Navegando por Assunto "Aplicativos móveis"
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Item Abordagem comparativa entre a aplicação da metodologia KATAM e inventário tradicional em plantios de Khaya senegalensis (Desr.) A. Juss(2023-09-15) Silva, Kamilo Alaboodi da; Silva, Emanuel Araújo; Hakamada, Rodrigo Eiji; http://lattes.cnpq.br/4186459700983170; http://lattes.cnpq.br/2765651276275384; http://lattes.cnpq.br/5612600854790108O inventário florestal auxilia gestores de floresta nas tomadas de decisões. A instalação, mensuração e gestão de uma rede de parcelas de inventário são onerosas e despende tempo. Técnicas de sensoriamento remoto ganham cada vez mais espaço no setor florestal por terem o potencial de redução de custos sem incorrer em perdas de precisão, porém, com baixa adesão em decorrência do elevado investimento. Nesse contexto, a empresa sueca Katam Technologies desenvolveu uma solução para aquisição e análise de dados florestais: KATAM Forest, que funciona através do algoritmo KASLAM, ainda pouco difundido e testado em florestas nacionais. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo comparar, em termos de acurácia e rendimento operacional, a aplicação da inteligência artificial KASLAM através do aplicativo KATAM Forest na atividade de inventário florestal em plantios de Khaya senegalensis (Desr.) A. Juss (5 anos), localizado no estado de Pernambuco, com as técnicas de amostragem de um inventário florestal realizado de forma tradicional. Foram coletados dados de diâmetro à altura do peito (DAP) dentro de 9 parcelas, bem como vídeos com a inteligência artificial, gravados dentro das coordenadas das unidades amostrais. Foi realizada a estatística descritiva dos dados de DAP das parcelas e em seguida foi aplicado um teste paramétrico de normalidade de Shapiro-Wilk, onde, ao ser rejeitada hipótese de nulidade, seria necessária a realização de um teste não-paramétrico U de Mann-Whitney para entender a diferença de médias. O rendimento operacional foi avaliado através dos dados de tempo obtidos durante o processo de inventário dentro das parcelas em ambas as abordagens. A variável DAP nas duas metodologias de inventário não tem uma distribuição clara concentrada perto da média. O teste não-paramétrico resultou que médias obtidas do DAP não apresentaram diferenças estatísticas entre as metodologias ao nível de 5% de significância. O rendimento operacional da metodologia Katam foi metade do tempo do inventário tradicional. As tecnologias Katam são bastante promissoras, no sentido de redução de tempo e custos nas operações de inventário florestal. Portanto, recomenda-se maiores estudos para que o assunto seja difundido de maneira prática.Item Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA(2022-06-20) Santos, Anderson Bispo dos; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3410216969927683O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App.Item Agenda Beauty: protótipo de aplicativo para agendamento e controle de serviços estéticos.(2022-05-10) Lima, Glenda Alves de; Albuquerque, Héldon José Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3563291777221100Atualmente, é necessário se comunicar por meio de ligações telefônicas, mensagens enviadas via WhatsApp ou Direct, ou visitas presenciais ao estabelecimento para agendamento, pois os profissionais possuem horários pré-agendados para a realização do serviço. A maioria dos estabelecimentos de atendimento realiza controles internos e externos por meio de anotações em papel, desde controles de caixa até agendas de clientes. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução mobile responsável pela gestão de agendas profissionais, controle de clientes e gestão financeira para proprietários de estabelecimentos. O cliente pode visualizar os horários disponíveis, fazer agendamentos e consultar estimativas de horários e preços de serviços por meio do aplicativo móvel. Método Após analisar as tecnologias disponíveis no mercado para tentar solucionar o problema, considere utilizar a plataforma React Native e a linguagem de programação Javascript para desenvolvimento, bem como o serviço de armazenamento de dados Firebase, foi implementado o protótipo de apresentação do aplicativo utilizando a tecnologia Adobe Xd, bem como o diagrama de navegação através da ferramenta