacionais. Porém, ao aprofundarmos a análise dos indicadores referentes aos docentes, percebemos que, ao contrário dos resultados anteriores, o impacto da NGP nos índices dos professores, quando comparados com os números brasileiros, não apresentaram resultados positivos, ligando um alerta para a educação pernambucana.Item A relação público-privada na educação: o programa Se Liga em escolas do município do Recife/PE(2019-12-03) Silva, Jézica Peixoto da; Queiroz, Raquel Rebeca do Monte; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/9678428589889881; http://lattes.cnpq.br/4524644167438547O trabalho analisa a relação público-privada presente nas escolas pesquisadas, do município do Recife, a partir do programa Se Liga, no período de 2017 a 2018. Busca também, compreender o processo de elaboração e implementação de projetos educacionais nas escolas do referido município, bem como descrever as finalidades e as características do programa Se Liga, do Instituto Ayrton Senna (IAS). São, ainda, verificados os resultados obtidos pelos educandos, inseridos no citado programa, no período definido para o estudo, a partir da compreensão das docentes envolvidas diretamente com o programa. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa de cunho qualitativo, teve início com a fase exploratória, apreensão das informações por meio de análise documental sobre as políticas públicas educacionais implementadas pelo poder executivo do município do Recife, de marcos legais e da regulamentação e execução do programa Se Liga. Foram realizadas observações da prática pedagógica docente, quando da utilização do programa Se Liga; e entrevistas semiestruturadas com os envolvidos no programa. A Análise de Discurso é utilizada como metodologia de tratamento das informações apreendidas com a pesquisa. Entre os resultados encontrados com a pesquisa verificou-se no processo de elaboração e implementação do programa Se Liga, a falta de debate público e prévio para aceitação do mesmo conforme preconiza a lei nº 11.079/2004, da mesma forma dentro das escolas não há uma tomada de decisão deliberativa, democrática e coletiva com a comunidade escolar para adesão e implementação do programa nas escolas. Pôde-se verificar, ainda, que o resultado esperado com o programa nas duas escolas pesquisadas não corresponde às finalidades explicitadas pelo programa, além de interferir no espaço escolar e condicionar a gestão escolar aos moldes da gestão empresarial.Item Ações de digitalização em acervos documentais em escolas públicas: uma revisão bibliográfica(2021-02-25) Cruz, Felipe Henrique Santos da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954O presente estudo teve como objetivo discutir a gestão e a preservação de acervos documentais de escolas públicas através do processo de digitalização. Foram pesquisadas produções acadêmicas publicadas entre 2016 e 2020 através das ferramentas Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES. A amostra final constitui-se de dez produções englobando artigos publicados em periódicos, anais de eventos, dissertação de mestrado e Trabalhos de Conclusão de Curso. Os resultados trazem informações relevantes sobre o processo de digitalização de documentos no ambiente escolar, a sua implementação, o manejo dos arquivos e os recursos utilizados para o acesso e preservação dos acervos. São apontadas como as principais dificuldades a falta de capacitações para os profissionais que lidam diretamente com a gestão de documentos e a falta de administração adequada nos contextos escolares. A pesquisa identificou também as etapas necessárias para a implementação do processo de digitalização dos acervos documentais no cenário escolar. Conclui-se que é necessário um conjunto de políticas, procedimentos e qualificação profissional para implantação e execução efetiva destas ações em instituições públicas de ensino.Item Alfabetização: dificuldades de ensino e aprendizagem explicitadas por professores(2019-02-15) Matias, Jéssica Michele da Silva; Silva, Elaine Cristina Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2898599129662523; http://lattes.cnpq.br/1442994648947126A alfabetização simploriamente é conhecida como o processo em que a criança aprende a ler e escrever, porém, respaldado em alguns autores, como Morais (2005), Soares (2003), Leal (2004), entre outros, vemos que esse processo vai além. Entendemos a alfabetização como um complexo processo por meio do qual os alunos precisam refletir para se apropriar do Sistema de Escrita Alfabética de modo que atribuam significados e uso às palavras. Devido a sua complexidade, seu ensino e sua aprendizagem passam por muitos desafios e dificuldades. Diante disso, nesse trabalho, investigamos as dificuldades de ensino e aprendizagem na alfabetização, relatadas por