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Navegando por Assunto "COVID-19, Pandemia de"

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    A educação física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades
    (2022-05-27) Ferreira, Cleiton José de Melo; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/9904147109400871
    Física (EF) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na escola, identificando os desafios provocados pelo ensino remoto para a escola pública e destacando as possibilidades didático-pedagógicas encontradas para aulas de Educação Física. O contexto pandêmico e o isolamento social, no período mais crítico da pandemia da Covid-19 fizeram com que estudantes e professores fossem diretamente atravessados pelo ERE e com ele, todas as suas particularidades, trazendo consigo para novas experiências no chão virtual da escola com a EF e reflexões acerca da prática pedagógica dos professores nesse período, que evidenciou a precariedade da Educação Pública brasileira e as contradições impostas pela sociedade capitalista. A pesquisa foi construída tendo como referencial o aporte metodológico do materialismo histórico-dialético. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, investigada a partir da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A entrevista foi realizada com uma professora de EF do Colégio de Aplicação/UFPE que esteve ministrando aulas no primeiro semestre do ano de 2021, durante o ERE. O estudo destaca a condição da EF como um componente curricular que dialoga de forma indissociável entre teoria e prática, que encontra no ERE um grande desafio com sua responsabilidade no processo de apropriação do conhecimento científico estruturado na cultura corporal, refletindo de forma significativa na socialização e humanização da sala de aula e na formação crítica de estudantes e professores nesse período.
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    “A máquina de moer de gente”: os impactos da COVID-19 no sistema prisional de Pernambuco
    (2024-03-05) Silva, Felipe Henrique Oliveira da; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/9760836624250143
    No Brasil as discussões em torno da temática do encarceramento e da situação carcerária tem sido alvo constante dos debates na agenda dos direitos dos humanos, segurança pública, política criminal e alocação do Estado brasileiro no contexto internacional. Com a chegada da pandemia da COVID-19, se fez necessário um olhar mais atento e vigilante perante a situação que envolve o cárcere brasileiro e especialmente o cárcere pernambucano. Ao longo dos anos de 2019 e 2024 debruçamos os nossos estudos a respeito da temática do cárcere pernambucano. Investigando a trajetória de mulheres egressas do cárcere e as vivências de profissionais que atuaram dentro do cárcere. Diante da emergência da crise que se colocava no horizonte, nossas pesquisas em torno do cárcere assumia um novo debate, a partir daquele contexto concentramos os nossos estudos nos impactos da COVID-19 no sistema carcerário pernambucano. O presente trabalho busca contribuir com os estudos das Ciências do Consumo acerca dos impactos da pandemia da COVID-19 no cárcere pernambucano, a partir da análise articulada entre a produção e as relações de consumo que se configuram em um todo dinâmico e complexo, que se relaciona e se transforma em fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais. A partir dos relatórios, boletins e portarias publicadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) buscamos analisar os impactos da COVID-19 dentro do sistema carcerário pernambucano; analisar as ações adotadas pelo estado para o enfrentamento da pandemia; e analisar os impactos em relação aos/as apenados/a. Por fim, nosso trabalho busca ser uma contribuição ao campo dos estudos do consumo destinado aos estudos do Sistema Carcerário e de trajetórias subalternas.