Overflow, exibindo todas as telas do aplicativo e seu fluxograma. Conclusão: Com base nos resultados positivos, que indicam a necessidade de um aplicativo móvel para consulta e agendamento de serviços estéticos para auxiliar no dia a dia dos consumidores e as empresas na tomada de decisões, conclui-se que os objetivos propostos para este trabalho são viáveis.Item Análise de um sistema de recomendação de restaurantes sensível ao contexto sobre o grau de satisfação dos usuários(2023-09-01) Melo Filho, Carlos Olimpio Rodrigues de; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/6986499479035317Aplicações populares de sistemas de recomendação podem ser encontradas em diversas áreas. No ramo de alimentação, plataformas como o TripAdvisor se destacam por sugerir recomendações de restaurantes especializadas baseadas em vários tipos de informações relevantes como avaliações de outros usuários para o cardápio, ambiente e recomendações de restaurantes mais próximos são algumas das especialidades dessas plataformas. Com a possibilidade de utilização de novos dados sensíveis ao contexto do usuário, este trabalho tem como principal objetivo avaliar o uso do motivo de ida ao restaurante para reorganizar a recomendação final de restaurantes através de uma pós-filtragem baseada em contexto. Para concretizar o objetivo foi desenvolvida uma aplicação móvel, o SR Recife Restaurants, onde para avaliar o grau de satisfação de usuários reais em relação aos restaurantes recomendados, uma abordagem de avaliação online, utilizando questionários, foi utilizada. Ao realizar o experimento com 15 usuários foi possível notar um aumento de 26,67% no grau de satisfação das top-5 primeiras recomendações ao utilizar o tipo de ida ao restaurante como dado de contexto para a fase de pós-filtragem.Item AstroGestor, um aplicativo checklist(2022-06-15) Costa, José Iago Matheus Barbosa; Coutinho, Nicolle Cabral; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Leão, Renata Sá Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9253144963508579; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/8777428923521869; http://lattes.cnpq.br/4536582058890010Estudar Astronomia é uma tarefa interdisciplinar, que envolve diversas áreas das ciências. Durante as etapas da Educação Básica, o contato com essa disciplina pode despertar nos jovens o interesse por carreiras profissionais ligadas à Ciência e Tecnologia. Apesar de sua importância, o ensino de Astronomia nas escolas ainda se encontra deficitário, seja pela falta de observação do céu noturno como atividade prática, seja pela má formação dos professores. Diante do posto, a criação de clubes de Astronomia colabora com o ensino-aprendizagem em sala de aula, proporcionando atividades diversas que provoquem nos participantes o pensamento crítico-reflexivo e ajuda com a formação da cidadania. O presente trabalho objetiva a criação de aplicativo para plataforma móvel como produto educacional que venha a ser utilizado por criadores/gestores de clubes de Astronomia. Foi executado um aplicativo do tipo checklist, com o qual o gestor do clube, mesmo que iniciante na tarefa, tenha uma orientação e suporte para a aplicação de cada atividade, etapa por etapa, sobre o funcionamento de um clube de Astronomia. O aplicativo foi produzido através da plataforma MIT App Inventor, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, uma ferramenta de programação que o programador pode construir aplicativos por blocos sem que para isso seja necessária formação em computação. Espera-se que o aplicativo chamado “AstroGestor” desenvolvido fique disponível e gratuito a todos os interessados em criar clubes de Astronomia no Brasil, podendo atuar como um bloco de tarefas eletrônico e de fácil acesso, que possa auxiliar os indivíduos nos procedimentos de atividades de clubes de Astronomia.Item Avaliação da comercialização de produtos e subprodutos de caprinos e ovinos com a utilização de aplicativo em dispositivos móveis no município de Petrolândia – PE(2019) Santos, Edja Sabrina Sá; Cabral, Ana Maria Duarte; http://lattes.cnpq.br/9120227816308243; http://lattes.cnpq.br/9115496783033924A criação de caprinos e ovinos constitui-se como uma prática bastante antiga no Brasil principalmente no Nordeste, possibilitando geração de renda para o produtor mediante a comercialização