Navegando por Assunto "Adolescentes"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Adoção no Brasil: uma análise da legislação(2021-11-25) Silva, Raquel Guimarães Cardoso de Aquino; Freitas, Dayse Amâncio dos Santos Veras; http://lattes.cnpq.br/2538184572616875; http://lattes.cnpq.br/4887856544665743The present research aims to analyze the changes suffered in the Brazilian adoption legislation. The research covers since the first legislation in Brazil, which is the Law for the Disinherited Children of Luck, in 1926, until the enactment of Law 13.509/2017. The text highlights the Law 12.010/09, entitled New Adoption Law, addressing its changes. The data from the new online panel of the National Adoption and Reception System (SNA, in Portuguese), implemented nationwide in 2019, show that the number of children and adolescents sheltered in foster care in Brazil is high. Based on these data, and through a review of materials and documents already published on this topic, this article seeks to expose the journey that adoption legislation has taken in Brazil. First of all, adoption had a character of religious charity, after which it started to have a primary function, to satisfy couples who could not have children. Then, the adoption became an institution of heirs. Nowadays, it is seen as an institute of solidarity, with the aim of helping institutionalized minors, providing a home and a family for these children and adolescents, equated to their legitimate children.Item Atividade física e comportamento sedentário dos adolescentes do CODAI-PE durante pandemia do COVID-19(2023-09-15) Silva, Artur Leão da; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/0795074306760594A atividade física, o comportamento sedentário e a saúde na adolescência são temas de grande relevância, pois é uma etapa da vida na qual muitos hábitos são criados e estabelecidos. O objetivo geral deste trabalho foi identificar a prevalência de atividade física e comportamento sedentário dos estudantes adolescentes do Colégio Dom Agostinho Ikas - Pernambuco (CODAI-PE), Localizado em São Lourenço da Mata, Pernambuco, no período do isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19. Refere-se a um estudo observacional de corte transversal. Os participantes tinham idade entre 14 e 19 anos e eram de ambos os sexos. A amostra foi por conveniência. Os instrumentos utilizados foram o questionário de atividade física para adolescentes (QAFA), usado para avaliar o nível de atividade física, pela duração e intensidade de cada atividade física. Também foi usado o questionário de atividades sedentárias em adolescentes brasileiros (QASA) para conhecer o tipo e frequência das atividades sedentárias dos estudantes. Este trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal Rural de Pernambuco e os responsáveis dos participantes precisaram assinar os termos de compromisso para ser liberada a participação dos mesmos. 115 estudantes participaram desta pesquisa, e dessas, 61,7% eram moças e 38,3% rapazes, com uma média de idade de 16,8 anos. Quando avaliada a atividade física, 38,9% foram classificados como ativos, sendo a proporção dos rapazes ativos (50%) maior que a proporção das moças (34,6%). Em relação ao comportamento sedentário as variáveis foram divididas em tempo de tela e tempo sentado sendo dias de semana e dias de final de semana. A média de tempo de tela em dias de semana (508,1 min) foi maior que nos finais de semana (407 min) e não foi observada diferença significativa entre moças (42,9%) e rapazes (44,4%). A média de tempo sentado foi de 586 min em dias de semana e 395 min dias de final de semana. O percentual de tempo sentado das meninas (77,1%) foi significativamente maior que a dos meninos (52,6%). Os jovens precisam entender a importância de ser fisicamente ativo e evitar se expor em grande quantidade ao comportamento sedentário, principalmente os hábitos de tempo sentado entre as meninas. Ações para motivar os jovens a praticar atividade física precisam ser tomadas, sendo elas pela iniciativa privada ou iniciativa pública. Mais pesquisas são necessárias para que se possa analisar e evitar impactos na saúde dos adolescentes de todo o mundo ao longo dos anos seguintes.Item Conhecimento de alunos de Escola Pública da Cidade do Recife-PE a respeito do vírus HPV e sua vacina(2018) Pinheiro, Raiane Caroline de Paula; Cavalcanti, Yone Vila Nova; http://lattes.cnpq.br/3476206328790443; http://lattes.cnpq.br/4242158875797760Human papillomavirus (HPV) is the etiologic agent of one of the most common sexually transmitted diseases (STDs). There are more than 100 types of HPV and about 18 types cause cervical cancer. It usually causes lesions and warts in the anogenital and mucosal regions, where contact with them results in their transmission. The contamination and development of cervical cancer can be avoided through the use of condoms in sexual intercourse, gynecological examinations and, especially, the vaccination of the appropriate age group of up to 13 years. Many young people are unaware of the existence of the vaccine and thereby increase the rate of the disease. This study aims to know and evaluate the level of clarification of adolescents about HPV virus infection and its vaccine. The study was carried out in a public school in the city of Recife / PE. The data collection was done through the application of a questionnaire during the class time. The sample consisted of 125 middle and high school students, the majority of whom were between 14 and 16 years of age. It has been observed that most people know little or know nothing about HPV and that they have a misconception about the ways of transmitting the virus, mistaken for the HIV