professoras da rede pública de ensino de Garanhuns/PE. Para isto, foram realizadas entrevistas com três professoras atuantes no ciclo de Alfabetização. Dentre as dificuldades relatadas, destacamos a falta de parceria entre a família e escola, atrapalhando o ensino e a aprendizagem relativa à alfabetização. Além disso, analisamos as ações que, de acordo com as professoras, são realizadas para superar as dificuldades citadas, dentre as quais estão o apoio de outra pessoa na sala de aula, atividades diversificadas e o reforço no contra turno. Isto posto, este trabalho nos leva a refletir sobre a atuação do professor alfabetizador, mediante aos percalços existentes em cada sala de aula e chama a atenção para a necessidade do professor enxergar também as suas dificuldades de ensino e poder contar com apoio de todos os envolvidos no processo de Alfabetização para contorná-las.Item Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE(2024-10-03) Oliveira, Públio do Nascimento; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235; http://lattes.cnpq.br/4253184080147942A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento fundamental para a educação no Brasil, pois estabelece competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver durante sua trajetória escolar. O Ministério da Educação (MEC) homologou as normas que definem o ensino da computação na educação básica no Brasil como complemento à BNCC. Esse artigo analisa o processo de implantação do ensino de Computação na rede estadual de ensino das cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata. Como principais resultados, identificou-se que 63% das escolas ainda não ensinam Computação, e os desafios citados dizem respeito à infraestrutura, conectividade e falta de docentes qualificados na área.Item As dificuldades dos alunos surdos nas escolas públicas(2022) Cabral, Fabiana Cavalcanti; Lira, Mirelly Lucena de; http://lattes.cnpq.br/1743435562988650No sistema educacional básico podemos observar crianças portadoras de deficiência auditiva com dificuldades principalmente quando estão se alfabetizando. Dessa maneira com o objetivo de dar ênfase à importância do tema proposto, o estudo pretende contextualizar a educação inclusiva dos alunos surdos no processo de aprendizado, destacar quais são as dificuldades das crianças surdas no processo de alfabetização como também analisar o preparo dos docentes. Com base nas análises que foram levantadas e o debate proposto sobre o tema de grande valor acadêmico nesta pesquisa o que está pautado é a ideia de servir como mais um meio que permite a divulgação de informações a respeito da temática, servindo como base para docentes e profissionais da área, como pedagogos. A legislação que que visa garantir os direitos dos portadores de deficiência auditiva em ter um ambiente escolar que atenda suas individualidades são muitas e estão afirmadas em todos os documentos legais que abrangem o tema da educação desde a Constituição Federal de 1988, a LDB (1996), os PCN’s, Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e Declaração de Salamanca (1990), marco da educação inclusiva. Conforme estudos que comentam a educação inclusiva de pessoas com deficiência na escola pública no nosso país, realizados sobre a legislação, pode ser notado o quanto a escola está muito longe de fazer a o processo inclusivo, ainda que tenha desenvolvido muito no decorrer dos períodos. Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo principal a investigação da inclusão de alunos com surdez nas escolas públicas do Brasil, além de relatar as dificuldades e desafios mostrando a negligência do governo e das escolas.Item Bullying no ambiente escolar: estudo numa escola municipal de João Pessoa – Paraíba (Brasil)(2019) Albuquerque, Naisa Barbosa de; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595Este artigo aborda o tema bullying escolar a partir de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada em João Pessoa, Paraíba. Assim, o objeto de estudo, ou seja, o público alvo da pesquisa, foi de alunos do Ensino Fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano, de ambos os sexos, dos turnos manhã e tarde, com alunos presentes na sala de aula no momento da coleta de dados. Quanto ao instrumento, utilizou-se um questionário constituído de 14 perguntas objetivas de múltipla escolha, que abordaram as situações das possíveis ocorrências de bullying no ambiente escolar. Diante do exposto no decorrer deste trabalho, pôde-se evidenciar que o bullying é um problema encontrado na escola estudada a partir de vários tipos de violências sofridas pelos alunos, sendo a violência verbal a de maior frequência. De acordo com as respostas dos professores e dos alunos, percebeu-se que a escola não tem cumprido as ações previstas na lei