de carne, vísceras, esterco, pele, leite e derivados. Uma grande dificuldade encontrada pelos pecuaristas é a distribuição irregular de chuvas durante o ano e o maior predomínio de animais sem padrão de raça definida, ocasionando a oferta de produtos e subprodutos de baixa qualidade no mercado. Apesar dessa situação, a criação de pequenos ruminantes no semiárido torna-se uma alternativa socioeconomicamente viável, uma vez que essa prática apresenta uma forte expressão para os produtores. A pesquisa foi realizada nos meses de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, sendo possível a entrevista com os proprietários ou responsáveis por 65 estabelecimentos, sendo 30 supermercados, 16 estabelecimentos dentro do mercado público, 1 frigorífico avícola, 1 atacado, 5 açougues, 3 lojas agropecuárias, 5 padarias, 1 salgadeira e 3 proprietários autônomos. Foi possível obter as informações referentes a comercialização dos produtos e subprodutos, frequência de recebimento, quantidade adquirida pelo comerciante e o tipo de abate empregado nesses animais. Dentre os estabelecimentos identificados na cidade, 85% foram contemplados e 15% não puderam responder os questionários. Dos estabelecimentos com potencial para comercialização de carne, 21,73% comercializavam carne caprina, enquanto que 17,39% carne ovina. Com relação a comercialização de vísceras, os açougues da cidade representam 50% da comercialização total de vísceras. No caso da comercialização de leite e derivados na cidade, foi possível observar que na cidade esse tipo de produto apresenta uma baixa expressão. No que se refere a comercialização de peles, sua identificação foi possível em apenas um ponto da cidade. Já com relação a comercialização de esterco, pode-se perceber que apresenta uma baixa expressão nas lojas agropecuárias, sendo possível identificar apenas a venda realizada por proprietários autônomos que buscam e revendem o produto. Com isso, é possível inferir que o comércio de caprinos e ovinos em Petrolândia – PE é marcado por pouca comercialização desses produtos e subprodutos em locais formais, como supermercados e lojas agropecuárias, sendo mais comum encontrar esses produtos e subprodutos em açougues e mercado público.Item Avaliação da usabilidade dos aplicativos móveis que auxiliam na mobilidade urbana(2019-12-12) Pinto, Dayla Rodrigues; Brennand, Celso Augusto Raposo Lisboa; Brennand, Camilla Valéria de Lima Tenório; http://lattes.cnpq.br/9083076050421030; http://lattes.cnpq.br/1245516173722185; http://lattes.cnpq.br/5162065228796368A mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens nas vias urbanas, garantindo a circulação de diferentes modais entre suas áreas. Neste segmento, com a crescente utilização de aplicativos em dispositivos móveis, principalmente, em serviços de geolocalização, tem proporcionado o desenvolvimento de aplicações que apoiam a mobilidade urbana, permitindo o acesso das pessoas a informações importantes para seu deslocamento como, por exemplo, traçar rotas, localizar endereços, informações sobre congestionamentos, condições das vias, acidentes. Estes aplicativos dotam de uma característica específica no seu contexto de uso, já que, comumente, são utilizados durante a condução veicular. Consequentemente, a usabilidade desses aplicativos deve propor uma interação com a interface de forma intuitiva e simples, para que esses aplicativos sejam satisfatórios e de uso efetivo. Nesse contexto, este trabalho realizou uma avaliação da usabilidade dos aplicativos que auxiliam na mobilidade urbana, cujo foco consistiu em avaliar a qualidade da interação e da interface dos aplicativos que são utilizados durante a condução de automóveis. Para realização dessa avaliação, foi utilizado o metódo de inspeção heurística, através da avaliação heurística SMASH, específica para smatphones. A avaliação foi realizado através de formulário online, coletando dados quantitativos e qualitativos, com abordagem de cunho exploratório. Como resultado deste trabalho, evidenciou os problemas de usabilidade pertinentes nos aplicativos, os indicativos e influências positivas e negativas que afetam permeiam no uso, os fatores que impactam negativamente a satisfação dos usuários, bem como, uma análise comparativa de qual aplicativo obtém um melhor desempenho, perante esse contexto