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    A percepção da gestão do hospital e dos usuários sobre a qualidade no atendimento e infraestrutura no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, Paulistana-PI
    (2021-02-24) Castro, Roney da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950
    Este artigo tem como objetivo caracterizar, a partir das opiniões dos usuários e dos dados coletados com a direção do Hospital Regional Mariana Pires Ferreira – HRMPF, na cidade de Paulistana-PI, o estado atual do hospital regional Mariana Pires Ferreira, seu funcionamento, suas principais dificuldades e desafios, sua estrutura, capacidade de atendimento, identificar e propor melhorias. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, para tanto, na coleta de dados foram aplicados dois questionários com questões abertas e fechadas, feitos por meio do ―Google Forms‖. Um questionário foi enviado por e-mail à direção do hospital com o objetivo de conhecer os procedimentos internos, a rotina de atendimento e outras questões administrativas. O segundo questionário, direcionado para os usuários do hospital, foi disponibilizado no Facebook e enviado por e-mail e WhatsApp para uma lista de contatos. O período de coleta foi entre os dias 16/12/2020 a 08/01/2021, obtendo o número de 81 participantes da pesquisa. Como principais destaques, estão os dados do quadro de profissionais de saúde que atuam no hospital e que somam ao todo 63 profissionais entre médicos enfermeiros e técnicos em enfermagem. O HRMPF realiza em média mais de 400 atendimentos mensais e, de acordo com direção do hospital, os 50 leitos disponíveis permanecem 99% ocupados a maior parte do tempo. Os usuários apontaram satisfação quanto à estrutura, ambiente e localização do hospital, porém, os dados revelam um maior nível de insatisfação em relação ao número de profissionais e com tempo de espera para serem atendidos.
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    A percepção da gestão municipal e dos munícipes sobre a situação atual e ações relacionadas ao uso sustentável da lagoa central no Município de Lagoa do Carro - PE
    (2022-12-22) Barros, Lucas de Souza; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/2920816772068662
    Este artigo tem como objetivo geral investigar a gestão municipal da lagoa central do município de Lagoa do Carro (PE), quanto ao uso sustentável deste recurso. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualitativa, baseada na observação das respostas coletadas por pesquisa realizada com os moradores, comerciantes e a gestão ambiental do município. Trata-se de uma pesquisa quanto aos objetivos, descritiva e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa apresenta-se como bibliográfica, documental e de campo, com aplicações de questionário. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples com gráficos, baseados nas questões aplicadas, evidenciando a frequência das respostas através de cálculo percentual. Adaptou-se a matriz Pressão – Estado – Impacto - Resposta (PEIR) a fim de perceber a dinâmica dos problemas socioambientais na lagoa central. Entre algumas das ações da gestão municipal direcionadas ao uso sustentável da lagoa central, tem-se o projeto de revitalização, aprovado por emenda parlamentar por participação popular, com previsão de início em meados de março de 2023. Outra informação relevante quanto à percepção da gestão municipal é a importância de se discutir as Áreas de Preservação Permanentes (APPs) do município, com intenção de atuar junto às residências instaladas ao redor da lagoa após aprovação do Código Municipal do Meio Ambiente e a Lei de APPs pela Câmara Municipal. Para os moradores e comerciantes do município, existe uma baixa percepção quanto à gestão municipal promover ações de limpeza e conservação da lagoa central. No entanto, a maioria concorda com a implementação de um projeto de revitalização da lagoa de modo a torná-la útil para uso e promoção de turismo sustentável. Os dados obtidos na pesquisa devem auxiliar a gestão ambiental municipal na tomada de decisão e fomentação de políticas públicas direcionadas ao uso e conservação da lagoa central, em prol da sustentabilidade.