municipal de João Pessoa para combater o bullying. Desse modo, a escola parece não estar promovendo ações que informem, conscientizem, previnam e erradiquem o referido problema no ambiente escolar.Item Bullying no ambiente escolar: uma intervenção pedagógica em artes visuais(2019) Santos, Anderson Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190O Bullying se tornou um dos fenômenos de repercussões mundiais, um problema sem solução aparente e que tem levado caos as escolas,quer pública, quer particular, além disso, ocorrem em todo o eixo de contato humano. Neste trabalho, iremos focar no bullyingno ambiente escolar e em como os professores de artes podem intervir neste problema trazendo soluções sociais eficazes. No Brasil, existem muitas pesquisas que trazem ideias com motivos em que um aluno comete bullying com outro e como a vítima reage a este fenômeno. Na atualidade, envolvendo notícias de ataques e mortes, a mídia vem trazendo esse assunto cada vez mais aos telespectadores. Por fim, este trabalho visa trazer soluções ideais para coibir a prática do bullying como pecado mundial no contexto escolar.Item Conhecimento de alunos de Escola Pública da Cidade do Recife-PE a respeito do vírus HPV e sua vacina(2018) Pinheiro, Raiane Caroline de Paula; Cavalcanti, Yone Vila Nova; http://lattes.cnpq.br/3476206328790443; http://lattes.cnpq.br/4242158875797760O Papilomavírus humano (HPV) é o agente etiológico de uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns. Existem mais de 100 tipos de HPV e cerca de 18 tipos que causam o câncer de colo de útero. Geralmente ele causa lesões e verrugas nas regiões anogenitais e mucosas, onde o contato com elas resulta na sua transmissão. A contaminação e o desenvolvimento do câncer do colo do útero podem ser evitados através do uso de preservativo nas relações sexuais, exames ginecológicos e principalmente, a vacinação da faixa etária adequada de até 13 anos. Muitos jovens não sabem da existência da vacina e com isso aumenta o índice da doença. Esse trabalho tem como objetivo conhecer e avaliar o nível de esclarecimento de adolescentes sobre a infecção pelo vírus do HPV e sobre a respectiva vacina. O estudo foi realizado em uma escola pública na cidade de Recife/PE. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário durante o horário de aula. A amostra foi constituída por 125 alunos do ensino médio e fundamental, sendo a maioria na faixa etária entre 14 e 16 anos. Foi observado que a maioria conhece pouco ou não conhece nada a respeito do HPV e que eles possuem uma ideia errônea sobre as maneiras de transmissão do vírus, confundido com o vírus HIV. A partir dos dados obtidos foi possível concluir que dos adolescentes que não foram imunizados, a maioria deles não sabiam que poderiam se vacinar ou não tiveram oportunidade. Com isso, é necessário que a escola e a família discutam sobre educação sexual, assim como aumente as campanhas de educação em saúde.Item Conhecimento de alunos de escola pública do Recife sobre o sarampo, sua vacina e situação atual(2019-07-26) Santos, Mariana Pinto Nogueira; Cavalcanti, Yone Vila Nova; http://lattes.cnpq.br/3476206328790443; http://lattes.cnpq.br/0602316525874388O sarampo é uma doença infecciosa aguda e devido à facilidade de transmissão possui grande valor epidemiológico, é considerada grave devido aos seus acometimentos do sistema nervoso central. O vírus do sarampo representou até o inicio da década de 90 uma enorme relevância no âmbito da saúde publica devido as suas epidemias. Com o aparecimento de novos casos, é papel do profissional da saúde e da educação atuar ativamente na prevenção, estimulando a vacinação e a informação sobre a doença. Sendo assim, buscou-se avaliar o conhecimento de adolescentes estudantes de escola da rede pública de ensino da cidade do Recife. Esta avaliação foi realizada através da aplicação de um questionário que incluiu questões acerca do conhecimento dos alunos sobre o sarampo, sua vacina e sua situação atual no Brasil. Observou-se que 96% dos participantes tinham conhecimento sobre o sarampo, porém, números inferiores a esse foram encontrados nas questões seguintes sobre a transmissão da doença, infecção e sintomas. Portanto, os dados ainda não são satisfatórios, sendo necessário o desenvolvimento de atividades com profissionais da área de saúde no ambiente escolar para troca de informações.Item Efeito da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e das redes de amizade em atividades acadêmicas nas escolas públicas do Recife(2021-07-23) Nascimento, Vitor Henrique Gomes do; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; Raposo, Isabel Pessoa de Arruda; http://lattes.cnpq.br/2886384626788723; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/2718733201822213O objetivo desse