de uso. Concluindo que, o aplicativo Waze, possui mais usuários que o Google Maps, mesmo assim, foi o que apresentou mais problemas de usabilidade, em ambas avaliações, o que implica que, para sua efetividade seja permanente e mais satisfatória, deve levar em considerações os problemas existentes, tratando de acordo com a sua severidade. Os problemas contidos no Google Maps, em partes, são similares os do Waze, contendo algumas particularidades que também requerem correções.Item Avaliação de aplicativos de Química: uma investigação através do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais(2024-03-01) Oliveira, Vanessa Silva de; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, cresceu significativamente ao longo dos anos. É possível perceber tal crescimento principalmente no uso frequente de smartphones e tablets em sala de aula, e na quantidade aplicativos (apps) para fins educacionais disponíveis nas plataformas digitais. Para o ensino e aprendizagem de Química, e especificamente a subárea da Química Orgânica, é perceptível as contribuições que auxiliam a compreensão dessa Ciência, a partir da visualização e interação proporcionadas pelos aplicativos disponíveis. Contudo, para um uso consciente e objetivo dessa ferramenta, é necessário que o docente saiba administrá-lo de maneira estruturada para alcançar resultados positivos no processo de aprendizagem dos estudantes. Desse modo, o presente trabalho tem a finalidade de desenvolver um novo modelo baseado em aspectos técnicos e pedagógicos, existentes em modelos de avaliação de Jogos Educacionais Digitais (JED) incorporando a Taxonomia de Bloom, além de analisar os aplicativos (Apps) de Química Orgânica disponíveis gratuitamente na plataforma da Google Play. Para isso, o percurso metodológico consistiu em 4 etapas: 1) Levantamento sobre os apps de Química Orgânica disponíveis na Google Play através do corpus latente; 2) Levantamento de modelos e instrumentos de avaliação de jogos digitais educacionais na plataforma do Google Acadêmico; 3) Elaboração de um modelo para avaliação de apps; 4) Análise dos apps de química encontrados no corpus latente, segundo o modelo para avaliação de apps proposto. Os resultados mostram que existe uma diversidade de apps de Química Orgânica, assim como de modelos de avaliações dos JED, contribuindo para a elaboração do Modelo de Avaliação de Aplicativos Educacionais (MAAE), composto de categorias e requisitos que compõe aspectos técnicos e pedagógicos encontrados e adaptados dos modelos dos JED analisados. Além disso, a partir do MAAE produzido, analisamos apps de Química Orgânica identificando características que podem ser usadas no Ensino de química, entre elas: características de quiz, bom funcionamento técnico, níveis de complexidade nos conteúdos, entre outros. Por fim, a pesquisa indica que o MAAE tem o potencial de auxiliar os docentes na escolha dos apps disponíveis nas lojas de aplicativos, tendo em vista o seu olhar focado em aspectos técnicos e pedagógicos que influenciam na aprendizagem do estudante, além de poder ser usado para a construção de novos aplicativos de várias áreas, além do ensino de Química.Item Caracterização da comercialização de produtos e subprodutos oriundos da caprinovinocultura no município de Pesqueira – PE com uso de aplicativo em dispositivos móveis(2019) Cordeiro, Sara Veríssimo Bezerra; Belo, Ana Maria Duarte Cabral; http://lattes.cnpq.br/9120227816308243; http://lattes.cnpq.br/5976500914216126O objetivo do presente estudo foi caracterizar o comércio dos produtos caprinos e ovinos no município de Pesqueira – PE com uso de aplicativo em dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada através de entrevistas aos proprietários de estabelecimentos comerciais do município de Pesqueira-PE, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019, com o auxílio do aplicativo Zooquestions, que contém questionários relacionados a comercialização dos produtos e subprodutos oriundos de pequenos ruminantes. Os dados coletados foram transferidos para uma planilha do programa Excel, foram organizados mediante construções matemáticas e comparativas, visando a obtenção dos resultados. Foi observado que apenas seis bairros do município apresentaram comercialização de produtos e subprodutos caprinos e ovinos. Dentre os produtos, foram