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    A sobrecarga do trabalho doméstico sobre as mulheres durante a pandemia da COVID-19
    (2021-02) Espírito Santo, Daniely Silva do; Arrazola, Laura Susana Duque; Maciel, Michelle Cristina Rufino; http://lattes.cnpq.br/9534230023921784; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/9926524294548489
    Como o avanço da pandemia provocada pelo Covid-19, ao longo do ano 2020 e estendendo-se para 2021, tem se observado a intensificação dos processos relacionados à acentuação das desigualdades sexuais reforçadas nas relações de gênero estabelecidas no espaço doméstico/familiar, sobretudo em função do isolamento social, home office. Nesse sentido, o argumento da responsabilização com as atividades domésticas tem feito com que as mulheres vivenciem um cotidiano que as sobrecarrega; seja em relação às atividades de cuidado com filhos/as, idosos/as, doentes da família e/ou seja, em relação a outras atividades que precisam ser desenvolvidas no âmbito doméstico. Embora as mulheres já estivessem à frente dessas atividades, mesmo antes da pandemia, com mais pessoas em casa, e tendo que conciliar, em alguns casos com o trabalho remoto, o isolamento social provocou um convívio mais intenso das famílias e um acúmulo de atividades executadas pelas mulheres, as quais, comumente não divididas de forma justa por todos os membros da família. Desse modo, faz-se necessário lembrar do enraizamento do patriarcado na sociedade contemporânea. Processo que historicamente coloca as mulheres enquanto responsáveis pelas atividades ditas “femininas” ou “coisas de mulher”, compreendidas como “improdutivas”, pois não geram recursos diretos para as famílias. Acentua-se então, o desafio de envolver todos/as da família na corresponsabilização das atividades domésticas e do cuidado, sobretudo, na figura(s) masculina(s): o homem enquanto agente participante e também responsável pelas atividades supracitadas. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo compreender a percepção da mulher em relação à sobrecarga do trabalho doméstico durante o isolamento social causado pela pandemia da covid-19, a desigualdade na divisão das tarefas, em foco a ausência do homem e da pessoas que compartilham a casa e, apresentar como contribuição para ampliar as discussões referente a divisão sexual do trabalho e a sobrecarga da mulher no período de pandemia.
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    Ações de extensão: a percepção dos acadêmicos sobre as lives temáticas do projeto administração na web durante a pandemia
    (2020-11-04) Silva, Talita Aiala Paiva; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0190196862233112
    Sabendo da importância que envolve a extensão nas universidades e que é necessário realizar atividades que ajudem a aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, o presente trabalho visa analisar as ações do projeto de extensão Administração na WEB, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), durante o período de pandemia da Covid-19. Apresenta-se, portanto, a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção dos acadêmicos sobre as ações do projeto Administração na WEB, implementadas no período de pandemia? Colocando em pauta as Lives Temáticas realizadas. Através disso, a metodologia se pautou em um estudo de caso, com abordagem descritiva e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes da UFRPE/UAST e de outras instituições. Realizou-se uma revisão sistemática para compreender o que os autores abordavam sobre o tema e, para saber as percepções das pessoas em se tratando das ações do blog foi elaborado um questionário, utilizando o Google Formulários. Reflete-se que as ações implementadas pelo blog, durante o período de pandemia, com a finalidade de aproximar a universidade e a sociedade foram efetivas, colaborando, de maneira satisfatória, para que os envolvidos compreendam a importância da comunicação e da extensão universitária dentro do meio acadêmico no qual estão inseridos. A utilização das mídias sociais tivera bastante relevância para o contexto atual, uma vez que, com as exigências de distanciamento social, foi possível continuar aproximando os acadêmicos, além de transmitir conhecimento.
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    Ações de promoção da saúde da UFRPE no contexto da pandemia da COVID-19: análise dos conteúdos das redes sociais
    (2021-12-15) Fontes, Brennda Lesley de; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/4872530650994123
    O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar as ações de promoção à saúde e de qualidade de vida promovidas durante a pandemia da Covid-19 pelo Departamento de Qualidade de Vida-DQV/PROGEPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tendo em vista o aumento de casos positivos para Covid-19 e óbitos no Brasil e também em Pernambuco. A análise foi feita a partir do mapeamento da rede social institucional, Instagram do DQV (@promocaosaudedqv) que, beneficiou e ainda beneficia a comunidade UFRPE com o seu conhecimento. O período analisado dos conteúdos publicados no Instagram do DQV foi de 26/04/2021 até 25/11/2021. Sabendo que ações de promoção à saúde têm a função de divulgar, sensibilizar e promover o conhecimento, as postagens criadas têm o intuito de alcançar não somente docentes, discentes, técnicos e terceirizados, mas, sim, de atingir toda a sociedade, sobretudo pelo papel social que a Universidade possui. O Departamento de Qualidade de Vida já atuava de forma presencial e com a pandemia adaptou suas funções ao remoto e criou uma rede social para a comunicação em saúde. É composto por médicos, psicólogos, dentistas, pediatra, odontopediatra, ginecologistas, obstetra, técnico em segurança do trabalho e outros. O mapeamento mostrou a diversidade nos conteúdos postados pelo DQV no Instagram, que abordavam vários temas que iam desde a prevenção e promoção da saúde, por meio de vídeos explicativos, ilustrações, conceitos, lives, webnário, conversas através de links on-line, além de disponibilizarem e-mails para aprofundamento de dúvidas ou situações que envolvessem a temática de saúde para a comunidade acadêmica.