trabalho foi analisar o efeito que a existência de um vínculo de amizade com um aluno classificado para a segunda da OBMEP tem sobre algumas variáveis educacionais. Foi utilizado o método de diferenças em diferenças, assim como o modelo de pareamento por escore de propensão, para analisar um conjunto de dados em painel colhidos na Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Foi encontrado que possuir vínculo de amizade com um aluno participante da segunda fase da OBMEP aumenta a frequência de estudo do estudante, aumenta a frequência com a qual esse aluno realiza as atividades de matemática, assim como diminui o número de faltas escolares do estudante. O resultado sugere a existência de externalidades positivas da OBMEP sobre o ensino da matemática, dado que afeta variáveis comportamentais que mantêm uma relação indireta com o aprendizado e com o desempenho escolar.Item Famílias de meios populares e suas concepções sobre escola(2019-12-19) Nascimento, Gabriela Cristina Lopes Bento do; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/3331139389735406Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções que famílias de meios populares têm sobre escola e algumas formas de atuação familiar na vida escolar das crianças. E como objetivos específicos: elaborar o perfil socioeconômico e a organização parental de três famílias analisadas; investigar o que as famílias entendem por escola e caracterizar as ações desenvolvidas pelas famílias em relação às atividades escolares. A pesquisa está baseada teoricamente em Oliveira e Marinho (2010); Dessen e Polônia (2005, 2007); Zago (2012); Nogueira (2015) e Silva (2005). Como metodologia consideramos a perspectiva qualitativa e através da entrevista, único instrumento de pesquisa utilizado, foram obtidos dados de três famílias de meios populares, cujos filhos e filhas eram estudantes de escolas municipais da Região Metropolitana do Recife. A primeira família composta por pai, mãe, avó e dois filhos. A segunda família composta por mãe e cinco filhos. E a terceira família contém pai, mãe e dois filhos. Os resultados apontaram os esforços das famílias para garantir o desenvolvimento escolar das crianças, através do acompanhamento tanto na escola como em casa, por acreditarem que a escola é o melhor lugar para o crescimento e aprendizado. Mostraram também as dificuldades que as famílias tiveram em suas trajetórias escolares, sendo esse também o motivo do investimento na educação das crianças, visando a mudança futura na realidade dessas famílias. A relevância do entendimento dessas famílias sobre escola reverbera em suas atitudes no investimento e acompanhamento escolar das crianças, e também, identificamos a presença da mulher como principal responsável pelo acompanhamento e cuidados com a educação dos filhos e filhas. Através do estudo de famílias como essas, é possível compreender a importância da relação família e escola na construção de uma educação mais efetiva e de influência na vida dessas crianças.Item Letramento: discussões teóricas acerca a concepção dos professores sobre as práticas pedagógicas da leitura, produção de texto, análise linguística e oralidade em sala de aula, no ensino fundamental II(2018) Melo, Adimilsa Alves da Silva; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar como os professores trabalham em sala de aula o letramento de modo a priorizar os eixos de ensino da língua portuguesa. Mais especificamente, tentamos alcançar os seguintes objetivos:a) Examinar se os professores trabalham todos os eixos de ensino da língua portuguesa;b) Analisar se os gêneros textuais são utilizados como instrumentos para o ensino da língua;c)Averiguar com que frequência os professores realizam atividades para desenvolver o letramento dos alunos. Participaram da pesquisa duas professoras da rede municipal de ensino de Triunfo, a professora A, que atuava em um 7° ano e a professora B, que também lecionava em um 7°ano. Foram realizadas entrevistas e as mesma foram transcritas para analise. O aporte teórico para este trabalho está baseado nos estudos de Soares (2003; 2009) e Leite e Botelho (2011) sobre o conceito de Letramento; de Antunes (2003) sobre os eixos de ensino de língua portuguesa, e nas reflexões de Marcuschi (2005) e Barros (2011) acerca da relação entre gêneros textuais e letramento. Através das análises pudemos observar que em relação ao trabalho com os eixos de ensino (oralidade; leitura; produção textual e analise linguística) ambos os professores priorizam a leitura e a produção textual. Em detrimento a isto, o eixo da oralidade foi negligenciado e a análise linguística, para as mesma se restringiu ao trabalho com a gramática normativa. No que diz respeito à utilização de gêneros textuais em suas aulas, as duais professores privilegiaram um