encontrados, leite, queijo, requeijão, carne, pele e vísceras, em sua maioria foi observada a comercialização informal, sem atender as legislações vigentes, onde 93,75% dos abates eram de forma clandestina e 100% das carnes eram armazenadas de forma “in natura”. As peles eram comercializadas por produtores e atravessadores, sendo a pele sem defeitos, limpa e salgada os critérios para compra. Do leite, 100% era comercializado de forma “in natura”, também ressaltando o comercio informal. O queijo e requeijão vendidos eram do tipo artesanal, fabricados de produtos e subprodutos em sua maioria, nos quintais das casas dos produtores. Neste contexto pôde-se perceber que o comércio dos produtos caprinos e ovinos é significante e bem distribuído no município de Pesqueira- PE, porém, ainda não atingiu o nível de potencialidade que apresenta, principalmente devido a informalidade.Item Como o uso de Play Feature Delivery no Android pode ajudar na sustentabilidade digital(2023-09) Claudino, Yasmmin Maria Monteiro; Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de; http://lattes.cnpq.br/1399502815770584; http://lattes.cnpq.br/0549149216731460Com o crescente acesso à internet via dispositivos móveis entre as classes menos favorecidas no Brasil, a sustentabilidade digital ganha crescente importância. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da utilização da tecnologia Play Feature Delivery no consumo de dados móveis em dispositivos Android. Foi aplicado um teste estatístico de hipótese paramétrica t para avaliar diferenças significativas entre as médias de quantidade de dados gastos em Megabytes ao fazer o download de duas aplicações. O resultado correspondeu a um valor de t aproximadamente de 65,55 e a rejeição da hipótese nula. Esta descoberta não apenas sublinha a importância técnica para desenvolvedores Android, mas também ressalta sua relevância ao mostrar a melhora no uso dos dados móveis, especialmente em uma era onde a democratização do acesso à informação é vital. A pesquisa reforça a ideia de que a sociedade deve adaptar-se a recursos digitais, otimizando o uso de dados. Para alcançar essas conclusões, duas aplicações móveis focadas em orientações sobre primeiros socorros foram desenvolvidas e analisadas. A principal vantagem observada foi a diminuição no consumo de dados móveis, validando a eficácia da Play Feature Delivery em comparação com aplicacões convencionais.Item Construção de um aplicativo móvel para o monitoramento da temperatura nos processos fermentativos(2023-04-25) Gomes, Ayrton Rogério da Silva; Silva Junior, Luiz Carlos da; http://lattes.cnpq.br/6998910214479890; http://lattes.cnpq.br/5486095949116869Acompanhar os parâmetros durante o processo de fermentação alcoólica, como a temperatura é, fundamental para um bom produto. Essa supervisão pode acarretar em uma carga de trabalho excessiva devido a processos repetitivos. Neste cenário, a automação desta tarefa possibilita o acompanhamento dos dados utilizando um sistema para o monitoramento remoto. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma aplicação móvel em conjunto com um sistema embarcado utilizando Arduino, módulos e sensores de baixo valor aquisitivo. Espera-se como resultado uma solução para dispositivos móveis que possibilite o monitoramento remoto da temperatura.Item Desenvolvimento de projeto em realidade aumentada para o ensino dos conceitos da cinética química(2021-12-22) Silva, Jobson Albuquerque da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/2128851369408094É por consequência do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que hoje, no século XXI, diversos caminhos podem ser criados a fim de possibilitar a construção do conhecimento em um contexto educacional. Os meios pelos quais os processos de ensino e aprendizagem são aplicados, outrora limitados a quatro paredes em um ensino tradicional e autoritário, vêm adquirindo cada vez mais espaço no mundo digital e isso reflete na ideia de ter um futuro ainda mais imerso a esse cenário. Os aplicativos para smartphones, por exemplo, já são realidades na educação e tanto professores quanto alunos vêm progredindo na sua utilização dentro e fora da sala de aula, viabilizando a aprendizagem móvel, característica bem relevante na era digital. Isto posto, este trabalho teve por finalidade desenvolver