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    Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota
    (2021-07-14) Monteiro, Irina Cibele e Silva; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8492167380744801
    Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação.
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    Análise de sentimentos de tweets relacionados a vacinas antes e durante a pandemia da COVID-19 no Brasil
    (2023-03-01) Silva, Íkaro Alef de Lima; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/7938306473921402
    No início de 2020, a doença COVID-19 se alastrou rapidamente pelo mundo e uma das formas de combatê-la é a vacina. Governos enfrentaram problemas com notícias falsas e grupos contrários à vacinação. Assim, se faz necessário entender os sentimentos da população para propor políticas públicas eficientes. Este artigo descreve uma análise de sentimentos em tweets relacionados a vacinas no Brasil de junho de 2020 a junho de 2021. Os resultados revelaram picos do total de tweets em janeiro e maio de 2021, a predominância de tweets positivos e sentimentos de confiança, medo, submissão e tristeza. Também estão associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A polaridade negativa foi a menos comum, mostrando que a população brasileira foi receptiva às vacinas.
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    Análise de Sentimos de Tweets Relacionados ao Uso de Máscara Durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil
    (2022-10-07) Oliveira, Felipe de Araújo Morais Vilar; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972
    O mundo recentemente passou por uma crise mundial. A pandemia do COVID-19 teve seu inicio em uma cidade chinesa chamada Wuhan em meados de dezembro de 2019 e se alastrou pelo mundo tendo infectado mais de 596 milhões de pessoas e causando cerca de 6,68 milhões de fatalidades. Como o vírus da COVID-19 tem grande parte de sua proliferação o e contagio feito por vias aéreas, especialistas e estudiosos da área da saúde recomendaram que toda a população utilizasse máscaras em uma tentativa de frear o número de casos, criando uma barreira física para tentar reduzir a disseminação das gotículas respiratórias que servem como meio de disseminação do vírus. O uso de máscaras no Brasil foi adotado no início de abril do ano de 2020, porém sua obrigatoriedade só começou por volta do final de maio do mesmo ano. No entanto, a desinformação sobre o uso da máscara facial gerou grande controvérsia, dúvidas e desconforto entre a população brasileira. Este trabalho visa analisar os sentimentos da populaçãoo brasileira quanto ao uso das máscaras como EPI(Equipamento de Proteção Individual) através de postagens(tweets) retiradas do Twitter. Os resultados revelam que uma média de 89,3% dos tweets relacionados a máscaras faciais eram neutros. Em sua maioria, esses tweets neutros mostram o incômodo da população brasileira em utilizar as máscaras, porém, ao mesmo tempo, aceitando a necessidade de seu uso em uma tentativa de reduzir o contágio da COVID-19.