ou dois gêneros, prática essa negativa, pois o letramento é favorecido a partir do contato com os mais variados gêneros textuais.Em relação às atividades em que os professores tentam propor situações reais de uso da língua, percebemos que o professor A, através de sua fala tenda a utilizar diversos gêneros textuais, pratica essa positiva, já que tais atividades tendem a ampliar o letramento nos alunos. Já a professora B mostrou a preocupação na escolha dessas atividades, levando, para sala de aula, textos que faziam parte da realidade dos alunos. Diante de tais resultados, acreditamos que ainda haja uma falta de compreensão do que seja o Letramento e suas habilidades. Por isso, fica clara a importância de proporcionar formação inicial e continuada sólida no que diz respeito ao trabalho relativo às práticas de letramento.Item “Ninguém saiu daqui sem uma experiência única”: as ocupações secundaristas de 2016 e o caso do Ginásio Pernambucano(2021-07-19) Pereira Neto, Ivo; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367O presente trabalho busca compreender as ocupações escolares ocorridas em 2016 contra o governo Temer e as políticas de austeridade que atingiram diversos setores, dentre eles a educação, sob a perspectiva dos estudantes da Escola de Referência Ginásio Pernambucano, localizada no Recife. Perseguimos o desenrolar do processo de mobilização dos estudantes para efetuar a ocupação até o momento posterior à desocupação, destacando as consequências da ocupação para o cotidiano escolar e para a formação política dos jovens que dela participaram. A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes e pessoas de fora da escola que participaram da ocupação, foi construída uma cronologia da ocupação, focando nas pautas levantadas pelo movimento no início e em pautas que vão sendo incorporadas ao longo da ocupação. Abordamos também como se deu a relação dos estudantes com os professores e gestores, como os estudantes estruturaram a ocupação, as instancias de decisão quanto à organização de atividades e de atos. Analisamos a criação de uma rede de contatos e de mobilização entre os estudantes e outras ocupações e setores da sociedade. Por fim, compreendemos que as ocupações se dão para além da pauta de combate político e cria uma nova perspectiva de escola com autogestão dos estudantes, onde ocorre um intenso aprendizado sobre cidadania, participação política e uma perspectiva inclusiva de gestão escolar, mostrando como essa vivência dos estudantes foi repleta de contradições e aprendizados em intensos 33 dias como ocupantes e gestores da escola.Item O ensino da língua inglesa como consumo coletivo: um direito de todas as crianças(2025-03-29) Soares, Matheus José da Costa; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/9553164730119316A ênfase nesse estudo é dada a introdução da língua inglesa como atividade dentro do Planejamento Político-Pedagógico do Projeto de extensão Ações Socioeducativas para Crianças e Adolescentes do Ensino Fundamental da Rede Pública, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania / UFRPE, implementado para crianças de 8 a 12 anos de idade, matriculadas no Ensino Fundamental da rede pública municipal, em 2024. Nessa perspectiva, acreditamos que o ensino da língua inglesa não serve apenas para instrumentalizar a criança para ser um/a cidadão/ã plurilíngue, mas também contribuir para sua formação integral. Isso porque o aprendizado do inglês na infância ajuda a exercitar o cérebro, ampliar as conexões e a melhorar a concentração e a memória, facilita a comunicação, a pronúncia e a fluência. É nesse contexto que o projeto Ações Socioeducativas {...} se insere, relevante no ensino da língua inglesa na infância, por acreditar que é durante os primeiros anos de vida que o cérebro da criança está em intensa atividade, nessa direção, propiciar as crianças a oportunidade de aprender uma segunda língua. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantiqualitativa, cuja coleta de dados foi realizada com 20 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos de idade, sujeitos do projeto. Para tanto aplicou-se um formulário de pesquisa tendo em vista avaliar o nível de conhecimento das crianças sobre inglês básico no início do período letivo e após atividades objetivando reforçar o aprendizado dessa língua, avaliou-se o nível de aprendizagem. Os resultados mostram a deficiência das crianças com a língua inglesa falada e escrita, assim como mostram os resultados tendo em vista a melhoria da aprendizagem durante e após as atividades realizadas com as crianças. Considera-se que, as atividades contínuas e sistemáticas contribuíram de forma significativa para reforçar o aprendizado e a melhoria da comunicação verbal, juntamente com a escrita e a leitura, muito