um aplicativo em realidade aumentada para o ensino dos conceitos de cinética química a fim de auxiliar, como recurso didático digital, nos processos educacionais. Para seu desenvolvimento foram buscados caminhos para uma capacitação básica na área de programação a fim de ampliar a visão e saber qual o melhor software para desenvolvimento do aplicativo em realidade aumenta (RA). Os softwares escolhidos para a ação foram o Unity e o Vuforia, uma vez que ambos permitem criar e associar mutuamente seus recursos como os assets gráficos, os marcadores a serem plotados por meio de suas coordenadas, além das operações como animação, associação de RA e por fim criação de aplicativos. Foram realizados testes iniciais com os softwares utilizados no trabalho culminando na produção de duas experiências em RA por meio de objetos gráficos da biblioteca da Unity servindo como ponto de partida para a construção do aplicativo como um todo. A proposta para o desenvolvimento do aplicativo em Realidade Aumentada se mostrou bastante interessante no que diz respeito à inovação para o ensino de Química, tal como o produto adquirido nesse processo, tendo potencial para se trabalhar em sala de aula tanto por professores quanto por alunos.Item Desenvolvimento de um aplicativo móvel para suporte ao monitoramento de ninhos de tartaruga marinha(2024-03-08) Falcão, Beatriz Carvalho; Medeiros, Victor Wanderley Costa de; http://lattes.cnpq.br/7159595141911505É notável que a degradação da vida marinha tem sido um tópico fortemente discutido nas últimas décadas, especialmente no que diz respeito às tartarugas marinhas. As ações humanas têm causado sérios danos a essas espécies em seu habitat natural. No entanto, é possível mitigar esses impactos negativos por meio do uso de tecnologias digitais, no âmbito de desenvolvimento de soluções que visem preservar essas espécies vulneráveis. Este projeto tem como objetivo a implementação de uma solução eficaz de suporte ao monitoramento de ninhos tartarugas marinhas, utilizando a aplicação móvel do Thingsboard, visando facilitar a atividade de monitoramento e a precisão dos processos envolvidos.Item Desenvolvimento do aplicativo Endocanabinóide: a importância da divulgação científica da Cannabis medicinal em mídias digitais(2021-12-10) Silva, Adrielly Ferreira das Neves; Souza, Paulo Roberto Eleutério de; http://lattes.cnpq.br/1971832245117283; http://lattes.cnpq.br/2123961681874042A ciência e tecnologia são indispensáveis para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, e para compreender a complexidade do mundo através da educação científica aos cidadãos para que reconheçam a ciência como parte integrante da sua cultura. Neste contexto, a internet e suas plataformas digitais funcionam como potencializadores para a acessibilidade às informações científicas e tecnológicas. Atualmente, uma série de informações sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L. estão sendo veiculadas nos mais diversos meios midiáticos, porém, nem sempre essas informações têm embasamento científico. A maior parte da sociedade desconhece sobre as implicações dessa planta no tratamento de diversas patologias, principalmente no tratamento de doenças neurodegenerativas. O objetivo do presente projeto foi a criação de um aplicativo de celular, o Endocanabinóide, com informações científicas, adotando estratégias de comunicação em linguagem simples e acessível. Para criação do aplicativo foi utilizado o site fabApp. A revisão da literatura fundamentou-se em pesquisas de publicações científicas utilizando as plataformas de pesquisa acadêmica Google, Scielo e NCBI, no período entre 2006 e 2021. A plataforma Canva foi utilizada para criação de materiais didáticos, como imagens, conteúdos visuais e logomarca do aplicativo. Desta forma, o desenvolvimento deste aplicativo possibilitou informar cientificamente as pessoas sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L., e as Leis que regem o cultivo e utilização medicinal da planta, e vem contribuindo na melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem de doenças que podem ser tratadas com o princípio ativo desta planta.Item Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica(2022-06-09) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.Item Design Thinking no desenvolvimento de aplicativo