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    Arte e meio ambiente: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental
    (2021-08-24) Lopes, Maria Sathiêr da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/6194302818626824
    Esta pesquisa traz como temática central o ensino da arte e seu poder transformador para a consciência ambiental. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a arte como instrumento para a conscientização ambiental em alunos e professores do ensino fundamental. Como objetivos específicos pretendem-se conhecer a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre a arte e sua contribuição para a formação ambiental crítica; e qual a percepção dos professores sobre seu papel, enquanto professores de arte, na relação arte-educação e meio ambiente. Para um maior aprofundamento sobre o tema aqui apresentado buscou-se fundamentos nos postulados de autores como: Marques (2015); Gama (2017); Carvalho (2017); Azevedo (2018); BRASIL (2017); Santos (2019); Freire (1996); Bueno (2013), Oliveira (2008), entre outros. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de pesquisa uma entrevista que envolveu 10 alunos/as e 02 professores/as de uma escola da rede privada de ensino do Município de Gravatá-PE. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista feita pelo aplicativo WhatsApp, devido as medidas sanitárias para a prevenção do covid-19, adotadas pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação de Gravatá. Os resultados da pesquisa apontaram, de maneira geral, que existe uma compreensão por parte dos entrevistados/as sobre o tema abordado. Portanto, o acesso aos conhecimentos artísticos poderá proporcionar aos estudantes meios de verificar a importância de ações voltadas para uma maior sensibilidade sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Dessa forma, percebeu-se que os(as) estudantes não devem ficar distantes de temas que dizem respeito as questões ambientais. Dentro desse quadro, é importante promover a transformação dos(as) alunos(as) através das artes levando-os(as) a uma conscientização sustentável e cuidados com o meio ambiente. Os resultados mostraram que existe uma compreensão basilar por parte dos pesquisados sobre o tema abordado. As aulas de arte, enquanto disciplina poderão proporcionar aos alunos muitas possibilidades de buscar conhecimentos acerca da importância de ações voltadas para a sensibilização sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e a conscientização e cuidado com o meio ambiente.
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    Atuação dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE e as políticas de avaliação de cursos de graduação: um estudo da validação das bibliografias das unidades curriculares de cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
    (2020-07-20) Santos, Maria Wellita Bezerra dos; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/9302438590134870
    O objetivo deste artigo é investigar a atuação dos Núcleo Docentes Estrturantes (NDEs), na apropriação das políticas de avaliação institucional relativas à validação de materiais bibliográficos para a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), e como esses têm atuado no sentido de atender às políticas de avaliação institucional internas e externas relativas à validação de materiais bibliográficos para a construção dos PPCs. A investigação foi realizada por meio de entrevistas com Coordenadores de cursos de graduação, que também acumulam a função de Presidente do NDE de seus cursos. Os resultados apontam que há a necessidade de construção de diálogo entre os atores envolvidos quanto aos instrumentos e critérios utilizados para validação das bibliografias básicas e complementares, bem como a elaboração e execução de um modelo de relatório de adequação a ser utilizados pelos NDEs da UFRPE.
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    Contratos administrativos: Importância da gestão de contratos na administração pública
    (2021-08-26) Silva, José Wellington de Lima; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/4507235939165629
    O presente trabalho tem como objetivo verificar e analisar a gestão e fiscalização de Contratos Administrativos na Administração Pública, uma vez que se trata de uma atividade de grande responsabilidade, onde seus atos burocráticos estão sujeitos à avaliação detalhada do Tribunal de Contas da União. O processo de gestão e fiscalização de Contratos se faz necessário devido à utilização de recursos financeiros, humanos e organizacionais. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, descritiva, e quanto aos procedimentos, bibliográfica, documental e de campo, onde foi aplicado um questionário via google formulário a atores envolvidos na gestão e fiscalização de contratos em duas instituições. Os resultados apontam que as principais dificuldades na gestão e fiscalização de contratos apresentadas pelos respondentes foram a burocracia, falta de tempo, falta de clareza e informações, falta de capacitações, entre outras. Assim, entende-se que o setor encarregado dos Contratos Administrativos deve estar munido de instrumentos necessários e adequados para a operacionalização da gestão contratual, o que vai contribuir para que as áreas requisitantes, o Gestor de Contratos e respectivos Fiscais, exerçam, com elementos de consistência, de forma a minimizar ou evitar problemas que possam ocorrer.