ajudaram as crianças a terem noções claras de conteúdos básicos de uma segunda língua. Para isso, a metodologia, que priorizou a ludicidade, foi uma ferramenta importante para o aprendizado dos conteúdos trabalhados, pois tornou o processo mais leve e divertido, as crianças se sentiram sujeitos do processo ensino-aprendizagem, melhorou a atenção, a concentração e a interação social e, sobretudo, a capacidade de absorver conhecimentos.Item O possível ensino de artes em uma escola de Vitória da Conquista: um estudo de caso(2018) Benedictis, Tammi Italiano; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/7309248434012061O presente estudo tem por objetivo investigar a realidade do ensino das Artes Visuais em uma escola pública de Ensino Médio na cidade de Vitória da Conquista-BA e analisar as contribuições dadas pelas Artes aos estudantes. A cidade de Vitória da Conquista -Bahia, conforme dados do IBGE, não possui professores formados em número suficiente que atendam à demanda do ensino. A arte, nesse cenário, é ministrada por professores com outras formações, o que dificulta o trabalho do que seja concepção de Arte e seu ensino. Nesse sentido, o ensino da Arte, atualmente, caminha para a interdisciplinaridade, estando as disciplinas intimamente entrelaçadas, pois não existeArte sem a reflexão de que ela nos permita o fazer e a transformação do mundo em que vivemos. Este trabalho também buscou, então, investigar as práticas possíveis na área de Artes dentro da escola. Como referencial teórico, tomaremos como base os estudos sobre abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2010) e conceito de ensino de Arte Noêmia Varela (1988). O estudo de caso foi realizado com vistas à abordagem qualitativa e quantitativa, com a finalidade de encontrar dados que demonstrassem um possível ensino de Artes na escola. Os dados foram coletados através de entrevistas e questionário fechado para obtenção de dados e pesquisas em livros, artigos e outros documentos.Item Participação de estudantes do turno noturno das escolas públicas nas aulas de Educação Física: um estudo transversal(2023-04-27) Bezerra, Danilo de Araújo; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/9392370997609182A Educação Física (EF) é para muitos estudantes uma das principais oportunidades para a realização de atividade física. O objetivo geral deste estudo foi analisar a participação dos estudantes de escolas públicas no turno noturno nas aulas de Educação Física e descrever os fatores associados. Os objetivos específicos foram verificar a prevalência da participação dos estudantes de escolas públicas do turno noturno nas aulas de Educação Física e descrever os fatores demográficos e de saúde associados à participação desses estudantes. A literatura consultada incluiu bases de dados como Scielo, Pubmed e Portal de Periódicos da CAPES, além de trabalhos de monografia. Para coletar os dados, foi utilizada a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2015. O estudo transversal apresentou resultados relevantes sobre a participação dos estudantes do turno noturno nas aulas de Educação Física, contribuindo para o debate sobre a qualidade da educação física nas escolas. 1.208 estudantes do turno noturno participaram da pesquisa, sendo que a proporção de estudantes do sexo masculino (52,2%) foi superior à proporção de estudantes do sexo feminino (47,8%). A grande maioria tem mais de 17 anos (69,1%), se autodeclararam pardos (44,0%) e a maior proporção dos alunos é da região sudeste, com cerca de 29,5%. Com relação à escolaridade materna, 47,1% não possuem formação no ensino fundamental. Metade dos estudantes (50,8%) trabalhava enquanto a maioria frequentava o ensino médio (95,3%). Foram observados que 64% da amostra afirmou participar das aulas de Educação Física, enquanto 44,2% sequer têm aula. Em relação ao tempo de aula, 84% dos estudantes possuíam uma única aula por semana. Quanto à autopercepção de saúde, a maioria (65,8%) classificou como muito boa ou boa. A respeito do estado nutricional, 73% dos estudantes apresentaram eutrofia e 95,9% acreditam que a prática de atividade física é benéfica. Entretanto, em relação ao tempo total de atividade física, mais da metade da amostra (72,6%) não atingiu a recomendação mínima de 300 minutos ou mais. Quanto ao tempo gasto em frente às telas, a maioria (55%) afirmou passar até 120 minutos por dia, enquanto para o tempo gasto sentado, 58,7% afirmaram ficar sentados por até 120 minutos. Entre os hábitos alimentares, 62,9% dos estudantes afirmaram comer frutas e 62,2% afirmaram comer verduras. Os resultados indicaram que os estudantes que relataram ter uma boa saúde geral e praticar atividades físicas fora da escola têm maior probabilidade de participar regularmente das atividades físicas escolares.