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    Análise do comportamento do consumidor e das transformações nos espaços físicos de atendimento dos serviços de A&B decorrente da pandemia de COVID-19 no estado de Pernambuco
    (2024-03-07) Cirne, Lara de Andrade; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/8761972544307528
    Em 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia pelo vírus SARS-Cov-2 (OPAS BRASIL, 2020), o que resultou numa rigorosa recomendação de isolamento social e suspensões temporárias de diversas atividades da economia, como o setor de Alimentos e Bebidas (A&B). Em meio a instabilidade, foi necessário compreender a conjuntura e as mudanças de comportamento no setor, para isso pesquisas foram realizadas no cenário nacional (FOODCONSULTING, 2020). Focando no cenário de Pernambuco, a presente pesquisa teve como objetivo analisar padrões de comportamento dos consumidores de serviços de A&B e as mudanças espaciais nas instalações dos estabelecimentos do ramo, sob o impacto da pandemia. A metodologia previu inicialmente a leitura sistemática de matérias publicadas por mídias oficiais selecionadas por meio de uma ferramenta de gestão de clipping, a aplicação de formulários online de pesquisa de opinião e pesquisa de imagens. Obtendo 127 respostas, os formulários online, voltados a residentes de Pernambuco, indicaram a redução de presencialidade em serviços de alimentação, o que se deve às restrições colocadas pelo poder público, mas também pelo receio de contrair Covid-19. Os serviços de delivery foram apontados como possibilidade para o consumo e as motivações para a frequência aos estabelecimentos foram reduzidas, em termos absolutos, havendo, porém, a permanência hierárquica. Foi observado ainda que o desejo de retorno à presencialidade é bastante significativa e expressa um potencial de recuperação do setor. Além disso, foi possível perceber que os protocolos de higiene e limpeza colocadas pelo Governo Estadual foram aprovados, sendo diversas delas desejáveis a permanência. Com relação à pesquisa de imagens, foi realizada por meio de palavras-chave relacionadas aos aspectos espaciais dos protocolos setoriais que regraram os serviços de alimentação em Pernambuco. Pôde-se observar mudanças espaciais determinadas pelos protocolos, como por exemplo: distanciamento entre mesas, limite no número de comensais ou demarcações para distanciamento entre pessoas. Foram ainda encontrados outros elementos espaciais, tais como bolhas ou cápsulas e comportamentais, e atitudinais como o uso de máscaras e faceshield. Entende-se, assim, que a vivência do cenário pandêmico trouxe transformação espacial para os estabelecimentos. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de setembro de 2021 a agosto de 2022 e é submetida neste relatório como atividade de equiparação ao Estágio Supervisionado Obrigatório/ESO.
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    Análise econômica no mercado de imóveis do Recife em meio à pandemia
    (2022-05-26) Cabral, Ygor Eduardo da Silva; Kehrle, Luiz Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3665967394288808
    O presente estudo analisou o mercado imobiliário no Recife, realizando uma comparação de índice de vendas antes e durante a pandemia da Covid-19. O mercado imobiliário é responsável pelo desenvolvimento do espaço urbano das cidades, gerando numa maior qualidade de vida para a sociedade, além de proporcionar um crescimento da economia local e regional, como grande volume de emprego que é gerado de forma direta e indireta. O objetivo central do trabalho é relatar os efeitos da pandemia no mercado imobiliário em diversas cidades brasileiras comparando-as com o mercado imobiliário da cidade do Recife. Propõe-se assim, apresentar o cenário econômico estudando o comportamento do mercado imobiliário diante da crise da pandemia nos anos de 2020 e 2021 que impactou diversas áreas em termos econômicos. A cidade do Recife constatou um índice de velocidade de vendas positivo quando comparada com outras cidades, superando anos anteriores a pandemia. Com isso, o estudo tem relevância para a apresentação de informações, além de contribuição para o meio acadêmico mediante sua contextualização quanto à temática, acrescentando ou reforçando o conhecimento existente na literatura sobre os efeitos da Covid-19.
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    Análise regional das diferenças nas notas do ENEM entre as escolas públicas e privadas no pós-pandemia
    (2024-03-05) Costa, Jackson Antônio; Souza, Poema Isis Andrade de; http://lattes.cnpq.br/2017359154121135; http://lattes.cnpq.br/9376127966328375
    O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), criado em 1998, é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando acesso a programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificado), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Portanto, este estudo visa compreender os fatores que influenciam as notas do ENEM dos candidatos, analisando duas bases de dados (2019 e 2022) para examinar as variações nas notas no período antes e depois da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, as disparidades entre as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. No primeiro momento, foi estimado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com a proposição de analisar a correlação das notas obtidas pelo candidato com a escola de origem, utilizando variáveis socioeconômicas como variáveis de controle. É importante considerar o viés de origem da escola e do perfil soieconômico dos estudantes, visto que alunos de escolas privadas tendem a ter melhores notas. Para mitigar esse viés, utilizou-se o método de Propensity Score Matching (PSM), que é uma ferramenta valiosa quando o intuito ao controle de vieses de seleção. Os resultados encontrados revelam uma discrepância entre os anos de 2019 e 2022, demonstrando uma intensificação das distorções regionais na educação, com melhores rendimentos de nota para os alunos das escolas privadas no pós-pandemia da COVID-19 na região Sudeste.