para a Paróquia de São José - Surubim - PE(2023-08-16) Farias, Vinícius Coêlho Vanderley; Araújo Filho, Mironaldo Borges de; http://lattes.cnpq.br/4535402164652924; http://lattes.cnpq.br/3532582532600484As necessidades oriundas do período da pandemia fomentaram o estabelecimento permanente de facilidades na prestação de serviços da secretaria paroquial de São José em Surubim-PE. Diante dessa nova realidade, este projeto desenvolveu uma proposta de aplicativo para otimizar o acesso dos paroquianos aos serviços disponibilizados. Para tanto, foi aplicada a metodologia de Design Thinking, associando as fases de empatia, definição, ideação e prototipação com grupos focais, briefing, moodboard e pesquisa de similares, com o propósito de conhecer o público da Paróquia que protagoniza essa nova demanda. Os resultados trouxeram à luz pontos críticos, como a dificuldade na compreensão dos comandos e usabilidade dos aplicativos, além da representação visual que retrata os símbolos religiosos dessa comunidade, ao mesmo tempo que implementou funções que promovessem uma melhoria significativa no acesso dos fiéis aos serviços oferecidos pela secretaria paroquial. Com essa abordagem, a proposta de aplicativo visa tornar a vida dos paroquianos mais confortável, proporcionando-lhes uma experiência mais fluida e agradável ao realizar suas atividades, tornando suas vidas mais cômodas e fortalecidas na fé.Item Detecção de aplicativos maliciosos no sistema operacional android por meio de análise estática automatizada(2017-09-06) Silva, Diógenes José Carvalho da; Lins, Fernando Antonio Aires; http://lattes.cnpq.br/2475965771605110; http://lattes.cnpq.br/0986435158192139A plataforma de aplicações móveis Android proporciona um ambiente de desenvolvimento amplo e aberto a vários tipos de software, porém essa liberdade acarreta possíveis vulnerabilidades de sistema que são infelizmente utilizadas para ataques de segurança. Entre elas, as vulnerabilidades no software e hardware que possibilitam a criação de ameaças à segurança do usuário como: spywares, malwares em seus diversos tipos e os ransomwares. Portanto, é necessário avaliar os aplicativos em busca dessas ameaças que estão crescendo em quantidade e complexidade. Para isso este trabalho tem como objetivo criar uma abordagem integrada com intuito de detectar possíveis vulnerabilidades em aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis Android. Esta abordagem é composta por outras duas estratégias, a saber: análise estática automatizada e identificação de perfis de aplicativos que contém ameaças por meio de metadados sobre eles. Contando com técnicas como Web crawling de lojas de aplicativos e coleta manual, foi gerada uma base de dados com 1000 aplicativos, sendo 500 infectados e 500 não infectados utilizando técnicas de supersampling, processos de extração e seleção de atributos de classificação tais como: TF-IDF, quantidade de ocorrência de termos, conversão de termos nominais para binários e normalização. Utilizando a base de dados criada para gerar modelos de classificação nos mais diversos algoritmos disponíveis no mercado, com o intuito de avaliar o presente trabalho, obteve-se métricas de precisão, falsos positivos e falsos negativos em taxas aceitáveis e comparáveis com trabalhos que apresentam as mesmas métricas como forma de avaliar os resultados encontrados.Item Educação ambiental através de recursos digitais: uma proposta para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem(2022-03-25) Santos, Valentina Manoel dos; Oliveira, Gilvaneide Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1867136982092239; http://lattes.cnpq.br/2022350060699864A educação ambiental corresponde a um processo educativo relacionado a questões socioambientais, que por lei deve ser abordado nas escolas em todos os níveis de ensino. Considerando também a importância desta temática no que se refere à construção de ações sustentáveis relativas às práticas cotidianas socioambientais, com urgência de serem pensadas e desenvolvidas nas escolas. Com base nisso, este trabalho possui o objetivo de analisar as contribuições de recursos digitais, como os aplicativos, no processo de ensino–aprendizagem voltado para educação ambiental na escola. A partir de um projeto de intervenção que ocorreu no sétimo ano do ensino fundamental, foi