virus. From the obtained data it was possible to conclude that of the adolescents who were not immunized, most of them did not know that they could be vaccinated or did not have the opportunity. Thus, it is necessary for the school and the family to discuss sex education, as well as to increase health education campaigns.Item O consumo de internet no processo de construção social da identidade de adolescentes integrantes de uma ONG em Jaboatão dos Guararapes(2018) Reis, Juliane de Santana; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473The digital era, through the internet, had its fruit in the expansion and development of the capitalist system, which provided the possibility of new forms of communication in the globalized technological context. Thus, virtual entertainment gains more and more space for use in the daily lives of families. In this way, with the advancement of information and communication technology, we have the facility to make purchases through the internet, make payments to accounts, talk to friends who are distant, know news from Brazil and the world, all this in real time, which seems to be a facilitator for the interaction of adolescents, since much dominates these tools. Adolescence consists of a phase of changes, both physiological, psychic and social, and considering that in the midst of these transformations, there is the search for identity, which comes to be present in the questions of adolescents and that will lead to countless experiences that will be intensely experienced throughout adolescence. However, how have teens dealt with the internet? Thus, this work is the result of the experience of compulsory supervised internship at an NGO in Jaboatão dos Guararapes, and aimed to analyze the influence of Internet consumption on the process of social construction of adolescents' identity. The methodological procedures used were bibliographic review, participant observation and semi-structured questionnaire application. The research is exploratory, descriptive and qualitative. And the results point out that the internet is configured as a more comprehensive medium for interaction and socialization of adolescents, being essential the consumption of technology / internet since they associate it with the synonym of pleasure and leisure, and hence it is necessary to discuss more on the relation of consumption of technologies and the behavior of the adolescents before the society of consumption.Item Educação física e adolescência: características e contexto da socialização na escola(2025-03-14) Batista, Thiago de Almeida Souto; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/2189096877147412A presente pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da educação física escolar na socialização dos estudantes do ensino médio. Buscamos também compreender as características dos estudantes do ensino médio e identificar como a educação física escolar contribui para a socialização. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, onde foi possível averiguar o que autores discutem sobre o tema da socialização nas aulas de educação física na fase da adolescência. Conseguimos definir que a educação física escolar passou por diversas transformações ao longo da história, moldando os sujeitos às necessidades da sociedade em cada época. Estabelecemos o que é ser adolescente na visão da Psicologia Sócio-Histórica/Psicologia Histórico-cultural para elucidar como as interações sociais influenciam o adolescente e como ele age perante a essa dinâmica. Por último, determinamos como a educação física escolar se relaciona com a socialização dentro dos muros da escola. Se conclui que é importante, para a formação de professores, saber as características dos adolescentes e a forma que eles interagem, é evidente que é a fase do desenvolvimento humano onde ocorre o aumento da interação com o outro, é o fator primordial do desenvolvimento da identidade desses jovens e como eles atuam na sociedade.Item Educação física escolar e saúde de adolescentes: uma revisão narrativa(2025-08-06) Souza, Gleidson de Oliveira; Oliveira, Marcelo de Santana; http://lattes.cnpq.br/5548486353463233; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574Comportamentos de saúde ou de risco cultivados na infância e adolescência tendem a ser perpetuados na vida adulta. Cultivar hábitos saudáveis, alimentares e de atividade física na infância e na adolescência é fundamental para que esses comportamentos de saúde se perpetuem na vida adulta. No entanto, muitos fatores podem favorecer a inatividade física e hábitos alimentares de risco. O período de isolamento, durante a pandemia, que resultou no fechamento das escolas, possivelmente favoreceu comportamentos sedentários, diminuição da freqüência de atividade física e hábitos alimentares menos saudáveis. Partindo dessa problemática levantamos o seguinte questionamento: como os programas de educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes? Com o intento de responder a pergunta levantada, definimos como objetivo geral: Identificar como os programas que tratam da educação física escolar influenciam a saúde dos adolescentes. Ancorado ao objetivo geral, pretendemos: analisar a relação entre a educação física escolar e saúde nas escolas; e, identificar os programas que tratem da educação física escolar e saúde com foco nos adolescentes. Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde, trabalhos dos últimos 10 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, para essa busca, definimos os seguintes termos: “educação física escolar”, “saúde” e “adolescente” como descritores, utilizando o booleano “AND”. Diante disso, verificou-se a insuficiência de trabalhos propondo Programas de educação física para a promoção da saúde de adolescentes sendo identificados apenas quatro. Os resultados apontam para a necessidade qualificar os docentes na Educação Física como caminho eficaz para estimular estilos de vida mais ativos, promoção da saúde e prevenção de doenças na juventude. A escola se mostra como importante para a implementação de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Programas escolares com enfoque interdisciplinar se mostram importantes na promoção da saúde de adolescentes com excesso de peso, especialmente se tiver continuidade. Abordagens sensíveis educativas sensíveis e integradas no ambiente escolar podem favorecer a compreensão da percepção dos estudantes sobre seus corpos e a conexão entre as práticas prejudiciais à saúde.Item Educação preventiva contra gravidez na adolescência em escolas da Região Metropolitana do Recife(Departamento de Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, 2011) Burgos, Fábia Regina Nascimento FernandoA adolescência é um período em que começam a surgir curiosidades sobretransformações no corpo, primeira relação sexual, gravidez, contraceptivos e DST, sendo assim objetiva-se integrar as atividades didáticas com os interesses da comunidade a partir de palestras e dinâmicas de grupos sobre assuntos ligados a sexualidade, como prevenir a gravidez precoce e a transmissão de DST. Como também, investigar o nível de conhecimento de adolescentes estudantes da região Metropolitana do Recife de 13 a 19 anos acerca desta temática, através da aplicação de entrevista semi-estruturada abordando o assunto. Tendo em vista que as relações sexuais, gravidez e DST vêm acontecendo cada vez mais cedo, é necessário mostrar a importância do esclarecimento de dúvidas, típicas desta faixa etária, buscando orientar os adolescentes de forma correta para prevenir estas situações, que estão sendo encaradas como um problema de saúde pública.Item O impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médio(2021-03-05) Pedrosa, Millena Leal Ferraz; Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/8623894938993142; http://lattes.cnpq.br/2776978634454172Item As infâncias e a cidade: uma análise das demandas por direito no conselho tutelar da RPA-6 de Jaboatão dos Guararapes-PE(2021-03-30) Amaral, Lucas Paes do; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/4704512723522624With contemporary advances, many children and adolescents are living in cities (UNICEF, 2012), thus building structural problems and demands necessary for the support, recognition, and development of this population in cities. Where these urban spaces require demands such as "decent housing, salubrity, drinking water, mobility, education and leisure spaces, as well as aspects related to road safety and protection from social violence." (SARMENTO, 2018, p. 233). The central objective of this work is to analyze the demands for basic urban equipment perpetrated by children and adolescents of the Selma Bandeira occupation, so the Guardianship Council of RPA-6 of the municipality of Jaboatão dos Guararapes is used, between the years 2016 to 2020. Thus, it is proposed to present reflections and analyze studies seeking the importance of the process of child-adolescent protagonism in the city of Jaboatão dos Guararapes and analyze the scenario of human rights violations of children and adolescents in the city. The main methodologies used for the composition of this work were bibliographic research, field research and the survey of situations of the demands requested by children and adolescents of the Selma Bandeira occupation in the Guardianship Council of RPA-6. Finally, from this point of view, many problems are still present in these urban centers, such as the re-presentation of children and adolescents in these spaces, and the city of Jaboatão dos Guararapes is an example of this system, which often do not recognize this potentiality of knowledge and wisdom, and this work aims to affirm the need that still needs to put into practice the dialogue needs of children with the guardianship council, city hall, laws, legislation and other apparatuses that girls and boys need to be seen, represented and recognized in various city fields, being able to tie and help factors that not only aims at the future, but that shows how these girls and boys who can transform thousands of generations through participation in the ideological and concrete construction of the city and its potentialities as reflected Silva and Silva (2018, p. 89 ) "[...]the city should enable the participation of all citizens in its planning and interaction conditions in its different public spaces".Item A influência da relação entre sono, cronotipo e turnos escolares sobre o aprendizado de estudantes adolescentes: uma revisão narrativa(2024-03-07) Lopes, Lilian Aline Soares; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/5623263715041540For a long time, the issue of school shifts in relation to students' sleep was made a secondary issue in studies that evaluate learning as a phenomenon governed by physical, psychological and social issues. The study of chronotype in relation to student performance is still a field little discussed in Brazil, so when we look at this topic, we still find a series of gaps with regard to academic production on the topic. Objective: The present work aims to carry out a narrative review of the literature on the influence of the relationship between sleep, chronotype and school shifts on the learning of adolescent students. Methodology: For this review, a search was carried out in the literature, using the Google Scholar database, with the following search key: “school shifts AND chronotype AND