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    Aprendizagem colaborativa apoiada por computador durante a pandemia do Covid-19: uma revisão sistemática
    (2022-10-07) Melo, Daniel Lemos de; Araújo, Carlos Julian Menezes; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/4495434877384543
    Com as medidas de isolamento social causadas pela pandemia em 2020,as instituições de ensino tiveram que planejar alternativas para assegurar o ensino de forma remota. Dentre as diversas abordagem, citamos a estratégica da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL, do inglês, Computer Supported CollaborativeLearning), a qual busca, através de computadores, promover um ensino colaborativo de forma remota. Este trabalho busca avaliar como foi a utilização do CSCL durante esse período de isolamento, através de uma revisão sistemática. A partir da consulta em diversas bases foi possível identificar 120 de trabalhos que relataram experiências utilizando CSCL. Os resultados indicam um considerável sucesso na adoção da estratégia CSCL, além de tendências de usos de tecnologias e abordagens em cada região do planeta.
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    As marcas da pandemia da COVID-19 nos estabelecimentos de alimentos e bebida
    (2023-04-11) Rodrigues, Renata Vicente dos Santos; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/1558440673691348
    Nas primeiras semanas de notificação da circulação mundial do vírus da COVID-19, a Organização Mundial da Saúde traçou planejamentos pandêmicos e iniciou o trabalho de conscientização da população mundial para medidas restritivas de circulação e atividades. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas passaram a rever suas estratégias de vendas, proteção individual e coletiva, sendo o modelo de atendimento ideal o Delivery. A justificativa de se fazer um trabalho como este é que os estabelecimentos de alimentos e bebidas durante a pandemia da COVID-19 ficaram marcados pelas medidas restritivas de circulação. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais modificações ocorridas nos estabelecimentos de alimentos e bebidas decorrentes da pandemia do COVID-19 por meio de levantamento bibliográfico. O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado no Laboratório de Experimentação e Análises Gastronômicas do Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Dois Irmãos, onde foram desenvolvidas atividades no período de 01 de fevereiro a 29 de abril de 2022, cumprindo assim 360 horas de carga horária. A Revisão da Literatura foi realizada por meio de revisão sistemática de artigos, reportagens e textos técnicos publicados sobre as relações às atividades nos estabelecimentos de alimentos e bebidas com as condutas durante o período de restrições durante a pandemia do SARS (COVID-19). Como resultado, as estratégias do Foodservice possibilitaram uma injeção na economia, a continuidade da prestação de serviços de alimentos e bebidas, a redução de aglomerações, o aumento dos cuidados com a qualidade higiênico-sanitária e por consequência contribuiu com o desaceleramento da curva de contaminação. O setor de alimentos e bebidas sofreu o impacto da pandemia. Contudo, o segmento conseguiu não só sobreviver ao cenário de incertezas como também inovou na prestação de serviços.
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    Atividade física e comportamento sedentário dos adolescentes do CODAI-PE durante pandemia do COVID-19
    (2023-09-15) Silva, Artur Leão da; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/0795074306760594
    A atividade física, o comportamento sedentário e a saúde na adolescência são temas de grande relevância, pois é uma etapa da vida na qual muitos hábitos são criados e estabelecidos. O objetivo geral deste trabalho foi identificar a prevalência de atividade física e comportamento sedentário dos estudantes adolescentes do Colégio Dom Agostinho Ikas - Pernambuco (CODAI-PE), Localizado em São Lourenço da Mata, Pernambuco, no período do isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19. Refere-se a um estudo observacional de corte transversal. Os participantes tinham idade entre 14 e 19 anos e eram de ambos os sexos. A amostra foi por conveniência. Os instrumentos utilizados foram o questionário de atividade física para adolescentes (QAFA), usado para avaliar o nível de atividade física, pela duração e intensidade de cada atividade física. Também foi usado o questionário de atividades sedentárias em adolescentes brasileiros (QASA) para conhecer o tipo e frequência das atividades sedentárias dos estudantes. Este trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal Rural de Pernambuco e os responsáveis dos participantes precisaram assinar os termos de compromisso para ser liberada a participação dos mesmos. 115 estudantes participaram desta pesquisa, e dessas, 61,7% eram moças e 38,3% rapazes, com uma média de idade de 16,8 anos. Quando avaliada a atividade física, 38,9% foram classificados como ativos, sendo a proporção dos rapazes ativos (50%) maior que a proporção das moças (34,6%). Em relação ao comportamento sedentário as variáveis foram divididas em tempo de tela e tempo sentado sendo dias de semana e dias de final de semana. A média de tempo de tela em dias de semana (508,1 min) foi maior que nos finais de semana (407 min) e não foi observada diferença significativa entre moças (42,9%) e rapazes (44,4%). A média de tempo sentado foi de 586 min em dias de semana e 395 min dias de final de semana. O percentual de tempo sentado das meninas (77,1%) foi significativamente maior que a dos meninos (52,6%). Os jovens precisam entender a importância de ser fisicamente ativo e evitar se expor em grande quantidade ao comportamento sedentário, principalmente os hábitos de tempo sentado entre as meninas. Ações para motivar os jovens a praticar atividade física precisam ser tomadas, sendo elas pela iniciativa privada ou iniciativa pública. Mais pesquisas são necessárias para que se possa analisar e evitar impactos na saúde dos adolescentes de todo o mundo ao longo dos anos seguintes.