notório o impacto positivo da utilização deste recurso, uma vez que promoveu interação e instigou o senso crítico dos estudantes quanto à importância desta temática e a amplitude dos impactos socioambientais causados de ordem antrópica. Consideramos então, o uso de tecnologias na educação ambiental, como um recurso positivo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois estimula e torna a aula atrativa contribuindo com a participação ativa destes e efetivamente com seu aprendizado.Item Estimativa de variáveis dendrométricas a partir do sensor LiDAR no IPHONE 13 PRO(2024-02-29) Santana, Larissa Maria Lopes; Silva, Emanuel Araújo; http://lattes.cnpq.br/2765651276275384; http://lattes.cnpq.br/0582963735033837Nos últimos anos, o uso de tecnologias de sensoriamento remoto, como o sensor LiDAR, tornou-se fundamental na análise de variáveis dendrométricas em áreas florestais, e o LiDAR no iPhone 13 Pro representa uma inovação, oferecendo uma maneira acessível e eficiente de obter dados precisos sobre a estrutura florestal. Este trabalho visa avaliar a eficácia do sensor LiDAR do iPhone 13 Pro na estimativa de variáveis dendrométricas, como diâmetro e altura das árvores, em um povoamento de Mogno Africano, comparando medições com métodos convencionais para verificar a precisão dos dados obtidos pelo LiDAR. A tecnologia LiDAR tem avançado significativamente, permitindo a obtenção de dados tridimensionais detalhados sobre a estrutura das florestas, sendo amplamente utilizada na engenharia florestal para inventário, planejamento de manejo e modelagem de crescimento de árvores; aplicativos que incorporam LiDAR, como ForestScanner e Arboreal Tree, têm mostrado potencial em fornecer estimativas precisas de variáveis dendrométricas. O estudo foi realizado na Estação Experimental de Cana-de-açúcar do Carpina, em Pernambuco, onde dados de diâmetro e altura foram coletados manualmente e por meio dos aplicativos ForestScanner e Arboreal Tree, utilizando o sensor LiDAR do iPhone 13 Pro, e as medições foram comparadas para avaliar a precisão dos dados obtidos pelos aplicativos em relação aos métodos convencionais. Os resultados mostraram uma forte correlação entre as medições convencionais e as obtidas pelos aplicativos, com o ForestScanner apresentando um coeficiente de determinação (R²) de 0,852 e um RMSE de 2,24 cm para o diâmetro, enquanto o Arboreal Tree mostrou um R² de 0,9501 e um RMSE de 1,44 cm; para a altura, o Arboreal Tree apresentou um R² de 0,7857 e um RMSE de 1,31 m, indicando que ambos os aplicativos fornecem estimativas precisas e podem ser usados como alternativas eficientes aos métodos convencionais de medição. A utilização do sensor LiDAR no iPhone 13 Pro, combinada com os aplicativos ForestScanner e Arboreal Tree, mostrou-se eficaz na estimativa de variáveis dendrométricas, destacando a importância da tecnologia LiDAR em dispositivos móveis como uma ferramenta inovadora e prática para a coleta de dados florestais, oferecendo precisão, economia de tempo e custos na obtenção de informações sobre a estrutura florestal.Item Implementação de um sistema mobile colaborativo para acompanhamento do quadro de pacientes com esclerose múltipla por meio de análise de sentimento(2024-10-02) Araujo, Paula Priscila da Cruz; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; Tschá, Elizabeth Regina; http://lattes.cnpq.br/9598413463162759; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224; http://lattes.cnpq.br/0280090820230057O estudo visa desenvolver um sistema mobile para facilitar o acompanhamento de pacientes acometidos por Esclerose Múltipla (EM) baseado no Toolkit Human-Centered Design (HCD) para atender as necessidades dos pacientes. O aplicativo permite que eles registrem e monitorarem emoções, sintomas e tratamentos, oferecendo relatórios mensais e alertas personalizados. Para a análise de sentimentos, foram utilizados os algoritmos de aprendizado de máquina XGBoost e Naive Bayes, sendo o XGBoost demonstrando melhor desempenho, com uma acurácia de 87,56% e um F1-Score de 0,876, enquanto o Naive Bayes, obteve 62,25% de acurácia e um F1-Score de 0,524. Os resultados indicam a eficácia da ferramenta no acompanhamento emocional e médico, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida.
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