sleep AND school performance”, we searched for articles that were written in Portuguese. Results: Only 4 articles were found in the entire search on Google Scholar, based on the categorization criteria, analysis of titles and abstracts, and the four were analyzed based on the construction of this literature review, the articles addressed changes in the standard sleep patterns, chronotype and changes in the quality of life of students, indicating the influence of these factors on the circadian rhythm. Final Considerations: Finally, we consider that the chronotype/school shift/sleep quality relationship directly influences the learning processes of children and adolescents.Item A participação das infâncias: do processo constituinte à promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Jornal do Brasil, 1987-1990)(2021-12-17) Ramos, Mário Emmanuel de Oliveira; Miranda, Humberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/1254987493556824; http://lattes.cnpq.br/0146736848951853Durante la década de 1980, Brasil pasó por un proceso de transición del régimen autoritario que gobernó durante la dictadura militar (1964-1985) a un régimen democrático. En 1987 se instaló la Asamblea Nacional Constituyente en el Congreso Nacional de Brasilia, con el objetivo de elaborar una Constitución democrática para Brasil. El proceso constituyente tuvo lugar en un contexto de intensas disputas entre clases sociales y movimientos de ocupación de espacios de poder y construcción de cosmovisiones. En esta época, hubo una movilización social por la infancia, con el objetivo de promulgar una nueva legislación que asumiera por primera vez, a los considerados "menores", como sujetos de derechos. Este trabajo monográfico tiene como objetivo analizar, historizar y problematizar las representaciones sobre la participación de la infancia, desde el proceso constituyente brasileño hasta la promulgación del Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), presente en el Jornal do Brasil (Río de Janeiro), entre 1987 y 1990. El análisis de los discursos y de las imágenes registradas en los recortes del periódico, nos permite percibir la participación política expresiva de los niños y adolescentes durante todo el proceso constituyente, a través de organizaciones de propuestas, denuncias y evaluaciones. También podemos percibir las prácticas discursivas que sustentan los procesos de silenciamiento e invisibilización de los niños como sujetos sociales y de derechos. A través del cruce con otras fuentes bibliográficas, fue posible construir una historia de niños y niñas que, a pesar de los procesos de exclusión, lograron hacer oír su voz.Item Representações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica(2018-02-22) Silva, Karina Sterffany da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4092080162575836The study seeks to explore the context in which adolescents are inserted in compliance with socio-educational measures in the Socio-Educational Care Center of Jaboatão dos Guararapes. Analyzing the social representations of teachers about adolescents, the socio-educational system and the possible factors that contributed to the infraction, among other related aspects that arise during the course of the work. Analyzing, mainly, the way in which such representations are reflected in the pedagogical practice of educators. Scoring also aspects like physical structure of the center, administration, technical and pedagogical planning. The research arises from the concern regarding the increasing levels of crime and hospitalization of adolescents in resocialization centers. And it intends to bring a reflection and an alert to the urgency of significant changes in the issue of education for young people in conflict with the law and for the importance of the role of society and the State in a process of successful social reintegration. Therefore, to offer and to enable new paths and opportunities for personal and social growth of the individual.Item Troca de saberes entre academia e adolescentes do Programa Escola Aberta, em Recife - PE: “Papo Aberto” Promovendo sexualidade sem risco(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Doméstica., 2011) Alves, Maria de Fátima PazO objetivo principal da proposta é promover uma ação com adolescentes, Informando-os e sensibilizando-os, no contexto do Programa Escola Aberta, em Recife-PE, em relação à temáticas relativas à sexualidade e saúde reprodutiva, buscando fornecer subsídios a uma vivência plena e responsável de sua sexualidade, e, futura replicação dos conhecimentos adquiridos; capacitando e introduzindo em atividades de extensão alunas do curso de Economia Doméstica. Visando atingir os objetivos propostos utilizaremos uma metodologia dialógico-participativa. Após diagnóstico inicial, desenvolveremos oficinas de sensibilização, nas quais serão trabalhados, embasados por dados e estudos científicos atualizados, os sub-temas: Adolescência e juventude: características e vivências; relações de gênero: a construção dos papéis masculinos e femininos; sexualidade: vivências, mitos, tabus e reponsabilidade; concepção, contracepção e prevenção de Infecções sexualmente transmissíveis (IST) e AIDS. A relevância da proposta se fundamenta na crescente demanda por prevenção em saúde reprodutiva e sexual com adolescentes. A presente proposta visa atender tal demanda com novos enfoques, entendendo que, como afirmam recentes estudos, a mera informação de perito ou autoridade, não representa o modo mais eficaz de realizar prevenção em relação à sexualidade e questões correlatas, sendo necessária uma abordagem compreensiva e dialógica, embasada numa visão abrangente e realista do contexto de vida juvenil.