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    Comportamento de consumo de idosos e a pandemia da COVID-19: o que mudou?
    (2022-10-05) Damasceno, Stênio Francisco; Souza, Angela Cristina Rocha de; http://lattes.cnpq.br/1030836126649193
    Com a chegada da pandemia da COVID-19, várias mudanças aconteceram no cotidiano de toda a população mundial, dentre essas, pode-se destacar as relacionadas ao consumo. A partir desta conjuntura, a população idosa foi umas das que mais sofreram com estas alterações. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o impacto da pandemia da COVID-19 no comportamento de consumo dos idosos. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com 10 (dez) idosos. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, além do perfil dos entrevistados, identificou-se algumas mudanças que impactaram no comportamento de consumo destes. Elas se deram na escolha do local de compra, dos produtos obtidos e ainda na forma de realizá-las, haja vista que muitos passaram a depender dos filhos ou familiares para produzi-las, enquanto houve quem passou a usar a internet para realizar as compras ou a usar o delivery. Como exemplo, houve, por parte dos idosos, a preferência por compras em estabelecimentos próximos às suas residências, adquirindo os itens que já haviam adquirido, só adicionando produtos de higiene e farmacêuticos. Tais resultados confirmam outros estudos sobre o comportamento dos consumidores idosos.
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    Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais
    (2021) Sousa, Hirvison José Matos de; Pereira, Lenilda Domingos; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866; http://lattes.cnpq.br/6616953112180184
    A Educação de Jovens e Adultos é hoje uma desafio cada vez mais necessária na busca de ter esses alunos presentes em sala de aula. Desta forma, a Ludicidade na EJA, do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, pode transportar como estratégia auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, levando a reflexão e a importância dos conhecimentos específicos no seu cotidiano. O presente artigo propôs responder, como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais contribuíram e quais as estratégias na ludicidade para práticas pedagógicas como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em tempo outrora na pandemia e em período pandêmico? No tocante pela busca das respostas desta questão, tivemos como objetivo analisar como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais vem contribuir para práticas pedagógicas com o uso da ludicidade como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa serão realizadas com os professores que lecionam ou lecionaram turma da EJA do ensino fundamental das series iniciais, da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Através de uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Que resultou que a ludicidade é uma estratégia didáticas capaz de ser uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para os alunos da EJA. A pesquisa revelou a forma de repensar a educação de adultos e bem com a formação do egressos, entrevendo como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, afetiva e libertadora.