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    Formação profissional e empreendedorismo de alunos egressos de engenharia florestal atuantes em empresa júnior da Universidade Federal Rural de Pernambuco: o caso da Florar Consultoria Ambiental Júnior
    (2025-03-18) Oliveira, Rubia Rafaela da Silva de; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/2363849891755411
    Este trabalho buscou compreender o impacto da Empresa Florar Consultoria Ambiental Júnior, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio da caracterização do perfil dos seus egressos. Considera-se que os recém graduados são requisitados e qualificados a partir de suas experiências profissionais, e um ambiente de uma Empresa Júnior (EJ) pode ser visto como um caminho para o desenvolvimento profissional e de um perfil empreendedor, visto que trabalham habilidades de liderança, trabalho em equipe e gestão empresarial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa com objetivos descritivos e exploratórios. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionários onde se procurou entender a trajetória desses egressos da EJ entre os anos de 2015 a 2024. O questionário foi composto por três dimensões, direcionadas aos egressos e que participaram da Florar Consultoria Ambiental Júnior. A primeira dimensão, sendo relacionada ao perfil empreendedor desses egressos. A segunda dimensão tem por objetivo compreender a percepção desses egressos quanto às suas atividades desenvolvidas na condição de empresário júnior. A terceira dimensão buscou evidenciar os aspectos positivos e negativos desses egressos baseados em suas experiências na EJ. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para tornar mais eficazes e efetivas as ações da Florar Consultoria Ambiental Júnior na formação de profissional dos egressos e desta forma desenvolver as competências e habilidades dos egressos para a inserção no mercado de trabalho e construção de um perfil empreendedor. A pesquisa mostrou que a participação em uma Empresa Júnior (EJ) teve um impacto positivo na formação dos egressos, contribuindo no desenvolvimento do perfil empreendedor, por intermédio de experiência em competências práticas, como gestão de projetos, liderança e trabalho em equipe. Contudo, alguns aspectos negativos foram observados, como ausência do corpo docente e o concílio da graduação com as atividades da EJ. Em geral, a experiência foi vista como positiva pelos egressos, havendo pontos de melhoria, especialmente no que diz respeito ao suporte institucional, comunicação interna e à organização das atividades, priorizando uma melhor vivência empresarial.
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    Gestão de resíduos sólidos: um estudo no município de Paulistana - PI
    (2021-02-24) Silva, Jefferson Elias da; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950
    O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção do gestor quanto à gestão de Resíduos Sólidos no município de Paulistana-PI e ainda avaliar a percepção dos habitantes quanto ao gerenciamento do Resíduos Sólidos na cidade de Paulistana. A cidade não dispõe de aterro sanitário, havendo apenas um lixão para depositar o lixo produzido. Sem dúvidas é de conhecimento de todos o crescimento de resíduos sólidos urbanos (RSU) que são produzidos no Brasil, pois trata-se de algo natural do próprio ser humano tornando-se impossível, nos dias de hoje, viver sem produzir lixo. Por isso se faz necessário abordar esse assunto. Essa pesquisa teve caráter qualitativo onde os sujeitos da pesquisa foram o gestor de Resíduos Sólidos da prefeitura e mais alguns habitantes da cidade, foi feita uma pesquisa de campo onde se aplicou questionários via Google Doc e também disponibilizado nas redes sociais, obtendo o total de 60 respostas, sendo essa uma pesquisa descritiva. De acordo com os resultados obtidos, para a população existe uma deficiência na gestão de Resíduos Sólidos por parte da prefeitura, pois quando foram questionados se a prefeitura faz de forma adequada a gestão dos Resíduos Sólidos, a maioria dos respondentes disseram discordar totalmente. Já o gestor quando foi interrogado se a regularidade da coleta de lixo nos bairros é feita de forma satisfatória ele respondeu concordar totalmente. Dessa forma, podemos notar que há um impasse entre o representante da prefeitura e a população sobre o gerenciamento de RSU neste município.
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    Produção artístico–cultural: o ateliê como espaço de sustentabilidade
    (2021-08-25) Jesus, Andrea Santos de; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950
    A pesquisa em comento tem o escopo central investigar o atelier como espaço de criação e produção de arte sustentável, como também discutir o binômio arte e sustentabilidade como instrumento de educação ambiental, identificar os insumos e o processo de produção de arte sustentável e apresentar percepções do artista plástico frente aos desafios de empreender arte sob a dimensão da sustentabilidade. O tema se justifica diante da urgência humana no caminho da consciência ecológica e preservação dos recursos naturais do planeta, relevantes para a sustentação da vida. Os efeitos do consumismo e a busca crescente por modernização, implicaram na degradação de áreas e fontes naturais, provocando prejuízos danosos sobre a qualidade de vida da sociedade. A motivação pelo assunto se deu por vivências da autora na produção de arte a partir de insumos reciclados e militância nas questões ambientais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, realizado entre artistas plásticos em seus espaços de criação com matéria-prima reutilizável, a abordagem acompanhou a linha qualitativa. Os resultados sinalizam que a utilização de materiais reciclados no entorno da arte representa forte componente educacional, sócio-histórico e cultural rumo ao preservacionismo.
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