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    Controle social em tempos de pandemia da COVID-19 no município de Arcoverde-PE
    (2022-09-15) Britto, Edilton Avelino de Lima; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/0471314857150714
    O controle social pode ser compreendido como uma forma de participação social na fiscalização das ações dos atores políticos e sociais, no uso e emprego dos recursos públicos. O objetivo desta pesquisa foi investigar como foram realizadas as ações orçamentárias no município de Arcoverde-PE, no período da pandemia da Covid-19, referente ao ano de 2021. Os procedimentos metodológicos tiveram embasamento na abordagem quali-quantitativa de pesquisa, os dados foram de ordem secundária e obtidos no Portal da Transparência do Governo Federal, e a análise dos dados foi embasada na análise de conteúdo e na análise de distribuição de frequência. Os resultados revelaram que as ações orçamentárias arcoverdenses no ano de 2021 ocorreram da seguinte forma: a maior frequência de transações financeiras esteve relacionada a três ações orçamentárias vinculadas ao programa “Dinheiro Direto na Escola para a Educação Básica”; as principais movimentações de transferências financeiras foram transferências “legais, voluntárias e específicas”; os mais favorecidos com as transferências municipais foram os fundos públicos; e o maior valor transferido para o município não teve identificação do elemento de despesa. Concluiu-se com a pesquisa que as ações orçamentárias realizadas no município de Arcoverde-PE no ano de 2021 e dispostas no Portal da Transparência do Governo Federal estiveram voltadas para atendimento das necessidades da sociedade arcoverdense, por estarem relacionadas aos programas de gestão municipal, inclusive para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus; e percebeu-se a existência de ações orçamentárias sem elementos de despesa.
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    Dados estatísticos da pandemia do COVID-19: possíveis utilizações para o letramento estatístico
    (2021-05-27) Silva, Diego Felipe Lourenço da; Oliveira, Wanderson Aleksander da Silva; http://lattes.cnpq.br/2008221101871542; http://lattes.cnpq.br/0553453285776196
    A pandemia do COVID-19 acarretou em muitas situações imprevistas, dentre estas pode-se ressaltar as relacionadas com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, o aumento do uso do comércio eletrônico e a implementação de modelos de ensino inspirados no ensino híbrido, porém muitas situações difíceis e ruins para a população, ressaltando a brasileira, realidade em questão. Ainda nesta perspectiva, verifica-se uma quantidade massiva de informações divulgadas a todo o momento sobre a pandemia, inclusive em formato de dados estatísticos. Contudo, é de suma importância que esses dados sejam entendidos pela população, emergindo então as preocupações com o Letramento Estatístico (LE) nas escolas auxiliam na formação de cidadãos. Assim, essa pesquisa objetiva construir atividades que podem ser desenvolvidas com os dados estatísticos da pandemia do novo coronavírus, visando o letramento estatístico para os discentes do Ensino Básico, tomando por base as discussões de Gal (2002). Para tanto, fez-se necessário enquadrar a pesquisa como qualitativa e como um estudo de caso para analisar os dados da pandemia no Brasil, adicionalmente foram realizadas pesquisas nos sites oficiais do Ministério da Saúde para extração dos dados necessários para análise. Com isso, foi possível identificar assuntos de matemática, mais especificamente do Ensino Fundamental anos finais 9º ano, que podem ser incorporados junto aos dados estatísticos, possibilitando o desenvolvimento de atividades com intuito de proporcionar o Letramento Estatístico. Portanto, a pesquisa traz a visibilidade da importância do LE para formação do cidadão, com atividades que podem ser aplicadas no 9º ano e podem melhorar o entendimento estatístico dos discentes, acarretando em impactos sociais benéficos para a sociedade.
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    Desafios dos serviços de alimentação em meio à pandemia de COVID-19
    (2021-12-20) Silva, Talita Diná Santos da; Veríssimo, Caio Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6964505312874925; http://lattes.cnpq.br/8733525936822887
    O mundo vive hoje uma crescente preocupação com a segurança alimentar devido ao aumento de casos de surtos doenças transmitidas por alimentos que causa grande problemas de saúde pública. Esses surtos são causados pela falta ou precária higiene no momento da preparação de alimentos feita pelos manipuladores de alimentos. Com a pandemia gerada pela Covid-19, a economia global foi drasticamente afetada, restringindo a circulação de pessoas e o funcionamento de atividades comerciais. Um dos setores mais atingidos, o food service, foi amplamente remodelado para se adequar aos novos protocolos de funcionamento indicados pelos Governos Estaduais e Federal. Dentre as principais mudanças, tem-se a ampliação dos sistemas de entrega (delivery) e novas regras de funcionamento dos salões. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico sobre as medidas de enfrentamento da Covid-19 no setor de alimentação e reunir as orientações sobre Boas Práticas de Fabricação de alimentos nesse enfrentamento à doença.
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    Desafios e enfrentamentos da educação infantil em tempos de pandemia à luz de uma pedagogia que vem do campo
    (2022-10-04) Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8842990042245337
    A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.
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